quarta-feira, julho 25, 2007

61 Agora é que são elas...

Escrito por Diana Oliveira

Até o momento, as meninas do futebol bateram as uruguaias por 4x0, as jamaicanas por 5x0, equatorianas 10x0 – maior goleada da competição, canadenses 7x0 e mexicanas, 2x0. Estão na final, que ocorre amanhã, contra as americanas, ao meio dia, horário de Brasília. Anunciando dessa forma soa como prestígio de dream team, quatro goleadas numa competição e a honra de ter no grupo Marta, eleita melhor jogadora do mundo em 2006, até parece a seleção, não é? Mas é a seleção... só que feminina. Maravilha é perceber que o Pan apresentou aos torcedores a equipe de tal maneira que alguns erguem cartazes comparando a representatividade da Marta ao Pelé! Até hoje, nem mesmo um título que se equivale ao de Ronaldo Nazário e Ronaldinho Gaúcho consegue dar a jogadora o devido valor de seu talento e tão pouco efetivar no Brasil um Campeonato Nacional Feminino de Futebol.

Antes que alguém me diga: o futebol feminino é muito inferior ao masculino, pense que em termos de evolução estão as mulheres correndo atrás não apenas da herança cultural, mas de patrocínio, competições, apoio de confederações e mais, clubes que incentivem a prática do esporte, através de escolinhas e infra-estrutura acolhedora para milhões de meninas que poderiam fazer uso da inclusão social promovida pelo esporte. Mas, por incrível que pareça, a pátria de chuteiras nega às suas filhas a chance de evoluir com o que por estas terras é tão abundante... Abunda para os homens, para as mulheres, a bunda, isso sim é paixão nacional... No Brasil, 54% das adolescentes que não tem escolaridade alguma já ficaram grávidas, são dados do Ministério da Saúde. É desolador, sabendo que o esporte incentiva disciplina, aproxima crianças da escola e do convívio familiar, sem contar a sensação intransferível de vitória e, por conseqüência, desejo de conquistas. Não responsabilizo o futebol, exclusivamente, pelo desenvolvimento de civilidade ou dignidade, mas afirmo que é a via mais popular.

Diante do quadro totalmente desfavorável, surgem ainda guerreiras como Marta, Kátia Cilene, Formiga, Cristiane - que vem fazendo grandes jogos; Rosana, lateral esquerda, cruza e cobra faltas melhor que qualquer um no Beira Rio atualmente; entre outras. No Rio Grande do Sul o trabalho da Duda, ex-jogadora do Internacional, tem formado atletas e cidadãs, às custas de muito empenho e pouca esperança de reconhecimento público. Lembro que na última partida do SPFC, pelo Brasileirão 2006, com o título na mão, dia de festa, promoveram um jogo preliminar de modelos. Entenda-se: mulheres no campo só pra serem admiradas por seus corpos, feições e a gracinha de temer a bola, tocando de forma desajeitada, com pernas finas e compridas, estaturas longilíneas, cabelos brilhosos e camisa do uniforme presa ao corpo através de um nó, dando o “toque feminino” ao futebol, que é tão masculino...

Ou seja, dupla humilhação para as que dariam a vida por um jogo preliminar do time Campeão Brasileiro, casa cheia e oportunidade de mostrarem um futebol com menos força, velocidade e não menos graça. São estas, as meninas que não vivem para moldarem seus corpos à passarela. Suportam sim, choques, dores, músculos fadigados, em busca do que não querem menos que os homens, gol. Nada tenho contra as modelos, são lindas, maravilhosas, mas seus lugares estão lá, estabelecidos, nos palcos da moda, para os campos existem, há muito tempo, mulheres dispostas e capazes de brilhar pela vocação que às legitima a pisarem no gramado. Que sonho ser este jogo ao que me referi uma final de Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol, abrindo o dia pro Campeão nacional, seria uma iniciativa... A desilusão se dá uma vez pelo desprezo a mulheres que jogam futebol e depois, pelo fato de estarem a sua frente musas que protagonizam uma partida de mentira, apenas porque são bonitas.

Bonita... eu? Beleza é um conceito subjetivo, não dá indícios de inteligência, competência ou caráter. De Chiquinha Gonzaga à Elis Regina, as brasileiras e não apenas estas, buscam espaço na sociedade pelo que são e não o que representam. Foram vários os elogios que eu agradeço, quando apareci na telinha do BV. Todas nós, sem exceção, gostamos muito de ouvir que estamos (ou somos) belas. Contudo, pra que vocês entendam a geração de mulheres a qual pertenço, vou me deter a dois comentários em específico. E logo da dupla...

“Com o QUASE MILHÃO de acessos do BV, estou lançando a campanha: Diana na PLAYBOY já!Do BV para o Mundo!”
Primeiro, por que seria a Playboy um meio de me apresentar ao mundo? O pudor é a forma mais inteligente de sedução e apelo sexual não é janela de sucesso, ao menos para os meus objetivos. Segundo, vou sim pra revista, mas levo junto a tua esposa, ofereço a ela 50% do cachê, com direito a closes provocativos e indicação – caminho da felicidade do Nelson.
Desculpe-me a digníssima se acabo te expondo, mas ele não se dá limites...

“com todo o respeito, mas eu imaginava ela meio feia, até o dia que ela falou que era arquiteta...aí na hora já me liguei..arquitetas geralmente são bonitas e bem cuidadas. Faz parte da profissão né...é tipo um cartão de visitas...”
O bom é que ele iniciou dizendo, com todo respeito... Porque eu seria feia? Porque tenho opinião? Brilhante conclusão de que meu tipo físico definiria minha profissão. Meu cartão de visitas são os projetos que eu crio e executo. Não existe melhor divulgação no meio arquitetônico que indicação de um cliente a outro e não há carinha bonita que supere o investimento perdido numa construção.
Se um é o Nelson, quem será o outro? O maníaco do caps lock: Cjr.

A todos os demais, senti-me lisonjeada pelas declarações e não sou adepta de reivindicações feministas que repudiam o elogio às formas, mas foi necessário alertar, para que determinados tipos masculinos comecem a aprender que a evolução feminina reciclou tipologias clássicas, tornando imprescindível que os homens pensem bem antes de falar, pois não é qualquer asneira capaz de nos envaidecer.

Alguns de vocês gostaram dos meus textos antes mesmo de saber que foram escritos por uma mulher. Para os que acreditam ter me descoberto há dois dias, na verdade vêm me conhecendo há meses, pois em tudo que escrevo escancaro quem sou. Amanhã, já sabem, é compromisso torcer pelo futebol feminino do Brasil e antes disso, tem hoje à noite o Colorado. São novos tempos, pessoal. Atualizem-se os inadequados, as mulheres agora são bonitas, trabalham, pagam suas contas, falam sobre e até jogam futebol...

eu hein... quem me viu, quem me lê...




61 Comentários:

Guilherme Mallet disse...

Diana, não sei em qual tom tu escreveu esse texto, mas achei muito engraçado. Realmente, o pessoal fala muita coisa e acabam proferindo preconceitos sem se dar conta. Mas a definição "maníaco do CAPS LOCK" foi realmente fora de série, to rindo a uns 3 minutos, hhahaha.

Enfim:
Bonita, inteligente, colorada...

PROCURA-SE DEFEITOS

Almilano disse...

Isso aí Diana, belo post, pareceu-me que tu estavas um pouco "braba" com alguns comentários a teu respeito. Se não foi isso desculpa mas foi o que eu entendi. E manda esse "macharedo" manter o nível pois senão ainda iremos acabar "perdendo" uma ilustre colaboradora.

Alemão Milano

Almilano disse...

Ah, pra quem não leu no meu outro comentário no tópico do Beira-Rio, posto de novo:

"Ae Diana se mandando pra CAxias então meus parabéns pela participação. Ah, e o Darlan é IGUAL ao Gustavo Borges hahahahahaha. Desculpa Darlan, mas é a mais pura realidade!!!!"

Alemão Milano

Marimas disse...

Diana, tô virando "baba-ovo", mais uma vez perfeita...

SAUDAÇÕES COLORADAS...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Diana:

Ela já topou meio a meio na Playboy, onde pego tua assinatura ! eheheh.
Com a grana, quem sabe compramos um camarote ´o Camarote do BV` ou montamos uma BV BV - Brigada Vermelha do BV ?

Obs: Ela de vez em quando lê o BV, apesar de se gaymista e confiar em mim...... eheheh.

Diana, tudo brincadeira, já que nosso time não dá chance para diversão.

Abraços colorados

Denilson M. (POA) disse...

O maníaco do CAPSLOCK foi sensacional! hahahahah
Mais uma vez, mostrando que as mulheres coloradas (ou não) estão devidamente representadas por aqui!
Espero que tu nunca nos abandone por causa de comentários inconvenientes a teu respeito e continue sempre defendendo a presença feminina no futebol, que só tem a acrescentar!
O meu elogio eu não tiro: a Menina de ouro do BV! heheh
Abração guria!

Schroder-EUA disse...

Muito Bom Diana. Como voce deve lembrar eu ja fui ate a Copa do Mundo de Futebol femenino e nao vejo futebol como um "esporte de HOMEM", nada a ver.

Aqui todos jogam futebol organizadao. Tenho 2 sobrinhas Americanas uma de 11 outra de 8 e ambas já jogaram futebol organizado apos aulas, cada ano eles tentam um esporte diferente.

Ironicamente, aqui nos States ainda existe um grupo de jornalistas esportivos e tambem torcedores Hardcore de baseball e Football que nao gostam de futebol. Uma maneira deles atacar o esporte é ironicamente falar que futebol é esporte para Mulher...é isso mesmo! (Talvez por mulheres Americanas serem as quase sempre as melhores do Mundo...mas eles falam isso mais pra tentar ofender...como se isso fosse ofensa). Ja'no Brasil é o contrario. Se tem mulher jogando o pessoal sai falando "Futebol é pra homem". Por isso que sempre agradeço ao meu Pai por ter me trazido para os USA...eu sempre tenho a oportunidade de ver 2 lados da moeda, ao menos em relaçao ao Brasil e USA.

San Tell d'Euskadi disse...

A Diana escreveu "uma bíblia", mas colocou a foto dela no fim. Acabou!

Sobre o que ela falou, mesmo?!

P.S.: Esse artigo quebrará o recorde de comentários deste blogue!

San Tell d'Euskadi disse...

P.P.S.: A nomorada do meu pai também é colorada e arquiteta...

Rafael Severo disse...

Mas bah, guria, que chapuletada deste em alguns colegas!!! Maníaco do CAPS LOCK foi sensacional!!! ah,ah,ah,ah O CJR passará a assinar como MCP. eh, eh
Postagem irretocável. A acrescentar apenas que afora os esportes coletivos, (vôlei, futebol masculino, basquete), todos os outros brasileiros que se destacam esportivamente são verdadeiros heróis. E isso valer tanto para os homens como as mulheres brasileiras, ainda que estas sejam duplamente heroínas por tudo que tu escreveste.

Por trás de palavras bonitas, temos uma pessoa bonita, em todos os sentidos. Que blógue privilegiado este.

Obs.: Legal o quadro dos Beatles ao fundo. Eu tenho um também, mas a imagem é a famosa capa do Abbey Road, onde os quatro estão atravessando uma faixa de segurança, em Liverpool.

Rafael Severo disse...

Perdão... Não foi em Liverpool, foi em Londres... Não que isso tenha muita importância, mas enfim...

col disse...

Diana,

Concordo com as teus pensamentos sobre futebol feminino/socializacao. Mas acho que a unica esperanca estah no governo, por que da iniciativa privada nao se pode esperar muita coisa, ateh porque o preconceito eh muito grande e a maioria dos barbudos nao quer ver mulher jogando, a nao ser que sejam bem gostosas, como tu bem apontaste.

Soh pra acrescentar ao que o Louis escreveu, futebol masculino aqui nos States eh coisa de suburbio e para "loosers" - caras que nao conseguem se dar bem com o futebol deles, ou baquete ou baseball. Jogo campeonato de varzea por aqui, e a experiencia que eu tenho na cidade onde moro eh que toda a molecada (guris e gurias tche) ateh os 8/9 anos joga bola, ateh porque eh facil entreter a gurizadinha nessa idade...toca um bola no meio do campo e deixa eles correr feito loucos.

Unknown disse...

É a primeira cizânia entre a vice-presidência e a comissão técnica do time.

Me lembro do tempo que havia preliminar no Beira-Rio com jogos do time feminino, valendo pelo gauchão da categoria. Apesar de ser meio tosqueira, era legal ver as gurias jogando a la muerte. Como deve ser.

E, bah, CERTO que a Marta pegava lugar nesse time do Colorado. Ao menos escanteios voltariam a ter ALGUM sentido.

Ticiano disse...

Que post hein! E saber que eu tive a audacia de falar sobre impedimento com a Diana... que medo! hehehehehe
Duas palavras: Para Bens!

Marco disse...

Me acostumei a ler os artigos da Diana e envio parabéns ao BV por tê-la como colaboradora. Segue a mesma linha de outras mulheres que escrevem e falam sobre futebol com competência, inteligência e conhecimento de causa. É bonita, mas não só. Quanto ao jogo de hoje, torcerei pelo nosso colorado como sempre, em frente à televisão, inseguro e roendo as unhas. Não consigo torcer contra, como disseram aqui, mas se perder e o Gallo cair, não ficarei de todo triste. Às vezes vale sacrificarmos uma batalha (o jogo) para vencermos a guerra (o campeonato). Mas... VAMO VAMO INTER!!!

Schroder-EUA disse...

Francisco...bem lembrado sobre a briga diretoria comisao tecnica....Marta joga Muito..MUITO melhor que um Michel da vida...e eu falo SERIO mesmo...a MARTA jogava em MUITO time masculino, ate da Serie A....e eu juro eu ate daria chance a Marta no Inter! Ela joga muito tem um otimo toque de bola. Melhor que o ALEX ela é!

Col US....é aqui onde eu moro eu nao diria que futebol é considerado para Losers...entendo sa colocaçao , talvez em certas partes do pais mas aqui no East coast nao...a verdade é que a Pratica do Baseball é cada dia menor (eu jogava quando garoto) e a pratica do Football Americana organizado é dificil pois tu tem que ser grandao e custa muita grana..ja o futebol vai crescendo por ser barato e pessoas de qualqier tamanho podem jogar.

Tambem ach que esse topico vai quebrar recorde. Acho que todos que postam deviam colocar sua foto pois a gente fica imaginando a cara da pessoa...incrivelmente eu imaginava a Diana de cabelos escuros antes mesmo de ver a foto.

Denilson M. (POA) disse...

Falando em fotos... é a Menina de ouro ou não é? bahhh...

http://movies.about.com/library/graphics/milliondollarbabypubc.jpg

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

NOSSA! EU CONHEÇO A DIANA!!! ERA MINHA VETERANA NA UFRGS!!!

Não tinha reconhecido ela no vídeo. Entrou em 96/1, não foi Diana? Te vi outro dia subindo a rampa do Gigante (no gayNAL, acho), acompanhada do Márcio (tb arquiteto) e outras pessoas, não foi?

Ela nem deve saber/lembrar de mim, mas eu tb sou arquiteto e costumo ir com o Sória (que era teu colega de "barra") e outro amigo arquiteto.

Que coincidência...hehehe

E deve ter gente por aí dizendo, depois desse post: "AI MEUS DEDOS!" ashdaushdasuhuda

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

San Tell matou a pau !

Sem mais comentários !

Guilherme Mallet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Guilherme Mallet disse...

O MANÍACO AINDA NÃO APARECEU?

HAHAHAHAAHAHAHAHA

ZERO HORA: Crise no Beira-Rio! O treinador Nelson Baron está com os dias contados.

Gonçalves disse...

Sem Palavras!!!....

Tens razão, conquistaste grande maioria do pessoal por aqui na forma de escrever...muitos são os adjetivos, que vieram antes de te materializar na forma da imagem... a inteligência na forma de se expressar, a simpatia em defender e de até aceitar o ponto de vista próprio e de outros...e sobre tudo a originalidade...se o pessoal tem medo de que nos abandone, por algum comentário impróprio ou não pensado...teu próprio texto diz que isso nunca vai acontecer..hehehe

Marimas disse...

Quanto ao futebol feminino, o qual eu não acompanho tanto por falta de oportunidade, a técnica está cada vez mais apurada... não é mais aquela tosqueira de antigamente... mas ainda acho que a diferença maior está no gol, as goleiras do feminino, pelo menos as que vi, ainda são muito fracas em relação ao futebol masculino, inseguras, sei lá... claro, nada que não se resolva com bastante treino, e para uma pessoa poder dedicar seu dia a treinar futebol, bastante incentivo também cai bem...

ps.: É a cara da Meninda de Ouro mesmo Denílson...

pss.: Eu sempre agradeço meus pais por terem me botado na escola... e me incentivado a ler muito, desta forma, mesmo sem conhecer a Venezuela (pra ficar perto de casa), por exemplo, posso formar minha opinião do que o mais novo populista sul-americano faz por lá...

Schroder-EUA disse...

PERGUNTA:

Seria proibido uma Mulher jogar num time profissional do Brasil...existe uma lei ou regra?

Muito Timeco poderia usar uma Marta no time...

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Diana,

Tens alguma amiga para me apresentar?

Belo post.

Bjão

m.rodrigo.oliveira disse...

Não estava levando muito a sério o futebol feminino no Pan. Afinal, até a semifinal o Brasil jogou sozinho.

Mas agora, contra as americanas, que são o Brasil do futebol feminino (mesmo com seleção B), vai dar pra torcer.

E Diana. Me diz quem mais mexeu contigo que eu "pego" na saída da escola!!!

Dadinho SCI - Internet/BV - Seja sócio do Inter! disse...

Louis,

O Gildo disse que pode responder a qualquer pergunta ligada ao marketing do inter.

Abraço.

Felipe Z, disse...

A Marta não viria jogar no Brasil... com toda a estrutura que ela tem lá, bom salário e talicoisa.. muuuito difícil!

PS:Bom trabalho Diana!

Abraços!

Felipe Z.

Fernando disse...

Antes, ahora y siempre...

Diana, escritora do encontro
Se todos Colorados fossem iguais a você.

Escribes divino, y mucho de la belleza está enseñada en tus escritos.

Para mi, es un privilegio leerte.

Visca Inter.!!!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Vamo, Vamo Diana:

Nada vai nos separar.....
Somos todos teus seguidores..
Para sempre vou te amar.....

Aí Mallet, o que a gente não faz para manter o cargo, hein ? ehehehe

Sds

Almilano disse...

Bom consegui colocar minha foto também depois das explicações perfeitas que apareceram por aqui heheheheh

Agora até eu tenho blog, mas não vai ter nada lá por enquanto ahahaahahahha

Olha o sussssstttoooo!!!!!!!!!

Alemão Milano

Fernando Gonçalves disse...

Parabéns Diana pelo texto mais uma vez irretocável. Me senti tranquilo em elogiar sua beleza mostrada pelo filme exatamente porque em comentários anteriores já tinha elogiado a inteligência mostrada por seus textos.
E hoje estou com sensação de 3x0 pro Inter. Torçamos.

Colorado de Bagé disse...

Grande Diana!

Mostrando mais uma vez que a voz feminina está muito bem representada aqui no BV. Parabéns!

PS1: Maníaco do caps lock... HAHAHAHA ... nao consigo parar e rir dessa, muito boa.

PS2: Mas que figura!!! Ao invés de engolir a chapuletada que a diana deu o cara prefere colocar a propria mulher na playboy. Que bicho doente!

tiago - colorado no canada disse...

Sobre futebol na américa do norte, aqui no Canadá, esses dias li uma pesquisa que diz que - para a surpresa de todos - o Hockey não é nem perto o esporte mais praticado aqui. Este é o F-U-T-E-B-O-L! Soccer, como eles falam aqui, e eu e todos os britânicos que conheço aqui temos enjôo cada vez que ouvimos, e somos forçados a falar, para diferenciar "daquilo" que eles chamam de football.
Claro que o fato de o futebol poder se jogar outdoor e indoor (dependendo da época do ano), mais a quantidade e preços de material bem menor e mais barata que Hockey facilita muito. Mas muita gente ficou surpresa com o resultado da pesquisa, afinal, esta é a terra do Hockey... Anyway... a constatação é óbvia. Tu anda pela cidade, e ve campos de futebol em todos os colégios e praças, e sempre tem uma gurizada jogando.
Aqui no trabalho, sexta feira é dia de... futebol! Quer dizer... tá crescendo, e muito. E rápido!
Agora teve a U-20, que não fez tanto sucesso, lógico, até pq o futebol jogado não é dos melhores, mas o Canadá tá fazendo de tudo prá trazer eventos prá cá. E o time feminino é bem melhor que o masculino.
Bom, falei demais...

ps. E parabéns pelo post Diana!

Darlan Gustavo disse...

grande post diana,

o grande problema do futebol feminino no Brasil é o mesmo dos outros esportes amadores, sofrem de falta de apoio, patrocionio e ainda mais falta de interesse das pessoas.

Acredito que o grande exemplo para promover os outros esportes e futebol feminino é através da universidade, oferecendo bolsa. Assim criaria-se um campeonato competitivo formador de grandes campeões.

E sem esquecer as divisões de base, "a escola",desde o primeiro grau eles tem que aprender a importancia do esporte e ter espirito de competitividade.

mas vou estar torçendo para nossas gurias ganharem esse pan e espero q sejam campeãs no próximo mundial.

Marimas disse...

Dei uma pesquisada rápida no oráculo (google) e achei algumas matérias interessantes à respeito da possibilidade de mulheres jogarem futebol em times masculinos... como eu já imaginava, face à CF de 88, não pode haver nenhum tipo de discriminação, seja por sexo, cor, opção sexual, etc.. (no papel é lindo)... trata-se, segundo Luiza Nagib Eluf,de uma "reserva de mercado", assim como ocorre em outras profissões ditas masculinas...
Entretanto, no México, que provavelmente (não conheço as leis mexicanas) tb veda a discriminação, a jogadora Maribel Dominguez foi proibida de atuar no time masculino do Celaya (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2004/12/041219_marigolss.shtml)... mas esse mesmo link leva a crer que segundo as regras Italianas de futebol não há essa proibição.. ou seja, confusão geral... se a FIFA que é o órgão superior diz que ela não pode, como um time italiano conseguiria escalar uma mulher?!!

Bom, como funcionaria aqui no Brasil eu não sei, mas se fosse eu no lugar do Prof. Pardal, a Marta descia no Salgado Filho, fardava e entrava no meio campo do Inter com certeza...

SAUDAÇÕES COLORADAS...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Galera:

Olha aí o Colorado de Bagé dando sua grande contribuição ao BV com mais uma ofensa dirigida a minha pessoa.

Como ele consegue rir se não entende as brincadeiras ?

O cara não larga do nosso pé CJR ! será que ele é ? Será que tem algo contra a Playboy ?

Fala alguma coisa sobre futebol cara...que acha do jogo de hoje ? qual é teu palpite ?...etc

Quando voce contar algo pessoal que possa contribuir e se expor saudavelmente aqui no BV, talvez possa participar das brincadeiras, se entendê-las é claro !

Colorado de Bagé disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Colorado de Bagé disse...

Eu querer brigar, essa é boa...

Eu acho que foi só tu que não entendeu que a Diana não gosto nem um pouco e se sentiu ofendida com a tua "brincadeira". Mesmo assim tu continuou insistindo. Muito sem noção. Podia ao menos respeitar a guria e reconhecer que pisou na bola...

Não preciso provar nada para ninguem e nem muito menos pedir arrego pro CJR. Em relação a Playboy, não tenho nada contra mas já passei dessa fase há uns 15 anos.

Colorado de Bagé disse...

No mais o assunto desse post não é o jogo de hoje (para o qual estou otimista) e sim o futebol feminino.

Compartilho a opinião de que é muito legal ver as mulheres praticando cada vez mais esse esporte no Brasil e em outros países. Estou muito orgulhoso da Seleção Feminina e torcendo para que Marta e Cia. tragam o ouro pra gente. Boa Sorte para elas.

vbello disse...

O q dizer?! Mais um post brilhante da musa do BV.

Parabéns, Diana! Acredito q teve um toque de humor... achei fantastico!

VAMO VAMO INTER!!! SEMPRE!!!

Marco disse...

Quando uma rede de tv bancou um campeonato feminino e transmitia, gostava de assistir. O jogo delas é cadenciado, mais no toque, como foi o nosso um dia. Hoje é só correria e pauleira, então o feminino é interessante por este lado. A única coisa que acho sem graça é que, pela altura e falta de força para saltar, as meninas dão um chutão prá frente, a bola cobre a goleira e entra. Acho que com o tempo isto passa, mas ainda é chato ver este tipo de gol.

astein disse...

grande texto
sem mais
como sempre!!

Familia D'Abbisogno disse...

hahahahahaha....... Diana meus parabéns! Estou rindo até agora... Nada melhor do que uma resposta de nível. O que eu estou rindo não é pela resposta em si (que por sinal está muito bem colocada), mas pela situação criada não por nós homens, mas pela vulgaridade das Brasileiras (salvo excessões é claro). É o fruto que se colhe daquilo que se planta. bunda pra cá, bunda prá lá... As mulheres desde a década de 80 com seu merecido reconhecimento no mercado de trabalho (não aquele de casa, mas o do escritorio, do banco, a empresária). A auto-suficiência feminina é que criou esta vulgarização, pois entendem que podem ter o que querem e descartar assim no mais. Não que seja errado, todos devemos buscar a felicidade. Mas poder em excesso assim de repente é que nem um pote de doce no colo de uma criança... Gostei muito do teu comentário e de tua inteligência. parabéns e que mais mulheres assim surjam, pois estamos precisando.

Tiago Vaz disse...

Diana!

Estão cada vez melhores teus posts!

Parabéns!!

O Louis realmente é um verdadeiro "Head Hunter" :)

Abraço,
Tiago Vaz - Supremacia Colorada
http://essaterratemdono.blogspot.com

Fabiano- POA-Germany disse...

Diana, parabéns, deste um tapa com luvas de pelica nos brincalhoes de plantao que tenho certeza que nao precisarás dar outro. Nélson, post infeliz o teu primeiro realmente, achei o cúmulo da falta de nocao, bem merecida a resposta.
Hoje Inter ganha 2x0.
Dá-lhe Diana!!!

Anelise disse...

MARAVILHOSO!!!!! Sem palavras...

Anelise disse...

Apenas para me apresentar. Leio sempre o blog, porem jamais havia me animado a postar qualquer tipo de comentario. Mas depois de ler estas "perolas" da Diana, fui obrigada a me manifestar - ao menos para elogiar...
Sabe muito "Gloria"...

cjr-sp disse...

Bom Diana, eu te fiz um elogio despretensioso, uma brincadeira, nada demais, e vc j� est� me chamando de man�aco...rsss...entao pensei um pouquinho e j� que me citastes...

Enfim...

eu iria at� te responder, mas resolvi que nao preciso te responder...

Sds.

Sobre arquitetas e aqui falo sobre a profissao e nao a escritora do Post, realmente beleza nao � sinonimo de qualidade, mas � sim cartao de visitas do profissional, principalmente quando se trata de arquitetas de interiores. As demais, que trabalham com projetos arquitetonicos de constru�ao civil, realmente pouco importa a beleza, j� que nao aparecem para o publico, trabalham em escrit�rios internos.

Agora a mim, quando contrato um arquiteta e j� contratei v�rias pq tenhos neg�cios no ramo imobili�rio, levo em conta a beleza da pessoa, e isso � uma realidade de mercado, quer queiram quer nao, � mais ou menos como ir num consultorio m�dico, se nao for esteticamente bonito, o cliente j� tem a tendencia de achar que se o m�dico nao tem dinheiro para reformar o seu escrit�rio � pq nao tem clientes e se nao tem clientes � pq � ruim....no final das contas � assim, se uma arquiteta for feia, o portfolio de trabalho tem que ser muito bom para superar o contratempo inicial. � a realidade da vida.

Daniel Pertuzatti disse...

Putz, como já dizia a falecida Vó Nice, a emenda foi pior que o soneto...

SAUDAÇÕES COLORADAS...

Marimas disse...

Repetindo, agora com o user correto (tava "logado" outra conta do google aqui):

Putz, como já dizia a falecida Vó Nice, a emenda foi pior que o soneto...

SAUDAÇÕES COLORADAS...

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Boa, Diana, colocou os pingos nos "iis". Pior que na tentativa de, sei lá, agradar, os comentários e opiniões de alguns "espertinhos" acabam afastando - teoria minha - as mulheres.
Agora, com esse time feminino jogando um bolão - e mesmo que não jogasse - pque não existe patrocínio para elas? Pque a CBF não patrocina o time feminino? Pque no Brasil não se investe nesse mercado em potencial, imenso, inexplorado? Acho que, no fundo, ainda somos muito machistas. E burros. Se eu fosse um cara de "marquetingue" bolava maneiras de atrair esse público para o estádio. Criava uma liga feminina, sei lá.

Agora, Diana, eu te conheço de algum lugar. E não é do vídeo da aventura para Caxias :)

E eu te lancei pra Presidente (ou seria Presidenta?). Esse negócio de Playboy foi deslize perdoável de alguém....

"Atualizem-se os inadequados" - posso roubar esse trecho para usar em algum dos meus contos? Jamais li isso em lugar nenhum.

E que venham mais Dianas para o Blog Vermelho!

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Ah, claro, te conheço da Ufrgs... quase certeza. Eu fiz Civil e devemos ter feito uma ou duas cadeiras juntos. Ah, não podia deixar de falar da foto, especificamente dos Beatles: alguém já notou que nos quadros dos Beatles - pelo menos na maioria do que eu já vi - John e George quase sempre estão na ponta? E que os dois já se foram? ehehehhehehehe
Brincando, acho que o Paul dura até uns 85 e o Ringo passa dos 100. Justamente ele, o pior dos Beatles!!! Mas já estou tergiversando.

Auf Wiedersehen!

diana oliveira disse...

Anelise, seja bem vinda!!!

diana oliveira disse...

VENCERAM!!! BRASIL 5x0 EUA!!!

PARABÉNS MENINAS DE OURO DO PAN!

Unknown disse...

Conheci esta escritora no cursinho, ela não dava bola para mim... Daí, numa prova de desenho técnico, queria colar de mim (como se isso fosse possível numa prova de DT), daí fiquei grandão!! Não dei cola, óbvio, me fiz um tempão, algo em torno de uns 2:15min. Ela só tem um defeito: tirem as crianças da arquibancada - fala muito palavrão no jogo!! Arquiteta de mão cheia, coitados dos clientes - os homens (maridos ou mesmo os solteiros) assinam o cheque sem nem saber quanto custa... Mas não se preocupem - o obra sai direitinho sim!! O Di, pára com isso, a moçada te elogiando aí, como diria a ministra, relaxa e goza!! Parabéns pela tua coluna e vamos em frente, pelo menos ultrapassar os azuis!! Beijo grande.

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Quando perguntei para o vigilante lá da agência qto estava o jogo e ele respondeu com o V de Vitória, achei que estivesse 2 x 0 :)
Será que vai passar na tv à noite?

Valter Aczel disse...

Parabéns, Diana e mulheres em geral pela vitória das meninas do futebol, hoje.
Infelizmente, não pude ver o jogo, mas vi alguns lances depois e estão jogando muita bola.
Concordo que poderia começar com um incentivo público, o reconhecimento do futebol feminino como um esporte com forte poder de inclusão social. Como outros postaram antes, o futebol é muito barato. Campo de futebol é o que não falta por esse Brasil afora. Vejo o esporte como um todo uma importante aliada da educação. O país precisa, urgentemente de investimento em educação e esporte, como alicerces fundamentais um projeto de inclusão social nacional.

E um parabéns a todos os colaboradores do BV.

E viva a democracia.

E viva o inter, é claro. Dalhe Pato!!!

Sds,

Valter

Anelise disse...

Grata pelas “boas vindas” Diana, e congratulações pela "MAIÚSCULA VITÓRIA" de nossa seleção FEMININA de futebol. Gostaria de comentar que suas críticas a respeito da necessidade de atualização por parte de nossos amigos HOMENS no que se refere a algumas inadequações semânticas a nós dirigidas, ficaram reverberando em minha cabeça, e não pude deixar de retornar à questão...
O que faz um homem ser um homem e uma mulher ser uma mulher? Existiria uma “essência”, uma natureza verdadeiramente feminina ou masculina? Pergunto isto porque fico imaginando o que seria de um bebê do sexo masculino que, ao longo da infância, não recebesse de presente uma bola de futebol, não fosse vestido com roupinhas “cor de macho”, não recebesse carrinhos, autoramas e vídeo-games de presente mas, ao contrário, recebesse vestidinhos cor-de-rosa ou cheio de florzinhas, bonecas de brinquedo, bem como todos aqueles ensinamentos ‘transgeracionais” de como se comportar para agir como uma “mocinha”. Será que este bebê se tornaria um homem (no sentido viril do termo)?
Pergunto novamente, será que estas “tipologias clássicas” (usando um termo de nossa amiga Diana) femininas e masculinas são partes de uma essência que constitui homens e mulheres, algo que se insurge de modo natural, ou seriam meras convenções sociais?
A cada dia que vejo mais e mais mulheres, de todas as idades, COLORADAS como eu rumar ao Beira-Rio para assistir a uma partida de futebol; ou quando leio crônicas lúcidas e cheias de personalidade como as de Martha Medeiros na ZH ou da Diana aqui no Blog (que por sinal, em qualidade não fica devendo nada para as da Martha) me encho de orgulho por perceber que há um time de mulheres se insurgindo aos "ultrapassados esteriótipos" e – parafraseando a Rita Lee – provando que “nem toda brasileira é bunda” e que nossos neurônios “graças a Deus” não são de silicone...
Ah, quanto a falar palavrões no estádio – sei que não é uma atitude muito feminina – mas também sofro deste TERRIVEL DEFEITO!!! Outro dia, no Gigante, inclusive assustei uma menininha que acompanhava o pai e, lia meus lábios parecendo não acreditar que aquelas palavras de baixo calão eram proferidas por uma “menina” como ela... Foi um péssimo exemplo, sem dúvida, mas não somos perfeitas...
Saudações coloradas a todos, e parabéns pelo sucesso do Blog!
Anelise

diana oliveira disse...

anelise, eu não sou de gritar palavrões na arquibancada, o marcio me conhece há mais de 10 anos e falou isso pra pegar no meu pé..hehe. me concentro no jogo e pouco emito sons, tem que ocorrer algum erro grotesco de arbitragem pra eu soltar o verbo!

qto a exemplos às crianças, há uns anos eu fui num jogo sozinha, acabei me aproximando de uma senhora, com uns rapazes e dois meninos com menos de 10 anos de idade. lá pelo meio do jogo deu um certo silêncio naquela parte da torcida e ecoou o grito dos dois pequeninos "filho da p... pau no c...". foi inevitável que todos nós olhássemos pra senhora q cuidava deles e ela imediatamente respondeu "eu já avisei que aqui dentro pode falar, qdo sair do estadio esquece!" hahaha

com relação à costumes e tabus, acho q virilidade e feminilidade são mais instintivos, não creio que a educação seja o determinante pro comportamento mais ou menos masculino ou feminino.

o que eu vejo é uma necessidade de quebrar alguns paradigmas, como esse de mulher bonita ser sinônimo de playboy, ou arquitetas devem ser belas, isso é uma bobagem.
por isso mesmo eu fiz questão de colocar uma foto minha junto, considere-me bonita quem quiser, não tenho problemas com o espelho, tenho com aqueles que nos reduzem a isso. mulher que atinge sucesso apenas com beleza, qdo envelhece fica um bagaço e sem inteligência termina decadente. somos mais que isso e foi o q eu tentei explicar.

homens e mulheres se completam, então cada um com seu jeito, sempre tendo o mesmo valor.

mas acho q (quase) todos entenderam.

abrçs e apareça mais por aqui!

Fabiano- POA-Germany disse...

Anelise, tive um professor que foi criado como se fosse uma menina até os 10 anos. Ele é gay, naturalmente, bastante delicado, e muito gente fina, mas muito gente fina mesmo. Entao acho que esse exemplo confirma tua suspeita. É uma questao de criacao. Mas quanto as mulheres no estádio, acho excelente, os estádios estao mais seguros e as mulheres apoiam o time bem mais que alguns homens, e pelo que tem mostrado, estao entendendo muito de futebol. Parabéns a nós todos pelo tituloo das garotas, jogaram muito bem.
Saudacoes

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]