Quem lê o BV há tempos, sabe que gosto de estatisticas no esporte. Basta olhar a coluna direita do BV.
Por isso gostei dá rara occasião onde um jogador faz calculos e vai a imprensa com papelzinho em mão para se defender de criticas. Nesse caso estou falando do tão criticado por todos Rafael Moura. Ele indignado com as criticas ontem respondeu com suas estatisticas, tentando mostrar que os numeros não são tão ruins assim e de que ele foi prejudicado por pouco tempo em campo e entrando só em fim de jogos.
Não sei se concordo com ele mas ao menos isso mostra interesse da parte dele. Mas tambem, ganhando sei la, 200, 300 mil por mês, fazer um calculozinho num papel de hotel é o minimo que ele poderia fazer. Ou ele poderia ter feito nada. Ao menos fez. Mas ele tem que entender que em 2014 ele vai ter que produzir muito mais do que as medias do passado. A questão é, será que ele tem condições disso?
Por coincidência ontem vi um site que se especializa em prognosticar as estatisticas de jogadores de baseball para a proxima temporada. Baseball é um jogo cheio de estatisticas e a performance de um jogador praticamente pode ser avaliada olhando os numeros. Algo mais dificil de se fazer no futebol. Mas achei interesante demais. Na verdade há varias formulas criadas por pessoas differentes e o nivel de acerto é muito bom e por isso usado pelos clubes profissionais e scouts.
As formulas variam mas basicamente usam como base as estatisticas do jogador nos seus ultimos 3 ou 4 anos, sua idade e até o estadio onde jogará mais (pois estadios de baseball tem dimensões diferentes que afetam as estatisticas). Jogadores mais jovens e mais velhos, a estatistica do ultimo ano leva mais peso. Jogadores em meio de carreia as estatisticas dos ultimos 3 anos pesam igualmente (pois há menos mudança de ano em ano). Há fatores que não podem se calculados como sorte e lesões graves, mas mesmo assim é uma ferramenta importante e que se não acerta em cheio, chega perto nas suas previsões. Essa formula pode não ser perfeita pro futebol mas é uma boa base.
Rafael Moura segundo minhas estatisticas fez 2 gols no Inter em 2012 e só 4 em 2013. Como ele disse foi em jogos limitados. Segundo os calculos dele 19 de titular e 20 entrando como reserva.
Uns tempo atras eu tentei manter estatisticas de gols por minuto, por jogo, jogos por gol e varias outras coisas, mas dava muita mão de obra e não consegui manter. Por isso só anoto Gols e assistência desde 2006.
Se Moura realmente for titular e jogar o ano interiro sem graves lesões a tendência obvia é que ele faça bem mais gols que fez ano passado. Isso é obvio. So no Gauchão ele pode facilmente ultrapassar esses numeros. Mas um fator que começa a pesar é a idade. 30...31 em Maio.
Uma coisa que escrevo aqui há tempos é que 26 anos é em media o auge de idade para um jogador de futebol. Maradona foi campeão do Mundo aos 26. Zidane foi Campeão do Mundo aos 26. Ambos a estrela daqueles times. Falcão tinha 27 no Tri do Inter em 79. Tinha 26 na Copa de 78, mas vergonhosamente não foi convocado. Pior pro Brasil, talvez Falcão teria feito a diferença. Messi terá 26 quando a Copa começar...será que dará Argentina (é em quem eu tô apostando)? O Auge do Ronaldinho Gaucho foi ao 25-26 anos.
Por isso uma coisa é certa, o Rafael Moura já passou do seu "auge" pessoal. Se entre 29-30 ele fez 6 gols em 17 partidas e meia (contando todos os minutos jogados) o que podemos esperar dele jogando teoricamente umas 50 em 2014?
Como no Baseball tem o fator estadio...no futebol tem o fator Campeonato. O Rafael Moura terá uma vantagem que jogará boa parte do Gauchão, um campeonato contra adversários fracos. Então os numeros dele vão melhorar por causa disso. Indo no chutometro, sem formula, alguem ficaria surpreso se ele fizesse 10 gols no Gauchão? Ou mais? Olha o Forlan em 2013, fez 17 gols, 7 foram no Gauchão. Mas tanto faz 7, 10 ou 15 gols no gauchao. O que importa é quantos ele fará no brasileirão. E até lá estara com 31 anos e umas 15 ou 20 partidas (desgaste) já somado no ano. O fato dele vir de duas operacoes simultaneas no tornozelos ano passado não o ajudou em 2013 e ainda não seria um ponto de interogação?
Mas aproveitando o site que Davi postou no ultimo topico (coincidentemente eu já havia escrito esse post que tem conteúdos semelhantes) da pra vê a performance de Rafael Moura nos Brasileirões. Vejamos:
2007 - 24 anos - 0 Gols em 4 partidas
2008 - 25 anos - 7 Gols em 14 partidas
2009 - 26 anos - 2 Gols em 13 partidas
2010 - 27 anos - 9 Gols em 25 partidas
2011 - 28 anos - 11 Gols em 25 partidas
2012 - 29 anos - 2 Gols em 17 partidas
2013 - 30 anos - 3 Gols em 13 partidas
Total 34 gols em 111 partidas.
7114 Minutos em Brasileirões.
1 Gol a cada 209 Minutos.
(O mesmo site tem surpreendentemente Damião fazendo 1 Gol a cada 231 minutos no seu historico do Brasileirão - WP 1 gol em cada 211. Alecsandro 1 em cada 207 minutos. Como referência, Neymar tem 1 gol em cada 144 minutos de Brasilerião.)
Os numeros acima mostram bem a normal tendencia de boa parte de atletas. Auge entre os 25-28 anos e depois a decadência. O Inter está apostando o ano num jogar em decadência. E como o davi mencionou, será que no futebol do inter eles analizam essas coisas de perto? Ou é tudo negocio de occasião? Quem viu Moneyball sabe que no Baseball e em todos os eportes profissionais nos EUA, scouting é um negocio levado muito a sério. Um scout que deu certo no Inter foi a do Fernando Carvalho com Fernandão. FC garimpou o Fernandão. Isso parece não estar mais acontecendo no Inter.
Então SE Rafael Moura conseguir jogar umas 25 partidas no Brasileirão, como ele fez em 2010 e 2011, acredito que ele deve fazer uns 7 ou 8 gols. 9 ou 10 com muita boa vontade. Artilheiro com 20 gols seria uma aberração numerica. Não é impossivel, mas dado o historico dele, a idade e lesões, é quase impossivel.
Será o suficiente para um clube que não é campeão Brasileiro desde 1979?