segunda-feira, janeiro 13, 2014

Prefeitura ENGANA os turistas prá Copa

Estive em Porto Alegre agora, prá Natal e Ano Novo.
Fazia menos de um ano que tinha voltado a Porto Alegre pela última vez, então não vi muitas coisas diferentes. Não é sobre isso que vou falar aqui.

Dessa vez, entretanto, tive tempo de dar um pulo no Beira-Rio. Fui ver como tava a obra.
Olha, o estádio em si tá ficando legal mesmo. Da janela do avião, pousando, já dá prá ver que é outra coisa. Antigamente, o cara tinha que saber que o estádio tava ali prá ver de cima, pois era velho, cinzento, não tinha nada muito diferente.
Agora, salta aos olhos a cobertura! Tá muito bonito mesmo!
Ainda tem que finalizar, mas vai ficar tri.
O que me apavorou é a quantidade de trabalho que existe ao entorno do estádio. A imensidão de obra e construção que na minha visão leiga, tá longe de acabar. Tem um viaduto sendo construído ao sul do estádio que não entra na minha cabeça que termine a tempo...

Mas bueno. O objetivo principal deste texto, como não poderia deixar de ser, é uma bela cornetada na prefeitura.
Logo no primeiro dia, saindo da cidade em direção a praia, meu pai me mostrou uma placa na rua Dona Margarida, logo após a José Carlos Daudt, escrita "Arena Soccer Stadium". Apontava pro Batatão, lógico. Reparem! Isso fica LONGE do estádio! E já tem placa apontando prá lá! Em inglês!


Pensei eu, é o fim da picada né? A escrita em inglês claramente oferece ao turista o caminho para o estádio que NÃO É O DA COPA DO MUNDO. Mas tudo bem, em nome da grenalização generalizada do RS, perguntei pro meu pai... Deve ter o equivalente pelas bandas da Ipiranga, não? Afinal, estamos a kilômetros de distância da Arena! A resposta dele veio como uma risada, e nada mais.
Logo depois de dobrar a direita na Eduardo Chaves, novamente, tava ali outra plaquinha!


Pensei, filhos da puta! Vou pro Beira-Rio quando voltar da praia e quero ver se tem o mesmo, indicando ao turista o VERDADEIRO ESTÁDIO DA COPA.

Segunda feira passada então, fizemos o caminho daonde meus pais moram, perto do Iguatemi até o Beira-Rio. Munido da minha Canon (cujos detalhes técnicos faria o Louis pensar... "amateur"!!!) fui batendo fotos das placas, nos grandes cruzamentos da Avenida Ipiranga, no caminho para o Beira-Rio, até perto do estádio.
O resultado está nas fotos abaixo:

Cruzamento Ipiranga x Silva Só
Nada de plaquinha "Soccer Stadium". Tudo bem, afinal, é só o desemboque do Parcão né? Turista nenhum passaria por aqui prá ir a um jogo da Copa... 

Cruzamento Ipiranga x Ramiro Barcelos
No Plaquinha. Só tem o planetário de um lado né.... também, ninguém sabe o que é o planetário!

Cruzamento Ipiranga x João Pessoa
Bom, aqui pelo menos indicam pontos turísticos como o Gasômetro e o Centro Histórico. Com esses dois lugares, qual é o turista que vai querer perder seu tempo com o estádio da copa, né?

Cruzamento Ipiranga x Azenha
Ah tá né! Até parece... Nem precisei bater foto aqui!!

Cruzamento Ipiranga x Érico Veríssimo
Bati a foto, mas seria tão difícil uma placa aqui quanto na Azenha...

Cruzamento Ipiranga x Getúlio Vargas
Aqui até achei que fosse ter alguma coisa, mas não.... Nada do Soccer Stadium da Copa até agora....

Cruzamento Ipiranga x Praia de Belas
Aqui sim! Aqui tem que ter uma plaquinha, afinal o cara tem que dobrar a esquerda ou aqui ou na próxima prá ir pro Soccer Stadium da Copa né? Só que não....

Cruzamento Ipiranga x Borges de Medeiros
Tá, então aqui né? Não.... ainda não.... Turista prá chegar ao Soccer Stadium da Copa precisa usar a força prá chegar lá.

Borges de Medeiros
INDO EM DIREÇÃO AO SOCCER STADIUM DA COPA. Nada....

Ainda na Borges...
mas MAIS PERTO! Nada ainda...

Será aqui? Não pode... não tem placa nenhuma indicando! 
Maybe we're in the wrong side of town. Maybe they did change the soccer stadium to the one near the airport.....

Sabem ONDE É QUE EU FUI VER A PLAQUINHA?????


Reconhecem a construção ao lado???? É ISSO MESMO! É O EDIFÍCIO GARAGEM DO BEIRA RIO!!! SÓ AQUI TEM A PLAQUINHA DIZENDO QUE O SOCCER STADIUM DA COPA É..... JÁ PASSOU!!!! Wait!! Come back! Turn around! It's really here!!

Tão fornicando com a gente né?

Sugiro então, ao "Marketing" colorado, que como agora em janeiro COM CERTEZA não tem nenhuma G2 da Puc prá estudar, que por favor erga o seguinte outdoor na saída do aeroporto:


De nada.

ps. Se alguém vier com papo de que precisa das placas pro Batatão, afinal nem os gremistas sabem como chegar lá naquele buraco, então não me venham com placas em português ou inglês. Escrevam no idioma que eles entendem. Castelhano.

Off-topic da semana:

Pros pais metaleiros do BV, vai aí uma versão mais que decente das músicas mais odiadas por nós nesta fase de vida das cria: