segunda-feira, dezembro 22, 2014

Um técnico, finalmente?


Eu concordo com alguns (minoria aqui), que o técnico não faz tanta diferença quando ele é bom - ou não inventa.
Quando o cara é bom, ou não complica, o time é que faz a história.
Tu pega um Dorival, um Roth, um Joel Santana, e pode ter o CR7, Messi, Kroos, Balalo, entre outras estrelas no time que não vai acontecer NADA.
Com um técnico que não inventa, faz o arroz com feijão, consegue estar desassociado a esquemas e rachids da direção, e não se intimida com o vestiário, não faz diferença se é um Tite, um Dunga, um Diego Aguirre ou até um Luxa (embora esse tenha seus próprios esquemas).

Por isso, eu não tava me esquentando muito com a novela do técnico. Irrita, claro, ver a RBS fazer um carnaval com isso, pois prá eles é lucro jogar combustível na fogueira. Também faltou esperteza ao lidar com treinadores, ofertas e respostas. Muita coisa poderia ter sido feita na surdina (aqui um parentese: quem me perguntar como fazer na surdina algo assim, eu não vou explicar. Não vou mesmo. Todo mundo aqui é vacinado, sabe bater em teclas no teclado, logo tem um mínimo de instrução. No mínimo cursaram o primeiro grau. Não vou explicar o óbvio como tive que fazer da última vez que escrevi isso. Negativem ao infinito se quiserem).

Voltando ao assunto do treineiro. Não faz diferença. Comentei bem pouco semana passada pq não tava muito preocupado. Eu tinha certeza que não vinha o Roth. Seria suicídio do Pifero trazer o Roth. Talvez seja uma das pessoas mais odiadas no futebol brasileiro. E top-5 no gaúcho com certeza.

O que realmente importa, e que não se tem falado porque o foco tem sido erradamente no treinador, é no time - visto o que expliquei acima.

O time ainda não mudou. Temos exatamente os mesmos boleiros que terminaram o ano competitivo. Ninguém foi mandado embora, ninguém chegou.

Pelo visto, vamos prá libertas com as mesmas nabas. Vão chegar uns 2 no meio da pré-temporada, vão demorar prá entrar no time, aí lá por julho vão fazer reforço muscular porque não tiveram pré-temporada.... a mesma ladainha de sempre.

Já era prá estar com vários negócios encaminhados, já era prá ter nomes chegando no aeroporto, já era prá o clube estar vivendo o clima de libertadores. Mas infelizmente, o que se escuta e vê é a novela do treineiro.

Daí? Caímos nas oitavas, demite-se o treinador. Repete.

OU

Faço força prá acreditar que pelo menos as negociações com jogadores estão, de fato, sendo feitas na surdina. Aí sim!

Mas acho difícil...

Outra coisa:

eu canso de dizer que o principal problema do país e dos brasileiros é a educação. Com educação, os 75% de neanderthals que habitam o país virariam ao menos pessoas semi-civilizadas, o que já faria uma grande diferença na produtividade nacional (produtividade não só no trabalho, como também mental, e daí para todos os efeitos multiplicadores.)

Isso se reflete no futebol também, pois é o espelho de nossa cultura e sociedade. A briga que aconteceu no grenal sub-imundo no fim de semana mostra exatamente do que é feita a juventude do país. Vocês pensam que são só os "jovens boleiros"? Que é só "uma minoria"? Enganam-se. Aquilo ali é o futuro do Brasil. Aqueles são os 99% (referência americana, nem todos vão entender. Azar). Que sejam 75% como eu falei antes. Mas é isso aí. É isso aí que vamos ter no controle logo logo.

Se preparem.