sexta-feira, novembro 30, 2012

O próximo da fila

Dunga, fechando com o Inter, vai ser queimado da mesma forma que Falcão e Fernandão. É o próximo da fila. Os motivos para isso são os seguintes: (i) como sempre, Luigi está contratando por pressão, não por convicção; (ii) se muito, vão tirar apenas Nei e Bolívar; (iii) a direção está claramente esperando as eleições passarem para (se o resultado for favorável) deixar quase tudo como está (L. Davi, etc.); (iv) Dunga parece que vai cometer o mesmo erro do Falcão, tentando começar com o apoio da "medalhada", o que depois inviabiliza tirá-los do time.


É uma pena, mas não vai dar certo. E, para aqueles que não sabem a diferença entre analisar a realidade e torcer, explico: TORÇO para dar certo e minha previsão não se confirmar, MAS o cenário, permanecendo como está, indica o contrário, infelizmente. Dito isto, vamos a outros assuntos.

Essa semana foi curiosa. Vi algo inédito: um Oráculo magoado. Nosso Sr. 93+% de acertos ficou chateado quando o pessoal, baseados nessa imprensa risível e que mais confunde que ajuda, meio que duvidou das suas informações. Saulo disse que era jogo de cena. Deve ser mesmo, mas tenho que dizer: nesse caso, Luigi é um baita de um mau ator, hein, ô! Deveria estar valorizando o Dunga, dizendo que é o anseio do clube e da torcida, mas que está muito difícil a negociação, dada a concorrência, etc. Mas, ao contrário, "o presidente dos 166" ou o P166 (vou chamar assim de hoje em diante) passa a semana dizendo que Dunga parece estar fazendo pouco do Inter e que ele (o P166 e, por consequência, o Inter) pode ir em busca de outras opções, como se Dunga não fosse assim tão desejado.

Complicado, hein. O esperado, se assumirmos o que disse o Oráculo do BV (OBV), não era bem isso. Mas tudo bem. Prefiro ainda ficar com o OBV e acreditar que ser ator (bem como presidente de um clube de futebol) não está entre os talentos do P166.

Por fim, Dalessandro. Foi interessante ver a grande polêmica gerada esta semana por conta do que ele disse. É interessante ver o medo absurdo de boa parte da torcida de ficar sem Dalessadro. Podemos concluir duas coisas a partir disso. A primeira é que isso mostra que o Inter está realmente sem opções (principalmente, após a saída de Oscar). A segunda (e mais preocupante) é que a torcida tem mais medo de mudar o que precisa, do que aguentar as consequências de deixar como está. Ou seja, tem mais medo da dificuldade de encontrar outro bom meia para conduzir o clube, do que de ver o Inter naufragar ainda mais, dada a provável continuidade na queda de rendimento do Dalessandro e demais jogadores acima dos 30 e, INEVITAVELMENTE, na descendente da carreira.

O triste é que esse medo acaba por justificar a inação da direção do clube. É este pensamento (entre outros fatores, como já sabemos (leia-se: empresários)) que nos faz ter tanta dificuldade para dispensar jogadores como Nei, Índio, Bolívar, Renan, Kleber e Guina, só pra listar alguns. Dalessandro nem é um caso tão urgente. Dentre esses, Índio e Guina são um caso à parte: devem sair com todas as glórias e honras merecidas. Mas é incrível como muitas vezes a justificativa para sua permanência é a mesma dos defensores do Dalessandro. E, vejam, eu admiro o Dalessandro. Mas o Inter precisa de mais. Porém, enquanto Dalessandro (só um exemplo) ocupar espaço no clube, o Inter não terá condições financeiras e nem vontade suficientes para buscar um novo meia.

E a verdade é uma só: a fila tem que andar. Como mesmo disse Dalessandro, "este grupo [já] ganhou muita coisa".

ps.: Sobre a volta dos três volantes, sinceramente, me recuso a comentar. Tem gente (do Inter) que nunca aprende.