quarta-feira, agosto 14, 2013

Marca e "Marquetingui"

Aproveitando que o próximo jogo do INTER vai ser amanhã e o último resultado não merece muitas observações, além do que já fala-se anos a fio aqui no blog, vou aproveitar para comentar um assunto que tem me deixado aflito.

Aproveitando o gancho do último post do André, me preocupa a comparação feita por ele de que o estádio em Novo Hamburgo estava abarrotado de gente enquanto que os jogos do centenário eram mais vistos pelas vigas do estádio do que por torcedores colorados.

Descontando a diferença de tamanho entre os dois estádios e o momento de paixão e euforia do André por ter o INTER jogando mais próximo da casa dele, continua preocupante a situação. E fica mais preocupante quando lembramos que ha pouco tempo o Flamengo lotou o Mané Garrincha, em Brasília (distante 1.257 km do ninho dos urubus, no Rio de Janeiro).

Preocupante saber que um treino do Barcelona na ásia é capaz de atrair mais gente do que um jogo de campeonato brasileiro, título que não ganhamos desde 1979.

A culpa é da ingenuidade dos asiáticos? Da falta de paixão dos colorados (paixão = empolgação, não confundir com coloradismo)? Da baixa qualidade dos campeonatos nacionais? Da pouca exposição da marca INTER? Da preocupação excessiva no âmbito regional sem existir políticas sólidas de expansão da marca do time?

Eu voto que todas as alternativas acima estão corretas,com exceção da primeira.

Os asiáticos não são ingênuos. Eles estavam comprando um produto que foi-lhes apresentado como referência mundial em qualidade na sua área de atuação, gerido profissionalmente e com expressivos resultados nos últimos anos. Certo?

Mas isso reduz o peso de Marcas como Manchester United, Real Madrid, Inter de Milão, Milan e mais um cem números de times globais? A resposta é definitivamente não!

O que há de errado então? Por que não conseguimos enxergar o nosso time, aquele mesmo que torcemos desde a infância, como a maior marca do mundo? NEM NÓS MESMOS SOMOS CAPAZES DE VER O INTER ASSIM!

Por que o INTER não tem força capaz de levar uma cidade do interior a ir prestigiar uma partida do maior campeonato nacional?

Sem essa de o melhor do Brasil. Muito menos a velha desculpa de que o grêmio não tem isso ou aquilo. Ver o mercado com esses olhos é deixar que conduzam o time com a mesma maneira que levam a vida dois vizinhos invejosos, em que o maior objetivo da vida de um é comer a mulher do outro. 

Isso não me serve. Acredito que não sirva para a maioria. grenalização de tudo é o caminho de idiotização das duas torcidas. Uma espécie de coma da consciência em que as pessoas não analisam os fatos de forma coerente. Não tem nada pra mim maior do que INTER x grêmio. greNAL pra mim é um campeonato por si só. Mas, mesmo assim, pra mim é dentro do campo durante os 90 minutos. Fora disso, tudo são simples negócios.

Eu quero ver e sentir o INTER como uma grande marca mundial, em pé de igualdade aos maiores do mundo e sendo uma referência. Mas não vejo nenhum esforço continuo e real nesse sentido. Apenas força de "vencer o grenal" e rir da desgraça dos outros (como o post sobre a derrota do Santos no mundial). Movimenta-se uma babilônia de dinheiro através do clube que a imprensa registra apenas que entra e que sai, mas não temos registros de que vem deixando um legado definitivo apenas uma divída crescente e compromissos financeiros que crescem em progressão geométrica.

Não adianta nada fazer alguma análise e apontar possíveis soluções enquanto o foco não estiver no crescimento sustentável e real da marca e do poder econômico da ASSOCIAÇÃO CIVIL SEM FINS LUCRATIVOS chamada SPORT CLUB INTERNACIONAL. Enquanto o clube ser visto como o quintal para negócios de interesse pessoal, seremos feridos pelo que deveria ser nosso entretenimento.

Enquanto não houver a mobilização da torcida para que de fato as coisas corram para nos tornar maiores do que essa disputa citadina vendida pela imprensa e que acomoda o fracasso, seguiremos com essa sensação de que somos a periferia do futebol e de que alguém está nos enganando (e embolsando um dinheiro que não é bem usado).



Nunca esqueçam de viver suas vidas de verdade porque o que a maioria dos que estão ligados ao esporte profissional querem é nos colocar para dormir e tirar o dinheiro de nosso bolso. 

Nunca troque a convivência familiar, sua saúde e bem estar por qualquer merdinha vendida como sinônimo de paixão. Já pensou que a mensalidade que você sua pra pagar poderia ser guardada para o futuro de alguma criança de sua família ou até pra você mesmo e não para pagar metade do salário de qualquer "Zé Pafúncio" que está encostado num time menor?

Sua existência pode ser muito maior do que uma vidinha medíocre que encontre apenas no futebol algum sentindo. Esses esquecem que as vitórias e derrotas, apesar de vendido o contrário, nada tem a ver com eles. Foi quem contratou, quem preparou e, por fim, quem jogou que tem toda a responsabilidade seja pela derrota, seja pela vitória.