quinta-feira, agosto 23, 2012

Estátuas no Beira Rio



Essa ideia eu já tinha postado no Post "Ideias de Marketing N+1" em 2009 mas depois de assistir HBO's Real Sports ontem queria tocar no assunto novamente.

No Real Sports ontem (um programa de 1 hr da HBO que fala sobre casos e figuras curiosos do esporte Americano) uma das reportagens era sobre o atleta Steve Gleason que até pouco tempo era  um ex-atleta da NFL com apenas 33 anos de idade começando sua vida de aposentado do Football com uma otima perspectiva de vida. Tinha dinheiro, uma mulher nova e diferente de muitos atletas tinha estudo e era um tanto intelectual. Alem disso Gleason que jogou seus 8 anos no New Orleans Saints da NFL virou heroi da cidade quando em 2006 fez uma jogada num dos jogos mais importantes do clube. O jogo foi realizado no Superdome o mesmo estadio semi-destruido onde milhares tiveram que dormir 1 ano antes por causa do Furacão Katrina. Um ano depois a cidade tentava se erguer e Gleason teve seu momento de brilho quando bloqueou um punt e seu companheiro recuperou a bola para marcar os pimeiros 6 pontos do jogo, logo no inicio da partida. Essa jogada é considerada a mais importante na história do Clube (não só pelo jogo mas por ser uma cidade que tinha sido destruída e nessa partida mostrava que estava voltando do inferno).



Gleason se aposentou 3 anos depois e quando tudo parecia otimo notou que um musculo dele tinha um "tic". Foi ao medico e descobriu que tinha uma doença grave, esclerose lateral amiotrófica. Em questão de meses tudo se tornou mais dificil: Falar, caminhar, usar as mãos. Só o cerebro continuava funcionando perfeitamente. Eventualmente ele perderá controle total do corpo. Alem da vida dele já ser interesante que o Real Sports fizesse uma matéria tinha ainda o fato que um dia , já em cadeira de rodas foi visitar o clube durante uma palestra pre-jogo. Uma camera gravava o discurso do tecnico...essa gravação virou um escandalo na NFL ano passado. Na gravação o Tecnico mandava seus atletas "Matar a cabeça....mata a cabeça do adversário...tu mata a cabeça e o corpo morre!". O tecnico pedia para seus jogadores machucarem de proposito os adversários (que seriam o San Franciso 49ers). Tinha até bonus pra quem tirasse um adversário do jogo. O tecnico falava isso sabendo que o Gleason tava ali e talvez até tivesse esse problema por repetidas batidas na cabeça durante sua carreira (diz Gleason que 2 vezes ele foi nocauteado e centenas de vezes levou batidas fortes). Quando isso chegou a imprensa foi um escandalo e o Saints está pagando por isso. Varios tecnicos foram suspensos pra temporada inteira.

Mas a razão desses post na verdade é a foto acima. Uma estatua de bronze que fizeram da jogada do Gleason em 2006. A estatua fica na frente do estádio.

Nosso Colorado tem varios momentos de glória que poderiam virar momentos assim. Na minha visão poderiamos ter umas 10...espalhadas pelos arredores do Estádio. Talvez uma na frente de cada portão.

- Uma da imagem famosa do Gabiru comemorando o Gol do Mundial com braços ao alto.
- Uma do Figueroa subindo ao alto e cabeceando a bola na conquista do primeiro Brasileirão.
- Outra com o salto classico do Falcão comemorando o gol do Tri.
- Ou melhor 3 estatuas em uma só com Falcão, Escurinho e Dario tabelando naquele gol historico de 76. O Gol mais bonito de todos os tempos.
- Outro da comemoração do Uh Fabiano no GreNal dos 5 a 2....
- Uma do Sobis carregando a Bandeira pos conquista da Libertadores em 2006....
etc etc etc....

Milhares de estrangeiros vão passar pelo Beira Rio durante a Copa...a hora é essa de fazer algo assim. As estatuas seriam pontos turisticos do Beira Rio. Seriam fotografados durante a copa milhares de vezes (com plaquinhas em Portugues em Inglês explicando a cena).

Artistas plasticos exsitem ao montes...e não me venha com custo. Quem paga 100 Mil por mês pra jogador reserva pode fazer umas estatuas em tamanho real que vão durar decadas e dar orgulho a todos os Colorados.

Steve Gleason

PS: Não se sabe com certeza se a doença do Gleason veio porque jogou na NFL, mas existem outros atletas da liga que tambem precosemente tiveram a mesma doença.

Essa é a jogada (depois da primeira jogada no video).