sábado, janeiro 24, 2015

De novo, esse desespero?

Não pude acompanhar o jogo. Vi apenas os melhores momentos no YouTube e alguns comentários aqui no blog.

Dito isto, vou redizer "aquilo tudo que eu já disse antes": para mim é absurdo ver um monte de gente já pedindo a cabeça do técnico e de vários jogadores, especialmente os jovens, em função do jogo de ontem. Sinceramente, com essa torcida não vamos a lugar nenhum. No esforço de me (e a outros) repetir, vou citar apenas alguns contrapontos:
  • Shaktar está em meio de temporada. O Inter está apenas começando.
  • "Ah, mas o Galo meteu 4!". Sim e sobre isso podemos dizer pelo menos duas coisas. 
  • Primeiro, Galo é muito mais time hoje do que o Inter, com um time já arrumado, entrosado e com - ora bolas! - um técnico no segundo ano de trabalho! 
  • Segundo, o Shaktar depois de tomar de 4 do Galo, perder pro Bahia e empatar com Flamengo, certamente não viria a PoA para brincar, além de vir com um ritmo de jogo bem melhor.
  • Do nosso lado - santa paciência! - temos um TÉCNICO NOVO. Novo não, novíssimo. 3 semanas de trabalho e só. E gente querendo ver um time pronto...
  • O grande problema de jovens jogadores é a INSEGURANÇA. Portanto eles vão errar sim e ERRAR MUITO. Por isso temos que dar confiança, cobrar, mas dar confiança, dar tempo e oportunidade para os moleques amadurecerem, perderem o medo e mostrar o que sabem.
  • Por fim (embora haja muito mais coisas a dizer, certamente), o Shaktar mesmo não sendo "o" time europeu, ainda assim é um adversário de estilo europeu de jogo, com marcação mais intensa, com movimentação, com jogadores jovens, técnicos e fortes. É o tipo de adversário que deveríamos enfrentar em qualquer amistoso preparatório, justamente para termos uma clara visão das nossas deficiências.
E temos várias! E tudo ficou bem claro ontem. Quer coisa melhor para um técnico que está começando? Imagina se ele continuasse apenas com a impressão dos jogos do enGauchão?

Se não fôssemos medíocres, tanto o Inter, quanto a torcida (nós!), teríamos prazer em jogar este tipo de jogo, contra adversários mais fortes, mesmo perdendo. Pois estaríamos mirando níveis do jogo mais altos, acima dessa média baixa que é o futebol nacional.

Mas não. A diretoria, provavelmente para continuar enganando a torcida, vai privilegiar sempre jogos contra timecos. E a torcida, ANSIOSA para ser enganada, seguirá nessa avidez por queimar técnicos e jogadores jovens, pois não tem maturidade para lidar com um processo demorado que é a formação de um time equilibrado e entrosado.

Da minha parte, gostei muito de ver o Aguirre balançando a cabeça negativamente em alguns momentos, mostrando claramente sua insatisfação. Melhor que a cara de nada que temos visto em geral à beira de campo.

Então, deixa o homem trabalhar.