terça-feira, maio 29, 2012

As Mentiras de Cosme

Cosme Rimoli escreveu uma coluna hoje reclamando que Americanos não conhecem Neymar e inventou um monte de mentiras pra justificar isso inclusive dizendo que o Futebol nos EUA "nunca foi tão rejeitado pelos Americanos". Uma simples e pura mentira. O cara tá nos EUA a 2 dias e acha que sabe alguma coisa sobre o povo Americano e o que pensam sobre o esporte. A coluna ainda é irresponsável porque chama o povo Americano de racista por supostamente não gostar de futebol. É por isso que deixo a coluna desse cara ali na coluna esquerda do BV, assim as mentiras são pegas.

 Abaixo está algumas das invenções dele e minhas respostas.  

Rimoli: "O Futebol nunca foi tão rejeitado nos EUA" (isso ta no titulo do texto).

Um absurdo um jornalista esportivo escrever algo assim tão longe da verdade! O futebol nos EUA está em alta. Varios times lotam seus estadios a cada rodada. O Seattle Sounders por exemplo tem capacidade de 38 Mil nos seu estadio para futebol. Todos os ingressos de todos os jogos nos últimos 4 anos foram vendidos! Ou seja o Sounders lota seu estádio TODO jogo em casa a 4 anos! São mais 70 lotações seguidas na casa dos Sounders. (E não são Latino-Americanos na arquibancadas de Seattle como Rimoli afirma que só Latinos gostam de futebol aqui) . Me acha um time no Brasil que lota o estadio 1 mes seguido! Os outros Top 5 times na MLS todos tem media de publico acima dos 20 Mil por jogo. Compara com os times do Brasil por favor.

O Canal Aberto Fox que se dedica ao Baseball e NFL começou a transmitir futebol ao lado da NFL. Antes do Superbowl o que passou? Futebol. Isso nunca foi algo sonhado e tá acontecendo! E Futebol abrindo para o Super Bowl o programa mais visto da TV Americana! Isso não é pouca coisa. Pouco tempo atras nem o mais otimista Fã de Soccer imaginaria que ia ver futebol terminando e logo depois o Super Bowl! E o cara vem dizer que o futebol nunca foi tão rejeitado?

Todo ano um estádio novo é construído especificamente para futebol e para um time da MLS. Estadios modernos ao estilo Europeu. Templos para o futebol. Nada de como era antigamente com linhas da NFL no gramado. É outro mundo do que era antigamente. A media de publico da MLS chega a quase 20 mil por jogo e sobe a cada ano. Inclusive a media é maior na MLS do que no Brasileirão.

Alias qualquer pessoa que tenha passado mais de 2 dias nos EUA sabe que o maior periodo de rejeição do Futebol nos EUA foi nos anos 80 quando a Liga NASL acabou e virou liga de salão até ser extinta por completo em 1985. Nem a Copa de 86 que a Colombia abandonou os EUA consegiu (foi pro Mexico). Não existia liga e a seleção Americana era composta por semi-amadores e universitários. TV zero. Copa só nos canais de lingua espanhola. Como é que é Cosme? O Futebol nunca foi tão rejeitado como agora???? kkkkkkkkkk

Rimoli: "Seu nome (Neymar) é repetido com admiração, respeito nestes dois pólos. No território norte-americano, não. O país não se rendeu ao futebol"

Só porque  o povo em geral não conhece Neymar não significa que não gostam de futebol. O povo Americano é bem diverso. Cada um segue o que gosta. Milhões tambem não sabem quem é Kobi Bryant. Não é como no Brasil onde uma pessoa famosa fica famosa com quase toda população. Aqui há varios esportes principais com enorme audiência...mais de 10 esportes...cada um segue o que interessa. Tu não quer que um cara apaixonado por Nascar saiba quem é Neymar! Não é a dele. Isso é normal aqui. Aqui o negocio é diversificação. Agora, Pelé todo mundo nos EUA conhecia e ainda conhece. Mas Neymar não é Pelé. Pelé plantou as sementes que 14 anos depois classificaria os EUA para sua primeira Copa em 40 anos (a de 1990). Os jogadores da Seleção de 90 eram crianças quando Pelé jogou aqui e Pelé marcou suas vidas e o Futebol nos EUA nos ano 70. Pelé queria fazer o futebol crescer aqui e fez. Sem Pelé a magia dos anos 70 e o Cosmos não teria existido. E a seleção de 90 provavelmente não seria a mesma. Os EUA nunca mais ficou fora de uma Copa. Eu dou credito direto a Pelé pelo sucesso ao longo prazo do Futebol nos EUA. Mesmo que nos anos 80 o futebol aqui tenha morrido. Mas foi uma morte temporaria depois da super exposição que foi a passagem do Pelé aqui.

E outra aqui nos EUA o objetivo da US Soccer e MLS não é ser #1. Não precisa ser. O futebol pode sobreviver e muito bem como esporte #5 ou #6. O Objetivo se é que existe é de ser o esporte #4, atras da NFL, MLB e NBA. Ser o maior esporte não é necessario para o sucesso do Futebol nos EUA. 

Mas o maior culpado em Neymar ou Clubes Brasileiros serem desconhecidos nos EUA é a CBF e os proprios clubes que não sabem fazer Marketing fora do País. Ou melhor, a CBF faz marketing pra Seleção...por isso a Seleção lota estadios da China aos EUA. Já um clube Brasileiro não bota 5 mil num estadio Americano. Aqui nos EUA Manchester United e Barcelonas da vida tão cada vez mais conhecidos e clubes Brasileiros....nada! Culpa do Americano ou dos organizadores do Futebol Brasileiro?????? Adivinhe!

Rimoli: "Há uma piada racista que circula por aqui. De extremo mal gosto. Que mostraria uma suposta superioridade para explicar o sucesso do futebol na America Latina e na Europa. Os norte-americanos são tão desenvolvidos intelectualmente que praticam esportes com as mãos, que exigem maior raciocínio. Os exemplos são o basquete, o basebal, o futebol americano, o golfe, o hóquei sobre o gelo, o boliche..." 

O cara tá a 2 dias nos EUA e sabe das piadas que circulam? Eu tô nos EUA desde 1968 e nunca ouvi essa piada. Na verdade se ouvi algo assim não foi piada e sim algum comentario imbecil de algum jornalista que não gostava de futebol. Mas o cara agora vai generalizar o povo inteiro é racista por causa de uma suposta piada de uma pessoa? Chega a ser uma irresponsabilidade. Os comentarios lá no blog dele tá cheio de pessoas indignadas com esse "racismo" dos Americanos. Pena que é uma mentira. Nenhum Americano que eu conheço e conheço centenas pensa assim. Uma boa maioria de Americanos que conheço gosta de futebol ou no minimo respeita. Sempre tem um ou outro que não curte...mas e daí? Qual o problema? Cada um cada um. Brasileiro gosta de Hockey ou Baseball? Se não, os Americanos deveriam ficar brabinhos com os Brasileiros? 

O problema do Rimoli é que ele vive num País onde futebol domina 95% da cobertura esportiva e ele acha que nos EUA deveria ser assim tambem. Ele deve ter achado que ia ter 200 reporteres loucos pra vê Neymar...mas aqui a imprensa esportiva tem N numero de eventos pra cubrir e jornais só tem X espaço. Cada mês aqui tá acontecendo algo importante nos Esportes..a NBA por exemplo está nas finais agora. A INDY 500 foi Domingo...Baseball está em plena temporada...na NFL os times estão contratando para a temporada etc etc etc....o mundo aqui não depende de 1 esporte só. Nunca foi assim e nunca será. Rimoli estava esperando um carnaval sobre o Neymar aqui? 

 Rimoli:  "A Liga Femenina Norte Americana foi extinta esse ano, Motivo: desinteresse total de público e televisão,Com apenas cinco times, se resolveu pela simples extinção"

E como tá a Liga Feminina no Brasil? Pois é mal existe! Se é que existe. Isso significa que não gostam de futebol no Brasil? Ao menos nos EUA eles tentam organizar uma liga femenina. Se não deu certo é porque a competição é grande inclusive do futebol masculina que tá indo muito bem. Mas vale lembrar que a Copa do Mundo de Mulheres já colocou mais de 90 mil no estadio aqui. E a propria Copa de 94 continua sendo a de maior publico em media de todas as copas.



Rimoli: "No masculino o clima também não é animador. Falharam todos os planos depois de Pelé e da Copa de 1994, trazida pelos EUA pelo então poderoso Henry Kissinger. Não houve a popularização"

Essa é a maior mentira de todas. A liga MLS como já expliquei tá indo muito bem! Começou em 96 e cada ano melhora. Cada vez mais publico. Cada vez mais cobertura da imprensa. Cada vez mais estadios novos. Cada vez melhores jogadores. Ridiculo comentario desse Rimoli sem base alguma em realidade.

Rimoli:"Só há, e a muito custo, 14 times na liga."

Errado. A primeira divisão..chamada MLS tem 19 clubes com o Vigésimo a entrar na liga em 2013 ou 2014 será provavelmente o segundo time de New York, o retorno do famoso NY Cosmos.

Rimoli: "Quando se tentou investir de verdade no futebol americano, os dirigentes logo perceberam a loucura dos salários de jogadores e técnicos."

Sim porque Americanos não sabem nada de esporte. Pensam que é baratinho ter time profissional. Afinal Michael Jordan só ganhava 1 salario né.  Então segundo Rimoli os Americanos organizaram uma liga e só depois se deram conta de que esportes profissionais pagam bem a tecnicos e atletas..kkkk so rindo mesmo de um comentario amador desses. A MLS foi extremamente bem planejada quando começou em 1996. Sugerir que os organizadores foram pegos de surpresa com os salarios é risivel.

Rimoli:"Os organizadores do amistoso de amanhã estavam preocupados. Sobravam 15 mil ingressos ainda para serem vendidos. O estádio FedEx deve estar cheio, mas não abarrotado."

Organizadores responsaveis até de torneio de bola de gude estão sempre preocupados! Rimoli conversou com os organizadores do amistoso? Amanhã vocês provavelmente vão ver um estádio lotado. O que Rimoli escreveu foi só pra dramatizar sua história e nada mais. Amistosos Internacionais nos EUA lotam jogo apos jogo. Esse não será diferente. Esse fim de semana a Seleção Americana colocou 45 Mil pra ver os Americanos jogarem contra a Escócia. Foi recorde de publico na cidade que o jogo foi disputado.

Rimoli: "as emissoras que mostrarao o jogo ao vivo para os Estados Unidos são duas. A tradicional ESPN2 e a Telefutura, voltada para quem? Aos latinos."

Desde quando a ESPN2 é voltada a Latinos? Os narradores da ESPN2 são Britânicos contratados pela ESPN Americana pra dar um sabor Europeu as transmissões exatamente para cativar os Euro-Americanos e não necessariamente os Latinos. Alem do mais, Latinos SÃO Americanos. Americano é muita coisa alem de homem branco. Americano é uma mistura enorme. De Asiatico, a Latino, A Europeu, A Africano. Rimoli acha que Americano é apenas homem Branco. Está enganados. "Os Latinos" pela qual ele se refer que assistem futebol, boa parte são cidadões Americanos. Porque ele fica diferenciando os torcedores por raça? Quem está sendo racista? Quanto a telefutura, existe uma rede enorme de canais de lingua espanhola nos EUA e a decadas eles mostram futebol nesses canais. Não vai ser agora que seria diferente. Não tem nenhuma novidade nisso e não é porque futebol tá bem ou mal. 

Rimoli só escreveu merda e pior passou informações erradas aos seus leitores. No minimo tinha que achar alguma controversia para seu blog e achou que poderia inventar uma monte de bobagens que ninguem ia saber melhor. Mas eu sei e afirmo que o texto dele não passa de um monte de invenções.

Pra finalizar li nos comentarios dele de muitos leitores que "Americanos só gostam de esportes das quais são bons". kkkkkkkkkkkkkkkk BEM AO CONTRARIO! O Brasileiro em geral é que só gosta de esportes das quais são bons. Por isso Volei vai bem, basquete vai mal. Por isso futebol é #1 e quase o unico esporte do Brasil com alguma cobertura! Nos EUA tem liga organizada de tudo que é esporte e publico pra tudo. Sejam bons ou não. Ah e as Mulheres Americanas são varias vezes campeão do Mundo e Olimpico de futebol e mesmo assim a liga não resistiu...então segundo a teoria de que Americano só gosta de esporte que é bom, porque a liga das mulheres não sobreviveu se é a melhor do Mundo? É , teoria furada! 

PS: 1 dia depois, depois da vitoria do Brasil sobre os EUA Rimoli mentiu mais uma vez, Escreveu:


"Havia a certeza de vitória diante do Brasil" Sobre o seleção Americana. Que por causa do Feriado Patriotico no País os Americanos tinham certeza de vitória. Mais uma mentira. Ninguem na imprensa, no time, na confederação achava que os EUA ia vencer...muito menos com certeza. Mais uma vez Rimoli manipulando seus leitores, pra eles acreditarem na suposta arrogância Americana. Patético o Rimoli. Mente descaradamente. Com quem Rimoli falou? Ele tem esse habito de dizer o que as pessoas pensam mas sem dizer quem falou. Ivenções, ficção ou mentiras. Chame o que quiser. Mas isso é o Cosme Rimoli.