sexta-feira, agosto 09, 2013

Quem se ilude, sofre

Quem acompanha meus textos sabe bem o que eu penso do potencial e das chances do Inter no BR e na CdoB. Mesmo com as vitórias em sequência que obtivemos, eu escrevi que a vaga na LA ainda seria luxo. Portanto, apesar de chateado, não me surpreendi com os últimos resultados negativos. Toda essa alternância do Inter e a facilidade que tem de tomar gols podem ser explicados pela extrema dificuldade em repetir a formação defensiva da equipe nesse brasileirão, especialmente aquela que vinha levando menos gols, isto é, a do primeiro semestre. Vendemos Moledo e Fred e ainda tivemos mudanças importantes nas laterais e na volância.

Com o Dunga aí há tão pouco tempo é IMPOSSÍVEL que tantas escalações diferentes não afetem o desempenho. Insisto: mesmo que Dunga tenha (o que ainda não sabemos) um bom esquema de marcação defensiva em mente, não houve tempo hábil para que todo o elenco (incluindo reservas) absorvesse e fosse capaz de manter a consistência tática, apesar das diferentes escalações. Porém, ainda tenho dúvidas se Dunga tem um tal sistema defensivo bem definido, pois a falta de compactação do time quando ataca é um problema desde o início do ano, embora levássemos menos gols, o que credito à repetição da escalação e ao nível dos adversários. Sinceramente, não sei se o nosso problema são as deficiências técnicas e/ou físicas de nossos jogadores ou se está no sistema defensivo treinado pelo Dunga. Aguardarei.

Sobre os jogadores, algumas observações: para mim, Kleber acabou de vez como jogador. Eu ainda tinha esperança de que ele voltasse a jogar bola com Dunga, saindo da tal "zona de conforto", mas a verdade é que seu problema é decadência técnica mesmo. Ronaldo Alves teve um bom momento no LADO ESQUERDO da zaga. No direito está um lixo. Ednei sentiu muito o peso de ter que entrar no time como titular. Talvez ainda possa ser um bom reserva, tendo mais tempo para ganhar confiança. Mas certamente não será o jogador que nós queremos como titular, isto é, não é do tipo como um Iarley, por exemplo, que chega e joga em qualquer lugar. Gabriel continua sendo a opção melhor, mas é ruim também.

No mais, tenho começado a me preocupar com o que vai acontecer com a comissão técnica em 2014. Sei que ainda é cedo para esse assunto vir à tona oficialmente, mas temos visto o Dunga diferente nas últimas semanas, com entrevistas que às vezes parecem mais conformadas e até desanimadas. Espero ser apenas impressão. Mas gostaria de vê-lo um pouco mais animado, sei lá... Por fim, sobre o lance dos preços dos ingressos, sou mais radical: acho um absurdo cobrar os preços anunciados para um jogo num estádio tão modesto. Já imagino o que vai ser no novo Beira-Rio. As pessoas falam que "a elitização é inevitável" com uma naturalidade que só nesse Brasil a gente vê. Inevitável parece ser a nossa ignorância (no que me incluo, ok) e essa mania de achar que o que é bom tem que ser caro.

Só pra lembrar: clássico Benfica x Sporting, em estádio "padrão FIFA", custa 18 euros (+/- 54 reais, mas lá é como se fosse 18 reais mesmo) para o sócio, com visão lateral, num lugar próximo ao campo.