terça-feira, abril 07, 2009

IDEIAS DE MARKETING: Parte n+1

Já que recentemente tem sugido algumas ideias boas de Marketing nos comentarios do Blog Vermelho abro esse espaço para mais uma vez colocarmos dicas ao Inter de ideias de marketing, promoções e coisas assim.

É bom se dizer que ultimamente o Inter já anda fazendo um baita trabalho de marketing e esse espaço é apenas para ajudar nesse aspecto caso o pessoal lá dentro passe por aqui e queira pegar emprestado algumas ideias. Na verdade o BV ja tem gente lá dentro já que o Blog Vermelho tem 3 conselheiros no seu "staff". As festas, os livros, os videos da assesoria, a revista, website, as camisas e tudo mais que o Inter tem feito é de se ficar de boca aberta especialmente se tu é torcedor de outro time! Mas sempre temos mais ideias, nunca dá pra ficar completamente satisfeito, temos que continuar inovando sempre!

Então se você tem alguma ideia, por favor poste nos comentários e colocarei as melhores ideias aqui no corpo desse texto.

Começo com algumas das minhas ideias:

1- Campo dos Momentos Inesqueciveis: (troquei essa pra #1 pois é minha favorita)

O Rodrigo escreveu algo que agora me deu uma outra ideia...uma vez mencionei estatuas de jogadores em ação, tipo Gabiru no momento que ele chuta a bola....agora imagine o seguinte...

Num campo suplementar feito so para isso...voce faz estatuas de jogadores em lances historicos e coloca a estatua na posição onde estava em campo.

Por exemplo tu colocava uma estatua do Figueroa subindo pra cabecear o gol contra o Cruzeiro na entrada da pequena area...com um estatua do Valdomiro na Ponta direta cruzando essa bola.

Quem sabe um pouquinha na frente do Figueroa estaria o Dunga dando um peixinho pra salvar o Colorado. Não muito longe do Dario subindo alto pra matar o Corinthians e por ai vai....seria legal caminhar entre esses momentos historicos!

Alguns gols/momentos Historicos a ser posto no Campo dos Momentos inesqueciveis:

- Gol Figueroa 75
- Valdomiro na Ponta cruzando
- Falcão e Escurinho tabelando de cabeça no gol de 76 contra Galo
- Grenal dos 5 a 2 o Fabiano naquela foto famosa onde ele sai comemorando perto do Poste
- Nilson de joelhos na bandeirinha comemorando o seu 2 gol no Grenal do Seculo..
- Gabiru é claro...
e por ai vai...seria ponto turistico da cidade!!

Tiago no Canada adiciona sobre o "Campo dos momentos inesqueciveis":

Já pensou uma visita guiada? Com um guia indo de estátua a estátua, explicando o que era aquele momento, aquele gol? Quem era o cara, qual ano, que jogo... Fantástica.
O Museu poderia ficar ao lado. O turista começa pelo museu, vê as taças, os gols, os videos, e termina ao ar livre, passeando pelo campo, e tendo a exata visão de como aconteceu o gol, qual a viewpoint do cara que fez o gol e qual a do goleiro!
Muito boa. Possibilidades inúmeras.


2- "Dia dos Idolos": Já escrevi sobre iss varias vezes. No Dia 15 de Julho de 2006 nesse POST
e novamente em Maio de 2007 nesse POST sobre o Falcão. Tambem escrevi sobre isso no Post recente "Depois da Festa" desse fim de semana. Então não preciso explicar tudo novamente mas vai por mim, se o Inter fizer (da maneira certa!) "O Dia dos Idolos" uma vez por ano num Domingo ensolarado do Beira Rio será uma atração que todo Pai (ou Mãe) Colorado vai querer levar suas crianças. O estadio lotará sempre.

3- MONUMENTOS: Sei que o projeto do Museu já esta planejado e logo mais teremos um. Mas alem de Museu um ideia interesante seria Monumentos externos(como fizeram para o José Pinheiro Borda essa semana fora do estadio). Mas eu acredito que um "Parque de monumentos" DENTRO do estadio seria bem interesante. Varios clubes profissionais fazem isso por aqui como na Foto o Monument Park dos NY Yankees. Fica bem ao lado do gramado, com placas e monumentos dos jogadores idolos do clube. Mas aonde colocar dentro do Beira Rio? Facil o Beira Rio tem espaço que não tem muito uso. Acredito que não seria muito complicado durante as reformas usar uma parte do gramado/coreia no lado da popular pra fazer um "Monument Park" do Inter. Seria uma reforma daquele lado. Eliminando o espaço da coreia e pegando ainda uma parte do gramado em frente a popular que não tem uso.

Vejam a foto, imagina que a arquibanda ali atras fosse a Popular com os monumento imediatamente a frente. No estadio dos Yankees o parque é aberto até 15 minutos antes do Jogo começar. O torcedor paga uma entrada minima e caminha pelo parque. Na saída pode até ter um Kioski pra vender produtos do Inter como camisas de idolos do passado e coisas desse tipo.

Na foto: A esquerda as placas aos numeros aposentados do clube e a direita as placas e monumentos aos maiores idolos e personagens do clube. Esse ano os Yankees construiram estadio novo então o Parque foi modernizado mas continua ao lado do gramado. As fotos são do parque até o ano passado.

Torcedores visitam o parque antes da partida.




4- Ideia do Daniel "Torneio dos Socios":
um torneio de futebol entre sócios. Pra jogar, tem que ser sócio. Jogos nos campos suplementares.

Final: preliminar de um jogo no gramado do Beira-Rio. Um time todo de branco e outro todo de vermelho. Os uniformes seriam a premiação, juntamente com o fato de jogar no gramado do Gigante. A ideia, é claro, pode ser aprimorada.

5- Ideia do Fabiano "O Super Saci":
A idéia que foi dada aqui uma vez achei perfeita. Um Super Saci inflável que seria inflado antes dos jogos e no intervalo da partida. Mas teria que serum Saci do Ziraldo com cara de mau, tipo Stay Puft. Com uns 15m de altura. A torcida ia vibrar muito e teria outro espaço para propaganda. Seria um acontecimento de cada jogo. E agradaria a criançada.

Deixem aqui as suas ideias.