quarta-feira, julho 04, 2007

17 NOVO DIA, NOVO GRANJA

Escrito por Diana Oliveira

Mudança no calendário do BV, eu agora escrevo às quartas.
Obrigada ao Colorado de Bagé por mencionar algo a respeito, na sessão de comentários do último sábado. Da mesma forma, ou mais ainda, agradeço ao presidente Louis por me oferecer um dia de semana, pra mim é mais fácil postar.

Sempre gostei do futebol do Granja, mas nunca admirei a postura individual desse jogador. É como aquelas situações em que conhecemos alguém, aparentemente não há o que criticar e mesmo assim, temos aquela sensação de “não fui com a cara dessa pessoa”. Acho que eu pensava o mesmo do Jorge Wagner, aprecio mais ainda o futebol deste que contribuiu categoricamente para a conquista da Libertadores 2006. O Granja fez um 2005 quase impecável, digo quase pelo último jogo do Brasileirão nesse mesmo ano. O que esses dois jogadores têm em comum, além de serem meias de origem transformados em alas, é um caráter impessoal com as questões do futebol, ao menos me pareceu até aqui. Tenho impressão de pouca entrega à causa do time.

Do Jorge Wagner não sei, nem me interessa mais, vou devolver a impessoalidade na mesma medida, até porque o colorado anda longe do que foi em 2006 e não estou aqui para chorar ausência de ninguém, chega de lamúrias.

Agora, do Granja gostei muito ontem. Não apenas pelo retorno da qualidade técnica que anda escassa no nosso time, mas por ele ter me apresentado um jogador com muita vontade de jogar, entregue ao Inter, dedicado ao grupo que demonstra explícitas dificuldades e atravessa uma fase conturbada. Meus olhos brilharam diante da tela. Embalada pela sonoplastia pessimista ao meu redor, observei quietinha - de canto - a desenvolta bravura do há tempo desacreditado atleta, sentindo-me isolada na capacidade rara, ou inocente, de ver algo positivo quando tudo parece perdido.

Se pudesse te dizer algo seria: que bom retorno Elder Granja, foste a grata surpresa em meio ao desgaste que norteia o vermelho de nossa camisa. Acho que a seqüência de lesões te ensinou a jogar com paixão e o apoio que recebeste do Inter promoveu em ti algo de nobre, como gratidão.

Nunca despertaste meu estímulo por teu sucesso em específico. Eu era indiferente ao teu êxito, afinal de contas, sempre pareceu recíproco, na medida em que torcida é parte integrante da instituição do clube. Diante dos teus gritos, tua vontade, tua inconformidade que apareceu vibrante na disputa de ontem, é justa uma nova chance ao teu empenho e um novo pacto de incentivo entre nós.

Boa sorte. Mantém o brio. Te gruda na chance de mudar o rumo da equipe, mostraste ontem aptidão já conhecida, a diferença é que agora tá vestindo a camisa, isso é novidade.

17 Comentários:

KRAEMER 1971 disse...

Será?

Quero só ver.

Amostragem PÍFIA, com perdão da expressão.

Schroder-EUA disse...

Eu a tempo venho falando que Granja deve ser testado no Meio novamente, que quando ele nao deu certo nessa posiçao ele era muito jovem ainda....agora que faz temppppoooo que ele nao pratica futebol faz...

ps

bem vindo as Quartas!

Guilherme L. disse...

concordo com tudo... faz tempo tambem que axo que o granja merece outra chance

Gonçalves disse...

Beleza Diana, seja bem vinda as quartas, torço para dias melhores do nosso colorado...que sabe ainda mais seja fonte de nossa inspiração ainda maior para escrita, do que os lamentos e o apêgo em qualquer coisa que dê uma guinada nessa situação no agora e não em agosto...realmente o Granja fez muita bobagem no passado, por conta própria ou por influência do seu empresário, avho que agora merece mesmo uma chance, mas também não há como esperar de que um jogador seja o salvador da pátria...acho que todos que entrarem em campo tem de se cobrar um ao outro incessantemente, fazer de cada partida uma decisão, o jogo de suas vidas...ah e sem fala r de um esquema de jogo que tire o máximo das qualidades de cada um e amenize as deficiências impedindo que sejam pontos cruciais de algum infortunio...mas quando será...o dia da minha (nssa....) sorte?

João Gabriel disse...

O Granja não!
FORA COM ELE!
Tremeu na Bombonera dois anos seguidos!
Fez aquele pênalti no Coritiba que nos tirou qualquer chance de brigar pelo título com Zveiter e tudo!
A última participação dele com a camisa colorada foi colocar a mão na bola contra a LDU no último minuto de jogo! Se o Clemer não pega aquela falta...era pênaltis e aí! Quem sabe? Já era a Libertadores 2006!

Sem falar que cada ano que passa ele faz uma ceninha pra ir embora!

Impessoalidade o caramba!
Parece que ele faz o favor de jogar no Inter...

FORA COM O GRANJA!

Denilson M. (POA) disse...

concordo que o Granja já aprontou muitas... mas vendo o nível de jogadores que está o Inter, confesso que senti a mesma coisa que a Diana: uma surpresa, um pingo de esperança no meio daquele festival de mediocridades...
Depois que esse jogador entrou, o time passou a ser agressivo de novo, acertando lançamentos e passes em profundidade... a gente vê quando um jogador tem qualidade, mesmo no meio de um turbilhão futebolístico...
Agora, por que esse desgraçado do Gallo insiste no 3-5-2??? Não aguento mais isso!!!!
Quando passamos pro 4-4-2 foi um salto visivel de qualidade... praticamente não fomos mais agredidos...
No momento, Ceará é banco sim!

Colorado de Bagé disse...

Eu sou a favor de dar uma nova chance para o granja na lateral direita e o chiquinho na esquerda. É bom botar o Ceará e o RC no banco um pouquinho e criar uma disputa pelas vagas.

Eu não me lembro do último gol de cabeça que o Colorado marcou esse ano. Simplesmente não temos jogada aérea. Em um time com F9 e Christian isso é inadmissível. Tinha que botar o granja e o chiquinho pra levantar bolas na área.

Discutiamos outro dia sobre o baixíssimo aproveitamento do Christian esse ano. Pois é... quem sabe com jogadas aéreas o nosso Jesus Crhisrian ressussita!

Dudu Guimarães disse...

Achei que o time melhorou quando Granja e Alex jogaram nas alas. Será que não é possível usarmos o esquema que o Mano fez no Grenal, com duas linhas de quatro jogadores? Vejam: Clemer; Ceará, Índio, Sidnei e Marcão (1ª linha); Granja, WM, Guiñazu e Alex (2ª linha); Pato e Iarley.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Dudu:

Com o omisso alex e o pé-murcho Iarley não vamos a lugar algum, para cima, entendem.

Esses nunca deram qualquer resposta, além do belo chute onde mais esteve o Alex, ele erra bem menos que o Pinga, mas ele não se expóe nem se apresenta para o jogo. No primeiro tem po levou um totó do Ilsinho, no segundo tempo jamais subiu para o apoio (exceção do bom chute), mesmo tendo sobrecarregado o lado esquerdo da defesa onde Marcão e Magal tiveram que marcar ali.

O Iarley é ao contrário do Alex, ele assume, corre, se esforça e dá alma (reclama muito), mas não consegue ganhar nenhuma jogada sequer, parece um guri de escola no meio de profissionais.
Com a simples presença de apenas 15minutos do Christian no ataque, a defesa do SP já começou a vazar, se ele tivesse a companhia doutro atacante mais efetivo, teríamos empatado o jogo no mínimo. o Iarley deveria sair ou no máximo ser a quinta opção de ataque atrás de F9, Pato, Christian e Adriano..., pois um atacante tem que fazer gols de bola baixa ou alta, esta nunca foi a ´praia` do Iarley, que só é importante quando otime estiver ganhando e ele entrar no final do jogo segurando a bola, pois estará descansado podendo render melhor, pois agora não consegue nada jogando desde o início...

Sds

Felipe do Inter disse...

Pois é dudu talvez a idéia de colocar Ceará e Granja juntos seja até melhor... Eu pensei em uma escalação muito parecida com a tua:

Clemer
Ceará, Índio, Sidnei e Marcão
Granja, Pinga, Guiñazu e Alex(RC)
Pato(Iarley) F9(Christian)

Com esse esquema e o Pinga inspirado...

Rafael Severo disse...

É chegada a hora de jogar os melhores. E o Granja, quer alguns queiram ou não, é um dos melhores jogadores do elenco colorado. O problema do Granja é que ele pipoca em momentos decisivos...
O Christian é outro que deve começar jogando, pois o Adriano se atrapalha com a bola. Gosto muito do Iarley, mas estou quase admitindo que ele está entrando pro time dos ex-jogadores. Então o negócio é fazer como o Brother Menezes assim que assumiu o recreativo, ou seja, encheu o time de meio-campistas, com um atacante só, mais adiantado. Já que o ataque esse ano está ridículo e a fase não recomenda mesmo, sou a favor de um meio-campo recheado. Mas, por favor, de Edinho, W. Monteiro e Magal somente um pode jogar...

Cristiano disse...

Sempre gostei do futebol do granja, apesar de concordar com certos erros e displicencia dle em alguns jogos.

O granja sempre atacou melhor que o Ceara. Quando a bola cai nos pes dele na direita, sempre temos esperanca de uma boa jogada, seja pela ponta ou infiltrando pelo meio...

O Ceará sempre defendeu melhor que o Granja, mas para atacar eh uma NULIDADE, todos sabem... Mas ele entrou no time em um momento que precisavamos de uma boa defesa, e ali ficou.

Mas agora precisamos de ataque novamente, pois de defensores o time esta cheio, vide o meio campo...

Digo sim ao Granja, nao que ele seja a salvacao da lavoura, mas deve melhorar o ataque do time.

Mas que bom seria se os jogadores jogassem com a qualidade a paixao com que esta guria escreve. Parabens Diana!

Cristiano.

Guilherme Mallet disse...

Também gostei muito da atuação do Granja. O Ceará anda muito sumido e estamos com carência de criação no ataque. O cara que deixa a bola redonda para alguém fazer o gol.

Fora as vezes que prendeu demais a bola, o Luciano Henrique também jogou muito bem. Fez pelo menos duas ótimas tabelas com o Granja.

Magal - insegurança. Entrega a bola no meio e gere contra-ataque. Guinazu.

Marcão - só sai jogando na base do chutão, tem que melhorar.

Marco disse...

Como vocês são destrutivos, cara! O Granja realmente deu um passo em falso por causa de seu empresário, e aí? Joga muito mais que estes pés-duros que juram amor ao Inter, que só sabem quebrar a bola e não conseguem acertar um passe de 3 metros, quanto mais um cruzamento. Sim, estou falando de Ceará e Edinho! Quem mais querem colocar na lista, aí? Escalem o Granja na lateral-direita ou no meio, e coloquem o Ceará na lateral-esquerda, que ele já jogou lá e bem. Resolvem dois problemas de uma vez. Com a chegada do Guiñazu não precisa por o Granja no meio, mas até lá a vaca estará atolada no brejo, estes 20 dias que faltam para agosto vão dizer muita coisa.
Eu montaria o time assim: Clemer, Granja, Indio, Marcão e Ceará, Edinho, WM, Pinga e Alex, Adriano e Cristian.
Em agosto, tira WM, Adriano e Cristian, e põe Guiñazu, Fernandão e Pato. Aliás, de que sofre Fernandão? Frescura ou lesão?

Guerreiro Colorado disse...

Concordo com o que vc colocou.
Também acredito no Novo Granja ele pode se quiser render muito e ser titular nesse time que está precisando.Na minha opinião o Ceará vai ser vendido agora em agosto.

Vou colocar uma teoria!

Dividi o Campeonato Brasileiro em 4 partes.

Fase 1: O Início, quando os clubes tem o nervosismo dos primeiros jogos, alguns dando pouca importância ao campeonato por estarem concentrados em outros. Bem esta já passou.

A Fase 2: Agora! Passamos a ter 2 jogos por semana, começa a aumentar o n° de atletas lesionados e os times precisam de peças de reposição.

A Fase 3: Quando abre a janela de venda de jogadores para o exterior,Muda o campeonato. Entram novos jogadores que precisam de adaptação em seus clubes e saem jogadores que desequilibram.

Fase 4: A última fase. No meu entender os times jogam na superação existe mais motivação pois aí já se conhece os adversários ao Título, á Libertadores, Sulamericana e Rebaixamento.

Os Times colhem assim os frutos que semearam.

Gonçalves disse...

Boa essa análise guerreiro de curitiba...olha só tava num momento de nostalgia vendo no site do Fernandão os gols do cara pelo Inter e realmente o que muita gente pede por aqui tá lá o Chiquinho e o Granja cruzando com qualidade pro Cara se lavar fazendo gol, caramba nos ultimos jogos a gente vê a bola atirada pra dentro da área e ninguém pra cabecear e quando muito a bola chega na altura da cabeça, se não para no corpo do adversário nem atinge a altura necessária....acho que seria um bom momento de revermos os conceitos mesmo e nos despirmos de qualquer rusga que possa haver e pensar no Clube...no profissionalismo...chega de fogueira de vaidades...e vamos realmente executar algo consistente...um time consistente...acho que jogadores tem aquelas má fase então tá na hora de ter a hombridade e sair na boa ou se ficar na reserva guentar no peito e trabalhar em dobro pra ter uma nova oportunidade...tae o link pra nostalgia de vocês também...
[link]http://www.fernandaof9.com.br/f9/f9tv/default.asp?idvideo=54[/link]

Fabiano- POA-Germany disse...

Boa colocacao Diana, de pleno acordo com o que disseste. Uma pena mesmo aquele penalti na nossa última chance de passar por cima da CBF em 2005, foi muito coisa de guri.
Um abraco a todos

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]