segunda-feira, julho 14, 2014

Cabô!


E era isso então! Cabô. Os últimos jogos eliminatórios até que não foram dos mais emocionantes, mas a copa toda em si foi demais, na minha opinião.

Prá mim, foi a copa dos goleiros, dos bons jogos e dos gols.

Infelizmente ficamos por um gol de bater um longo record de gols na copa. Ficou em 171 (2.67 por jogo), o que empata com a copa da França em 98.

A notar, as últimas três finais foram no mínimo para a prorrogação, e duas delas acabaram em 1 x 0 no final.
Fraco, pobre, prá uma final de copa do mundo. Aliás, os jogos eliminatórios foram assim este ano, com poucos gols e muita prorrogação (com excessão do Brasil, mas isso é outra história!). Acho que isso é reflexo do futebol moderno, onde se defende, se destrói primeiro, para depois se tentar ganhar o jogo. 1 x 0 dá 3 pontos, tanto quanto 7 x 1, e como nas eliminatórias não existe saldo de gols, joga-se pelo escore mínimo. Lógico que prá analista de resultado isso é um saco, mas prá quem gosta de um jogo bem jogado, prá quem reconhece ótimos jogos de 0 x 0, foi muito bom (Alemanha e Argélia foi um jogão, por exemplo), fica muito legal assistir aos jogos.

A taça ficou em ótimas mãos. Independente de quem vocês estavam torcendo, acho que a Alemanha tem um baita time, com jogadores que certamente serão lembrados daqui a 10, 20 anos, tanto quanto nos lembramos do time de 90. Uma geração que merecia um grande título, e veio no seu ápice.

Quanto a Argentina, rivalidade a parte, apresentou um time bom, organizado, muito diferente de anos anteriores quando chegava favorita e não jogava prá isso. Messi prá mim, apesar de alguns lampejos, foi uma decepção. Melhor jogador do torneio? Pura politicagem. Igualzinho a darem o prêmio pro Deco em 2006, quando o Iarley tinha comido a bola e acabado com o jogo.... Fifa né...

Argentina tem time prá chegar em 2018. Alemanha já começou renovação com jogadores jovens. Chega de novo nas semis. Brasil? Bah, incógnita pura. Vai desde uma hecatombe nas eliminatórias até uma reinvenção e um retorno histórico em 2018. Sei lá. Holanda.... como um amigo meu me disse, "aqui na Holanda, voltou tudo ao normal, faixas e decorações retiradas melancólicamente, mais uma vez"! Prá eles, é uma rotina histórica passar pela copa com tanta esperança, um time bom, prá cair no fim, como sempre. Acho que era isso prá essa geração. Uma pena, mas acho que não vejo mais Robben numa copa do mundo. Esse sim, para mim, o melhor jogador do torneio. Se voltar em 2018, periga fazer o mesmo papel do Forlán.... O mesmo prá Van Persie e Sneijder. Também não sei o que esperar da Holanda prá 2018.

Outros times? Espero um time mais forte dos Estados Unidos. Cada vez estão evoluindo mais. A Colombia, se fizer o tema de casa, vem com esse time muito legal de se assistir. Costa Rica? Acho que não mais. México? Talvez. Bélgica, Suiça, Russia? Não vieram prá copa, e acho que era isso desses times. A Rússia por jogar em casa, talvez saia do grupo, mas sei lá.... Itália e Espanha? Só com renovação. Ingalterra? Não muda nunca. Naba pura que acha que é alguma coisa.

E prá Rússia? Eu acho que não vou. Quando converso com russos aqui, me falam dos mesmos problemas sociais do Brasil. Encarei o Brasil, não me arrependi, foi tudo muito tranquilo, e soube de pouca coisa que aconteceu com turistas. Mesmo assim, não me arrisco num país equivalente, onde não falo a língua, e tudo é muito desconhecido. Vou esperar 2022. Talvez não seja mais no Catar. Quem sabe aqui?

E agora é Inter né.... que tristeza! Voltar duma parada de copa sem a esperança duma Libertadores como nas duas últimas vezes, e com essa cacaca de time prá não falar no resto. Dá uma deprê.....
Veremos.

Boa semana ae.


EDIT:

PUTZ!!! ESQUECI COMPLETAMENTE DO BOLÃO BV!!!

Parabéns ao Roque, que ganhou o bolão e como prêmio passa a ser conhecido como Polvo Roque aqui no BV!!!


Obrigado a todos que participaram do bolão! Foi bem diveritdo, e acho que logo logo rola outro!!