quarta-feira, novembro 05, 2014

Elitização

Tava lendo uma reportagem em que o Mourinho reclamou publicamente que a torcida do Chelsea é muito ruim. Quieta demais. Ninguem canta, ninguem vibra. E não é só lá, tá acontecendo no Manchester e quase toda liga Inglesa. Ingressos caros demais para jovens ir a todas as partidas. Dizem que a media de idade em jogos do Chelsea é mais de 40. O publico ainda contem muitos turistas e pessoas que entram com ingressos corporativos.

Enquanto eu não gosto do CAOS de gurizada brigando/usando drogas/gangs etc em estadios de futebol acho que podemos ter um meio termo. A Liga MLS por exemplo está nesse meio termo. Cada time tem sua "Popular" ou até mais enquanto brigas/drogas/gangs não faz parte do espetaculo.

O Brasil e a Inglaterra estão em extremos. A Inglaterra formal demais e o Brasil ainda selvagem demais nas arquibancadas (basta lembrar Vasco x Atletico-PR).

A questão é como chegar no meio termo que funciona para o espetaculo e para a maioria da torcida?

Aqui um otimo video que mostra por dentro da super organizada torcida o Portland Timbers que é uma das mais animadas e fanaticas torcidas em MLS e como eles fazem um super "pano" (ie Tifo) para um jogo contra o Rival Seattle Sounders. Vale a pena ver, especialmente se tu ainda acha que Americano não curte futebol.