terça-feira, janeiro 22, 2008

2 NOSSOS TÍTULOS - Torneio Relâmpago de 1939

Escrito por Raul Pons

Em 1937 o futebol da capital passaria por mudanças drásticas: a dupla Gre-Nal anunciou sua adesão ao futebol “especializado” (profissional). Força e Luz, Cruzeiro e São José seguiram os dois grandes, mas Americano e Porto Alegre rejeitaram a nova situação. Assim, a AMGEA (Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Atléticos) viu-se dividida em duas: a AMGEA “Especializada” e a AMGEA “Cebedense”. Ambas proclamavam-se a verdadeira AMGEA, mas a federação estadual não reconheceu a entidade profissional, e os grandes clubes de Porto Alegre ficariam fora do campeonato gaúcho por três anos. Porto Alegre teria dois campeonatos em 1937 e 1938.

Em 1939 as duas ligas chegam a um acordo para unificarem-se. Porém, cada entidade possuía 6 filiados, e por um acordo entre a AMGEA “Especializada” e a AMEA carioca, Porto Alegre poderia ter apenas 5 clubes na 1ª divisão. Um caso foi de fácil solução: o Novo Hamburgo, clube da AMGEA “Cebedense”, voltou a representar sua cidade, desfiliando-se da entidade da capital. Mas e os outros 11 clubes? A AMGEA unificada decidiu realizar um torneio com todas as equipes, em turno único. Os 5 melhores comporiam a Série A, os demais ficariam na B.

O Internacional estava com uma boa equipe. No gol, Júlio trazia segurança. Do futuro Rolo Compressor, já estavam na equipe o zagueiro Alfeu e os atacantes Rui, Russinho e Carlitos. O time também contava com o excelente centromédio Brandão e com o centroavante Sylvio Pirillo, que para muitos foi o maior jogador da posição na história do clube.

Na primeira rodada, o Internacional já deixou claro seu potencial: 9x3 no Porto Alegre. Já na segunda rodada, após uma vitória de virada sobre o Ferroviário, o Colorado ficava isolado na liderança, com o empate gremista com o Força e Luz.

Na terceira rodada, o clássico Gre-Nal, com uma grande atuação de Sylvio Pirillo. O Grêmio, bicampeão da cidade, saiu na frente, com César, aos 15' do 1º tempo. Sílvio Pirillo empatou aos 23', mas Vanário marcou para o Grêmio no minuto seguinte. Na 2ª etapa, o centroavante colorado brilhou e marcou duas vezes, aos 20' e 38', decretando a vitória por 3x2. Outra novidade da 3ª rodada foi a desistência do Villa Nova, que impedido de jogar por não ter estádio, desfiliou-se da AMGEA e voltou para a amadora ATEA (Associação Tristezense de Esportes Atléticos).

Na 4ª rodada, quem brilhou foi Castillo, que marcou os dois gols da vitória sobre o Zequinha, um deles olímpico. Nesta rodada, na partida Força e Luz 7x5 Porto Alegre, uma confusão do árbitro: o goleiro do Forcinha, ao repor a bola em jogo, passou para um zagueiro, ainda dentro da área, o que levaria a anular o lance e à nova cobrança do tiro de meta. Mas o juiz, equivocadamente, marcou pênalti para o Porto Alegre. No jogo seguinte, uma partida difícil contra o Cruzeiro: 5x4.

O Americano, adversário da 6ª rodada, foi destruído por Carlitos e Russinho: 8x0. No jogo seguinte, o Renner é massacrado: 7x0. Na rodada seguinte, a vitória daria o título. Mas surpreendentemente o Colorado perdeu por 4x2, mantendo as chances matemáticas do grêmio e do próprio Força e Luz de serem campeões. Mas uma semana depois o Força e Luz perdia para o Cruzeiro e abandonava seus sonhos de título. O Grêmio vence o Porto Alegre e passa a sonhar com um milagre: a vitória ou empate (que provocaria um jogo-extra) do lanterninha Sokol sobre o Internacional.

No dia 6 de agosto de 1939 é provável que alguns gremistas tenham ido até o estádio Tiradentes, do Renner, no bairro Navegantes, onde ocorreria a partida entre Internacional e Sokol. Mas certamente tiveram uma grande decepção, pois aos 14’ do 1º tempo o Colorado já vencia por 4x0. A partida terminou 13x1, e Carlitos, marcando 7 gols, igualou o recorde de Bendionda e César, de gols em uma única partida do Internacional.

Classificaram-se para a Série A Internacional, Grêmio e Força e Luz. Empatados em 4º lugar, Cruzeiro, Americano e Renner tiveram de disputar um torneio desempate em busca de duas vagas. O Renner ficou em último e foi juntar-se ao Ferroviário, Porto Alegre, São José e Sokol, na Série B.

Campanha e artilheiros colorados:
9x3 Porto Alegre – Sylvio Pirillo (3), Carlitos (2), Brandão (2), Russinho e Pitta II (contra)
4x2 Ferroviário – Sylvio Pirillo (2), Carlitos e Acácio
3x2 Grêmio – Sylvio Pirillo (3)
2x1 São José – Castillo (2)
5x4 Cruzeiro – Castillo (2), Acácio, Carlitos e Russinho
8x0 Americano – Carlitos (3), Russinho (2), Brandão e dois gols não identificados
7x0 Renner – Castillo (3), Carlitos (2), Acácio e Rui
2x4 Força e Luz – Russinho e Brandão
13x1 Sokol – Carlitos (7), Russinho (2), Filhinho (2), Levi e Acácio

2 Comentários:

tela disse...

Quando li a primeira linha, já tava secando pra eles não terem se classificado .. hahha...
Seria a primeira "queda" .. hahhaa.

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

OFF: quem quiser assistir o jogo do Inter x Rio Branco na Internet, acesse:

http://acamisa12.blogspot.com/

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]