quinta-feira, janeiro 17, 2013

CONJUNTO

Dunga tem cobrado muito nos treinos

Vejo e ouço no noticiário esportivo que o Dunga está treinando a exaustão algumas jogadas, principalmente na bola alta, para reforçar nosso esquema defensivo e ofensivo (AQUI e AQUI). Pelo entusiasmo dos repórteres ao noticiarem isso concluo que esse tipo de treinamento (com forte cobrança de resultado) não eram comuns no INTER recentemente.

Uma das coisas que me incomodou muito no time ano pasado eram as bolas paradas que resultavam em gols dos adversários e nunca em gols nossos (até falei sobre isso neste VÍDEO). Não é possível que um time profissional tome tantos gols em jogadas de bola parada e faça tão poucos. Falta de entrosamente é inadmissível em uma equipe profissional, pois é justamente o conjunto o principal diferencial entre uma equipe e outra.

Nosso grupo não é, e não era, ruim, tem lá suas carências, entendo que o principal problema é a falta de competitividade. Ano passado deve ter sido uma das piores campanhas em casa de toda era dos pontos corridos.

A primeira coisa que um time precisa para ser vencedor é querer muito a vitória, é ser comandado por dirigentes e treinadores que exijam o máximo da equipe, que não se conformem com empates, que queiram sempre a vitória. Essa vontade de ser vencedor é fundamental ela que possibilita que um time se entrose, que ganhe conjunto, que não seja um amontoado de jogadores em campo.

Desde a derrota para o mazembe o que se vê a cada insucesso é que o vento, o azar, a arbitragem, a chuva ou qualquer outra coisa atrapalhou, faltava indignação, faltava alguém para dizer que não importa o vento a arbitragem ou a sorte, o INTER tem que vencer, se esse cara é o Dunga eu não sei, mas começo a desconfiar que ele tem esse perfil.

Se vai dar certo ainda este ano eu não sei, até porque demora algum tempo para um time se entrosar e pegar ritmo competitivo, mas esse é o caminho, me lembra muito quando o Muricy voltou ao time em 2004. Nosso vestiário estava em clima de gandaia com o Joel Santana e o Muricy veio colocar ordem na casa. Demorou quase um ano para o time engrenar e superar desconfianças, mas o resultado todo mundo lembra.

Penso que o trabalho que o Dunga ta começando da maneira correta e tem tudo para dar certo, se vai dar eu não sei, mas tenho certeza que o treinador vai exigir que cada atleta de o seu máximo, que respeite e torcida e a camiseta, honrado seus polpudos salários, sem desculpas.

Ser campeão do Brasileirão é uma obsessão para todos nós COLORADOS, uma amigo meu, economista, provou matematicamente que é o mais difícil do mundo (AQUI), e justamente por ser tão difícil que devemos exigir o máximo de dirigentes, treinadores e atletas.

André Flores
@ojogodointer