quarta-feira, abril 08, 2009

11 O Dia que Falcão e Caçapava jogaram de zagueiros


Estou lendo uma Placar antiga de 1978 e falam da goleada que o Inter levou do eventual Campeão Guarani, no Beira Rio.

O problema occoreu na volta do Batista da Seleção e Copa do Mundo. O INTER TINHA CRAQUES DEMAIS NO ELENCO (que Problema hein)! E o Claudião tecnico não sabia onde colocar o Batista com Caçapava, Falcão e Jair no meio e dando certo. Caçapava destruia, Falcão armava e Jair atacava. (Hoje seria facil né já que o meio campo tem 4 jogadores)

Mas como Batista era Titular da Seleção e foi muito bem na Copa de 78 inclusive entrando na Seleção dos melhores da Copa não tinha como deixa-lo fora. Assim Jair foi pro banco mas com esse meio, Caçapava, Batista e Falcão o Inter era deficiente no ataque. Saíram perdendo 2 a 0 (seria então a melhor defesa o ataque?) e ai o tecnico Claudião decidiu botar Caçapava na zaga no intervalo, algo que estavam pensando a tempo para dar vaga ao Batista no meio. Batista então foi recuado da meia direita para Volante. Mas ai o zagueiro Beliato se machcou no 2 tempo e Claudião teve que botar FALCÃO NA ZAGA! O Inter jogou o Segundo tempo com a dupla de zaga Caçapava e Falcão! Tomamos mais um e perdemos 3 a 0!

No jogo seguinte colocaram o Batista como Lateral direito e Caçapava e Jair voltaram para o meio (junto com Falcão) e o Inter ganhou os 6 jogos restantes com essa formação ficando apenas 1 ponto atras do Guarani.

11 Comentários:

Rafael Severo disse...

Pois é... Eu tinha 4 anos na época e pelos relatos posteriores sempre pensei que o Inter havia tomado um chocolate do Guarani nesse jogo, mas essas informações do post de certa forma esclarecem e absolvem a pequena tragédia do colorado naquele dia. Sei lá, acho que a melhor formação seria Caçapava ou Batista, Falcão e Jair. Pelo que consta, Falcão também sabia marcar e Jair era um monstro, não poderia ser sacado de forma alguma. Pepino pro Cláudio Duarte na época e, guardadas as proporções, pepino semelhante ao que vive o Tite hoje, com os excelentes atacantes que dispõe.

Fernando Gonçalves disse...

Corneta mode ON :

Por que ele não colocou o Batista como zagueiro ao invés do Falcão ?

Pelo pouco que sei me parece que o Batista era mais marcador e menos armador, ao contrário do Falcão que era mais armador e menos marcador.

Corneta mode OFF.

Schroder-EUA disse...

Boa pergunta Fernando!

Corneta-retroativa!! Kkkk

Mas voce tem razão me parece que o Batista seria uma escolha mais obvia que Falcão para a Zaga.

Talvez o Claudião não queria foder com o Batista pois já tavam botando ele em tudo que é posição e ai botar ele na zaga derepente ele não gostaria...não sei, so posso imaginar.

Acho que Claudiao tambem ja havia feito todas as substituiçoes possiveis no jogo.

Mas que problemao hein??

Batista
Caçapava
Falcão
Jair
Valdomiro

meu deus!

Rafael Severo disse...

De qualquer forma, o Cláudio Duarte demonstrou não saber trabalhar com fartura de bons (alguns craques: Falcão e Jair) jogadores. Ainda bem que tudo foi corrigido pelo bom e velho Ênio Andrade no ano seguinte.

Claudião era ótimo jogador mas como técnico seus limites nunca foram além do Mampituba.

Schroder-EUA disse...

O "Problema" tambem foi resolvido eventualmente com a saida do Caçapava para o Corinthians, aí Batista pode jogar sossegado na sua ideal posição de Volante.

Marco disse...

Olha, podia ter jogado com quem fosse, aquele Guarani era praticamente indestrutível.

Reduziram o Inter a pó.

Uma das jogadas mais famosas do Inter, nesta época, era quando todos os jogadores saíam em linha. Tipo, cruzamento para nossa área, a zaga afasta e a bola cai no pé do adversário.

Quando este mata a bola e levanta a cabeça, tem 10 jogadores de vermelho sobre ele. O cara não sabe o que fazer, dá um chutão, a bola bate em um Colorado, cai no pé do outro, sai o contra-ataque e o gol.

Ou, se o adversário consegue se livrar da avalanche colorada, os jogadores do seu time estariam todos impedidos.

Só que o Guarani tinha Zenon. O Inter tentou fazer a saída em conjunto, Zenon recebeu a bola e lançou...

... para ele mesmo! Ficou ele e o goleiro, gol do Guarani.

Zenon jogava o fino da bola, era melhor que Zico, muito melhor!

Além disto, tinha Capitão, um ponta-direito tinhoso e goleador.

Renato, um meia-direita rápido e driblador, mas que perdia muitos gols. Este cara acabou no São Paulo e ganhou vários títulos, foi para a Seleção, mas não se firmou pelo defeito de perder gols.

E tinha Careca em alto nível, voando baixo e jogando muito.

A zaga não era grande coisa, o goleiro (Neneca) meio frangueirão, mas do meio prá frente o bicho pegava. Acho que o volante era Zé Carlos, um negão que jogava muita bola.

Era um time rápido e insinuante, que fazia muitos gols e vencia quase sempre.

Pegaram o Inter se reestruturando, com a saída de peças importantes que foram determinantes para o Bi-campeonato brasileiro.

Um ano depois, em 1979, este time chegou a seu auge e fez história. Mas não sei se venceria o Guarani de 1978, um time que só não ficou para a história porque era time pequeno e porque desmanchou-se em seguida.

Marco disse...

Explicando melhor:

"Um ano depois, em 1979, este time DO INTER chegou a seu auge e fez história."

Rafael Severo disse...

Olha, Marco, esse negócio de tal time que foi campeão em determinado ano ganharia de outro que foi campeão noutro ano, sei não... Tudo é muito relativo. Mesmo que se tenha apenas um ano de intervalo entre os campeões, não dá pra afirmar nada sobre um eventual confronto entre Inter 79 e Guarani 78. As coisas mudam, os contextos mudam, enfim... Mas é legal imaginar confrontos entre super times de épocas distintas. Eu discordo de ti quando afirmas que o Colorado teve seu auge em 1979. O auge admitido por todos que vivenciaram a época, especialistas e torcedores, foi atingido pelo time do bi-campeonato, em 1976. Mesmo que o time de 1979 tenha conquistado o título de forma invicta, o melhor futebol do Inter foi jogado naquele biênio 75/76, claro, desconsiderando as performances do mítico Rolo Compressor lá na distante década de 40.
Então, da mesma forma que duvidas de um triunfo do Colorado de 79 sobre o bugre de 78, eu também posso fazer um exercício de confronto de gerações e imaginar que o guarani de 78 não faria frente ao Inter de 76.

Agora, quando afirmas que Zenon é melhor que Zico não posso contestar, tu viste os dois, eu apenas peguei a fase do "ocaso" do Zico, que mesmo assim jogou muita bola, mas apenas no "mengão". talvez Zenon não tivesse a sorte de desfrutar os holofotes do Zico, mas acredito no teu conceito de que Zenon jogava mais que o 10 do "Framengo".

Careca eu vi jogar. E jogava muito! Foi, junto com Romário, Ronaldo e Van Basten, o maior centroavante que vi atuar.

Grande abraço.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Vamos por partes...

O Batista era muito baixo para jogar na zaga, mesmo improvisado o Falcão tinha mais chances de dar certo. Certo também que a improvisação deu-se apenas naquele jogo.
Só por curiosidade, o Batista já havia jogado no Inter de Lateral ainda no tempo do Mineli. O Batista estava surgindo e ainda era reserva. Teve um greNAL que o Claudião se machucou e o Mineli o colocou de lateral, posição em que ele já havia atuado nos juvenis. É claro que vencemos aquele greNAL também e o Batista jogou muito.

Respeito a opinião do Marco mas, mesmo reconhecendo a genialidade do Zenon, em minha opinião o Zico era muito superior. Eu também vi os dois jogando.

Em 1979 eu já estava em São Paulo e fui assistir Inter X Guarani no Brinco de Ouro. Acho que eram quartas de final do Brasileiro. O Inter e principalmente o Falcão arrebentaram com o então ainda timaço do Guarani. Detalhe; o Guarani já não contava com o Zenon que havia se transferido para o Corinthians. 3 X 1 de virada.

O Inter de 79 contra o Guarani de 78 seria semelhante aos confrontos entre Inter e Cruzeiro em 75/76. Qualquer um poderia ganhar. Eram belos times. Nunca esqueço um Inter X Cruzeiro pela Libertadores de 1976. 5 X 4 pros mineiros no Mineirão.

Pablo Faria disse...

E aí, pessoal!
Estava dando uma conferida no blog do Juca Kfouri e vi um comentário hilário. Um flamenguista, dizendo que o Inter ainda tinha muito feijão pra comer, até chegar no nível dos times do Rio e São Paulo. Hahahahahaha... Isso mostra bem pq esses times do Rio estão como estão... Como não podia deixar de ser, coloquei um reply:

"[rafaelbasalo, Friburgo]: Você tá certinho, o Flamengo é o maior clube do Brasil e o Inter tem que comer muito feijão ainda. Não há o que contestar na sua afirmação e torço para que SEU Flamengo continue sendo grande como é agora e MEU Inter um time pequeno, amador e uma piada. Abraços,"

Sds coloradas!!!

Schroder-EUA disse...

Pablo eu sempre acho essas coisas engraçado e triste ao mesmo tempo. A maioria das pessoas infelizmente acham que o que é deles é o melhor mesmo não sendo. A UNICA vantagem do Flamengo sobre o Inter é o numero total de torcedores....e nem isso significa muito porque o Inter tem 10 vezes mais socios e talvez melhor media de publico em jogos em casa. Nem estadio o Flamengo tem e o Inter ganhou 3 Brasileiroes antes do Flamengo ganhar um....

mas se tu pergunta a um torcedor digamos do Figuerense eles tambem devem se achar superior. É a velha teoria do por do sol do Guaiba "o mais bonito do Mundo" segundo os Porto Alegrenses.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]