quarta-feira, julho 30, 2014

Networking


"Felipão não reconheceu seus erros na entrevista coletiva. Acha que escalando o Brasil abertinho fez bem. Não se arrepende de nada. Só reforça a ideia de que o grande treinador ficou no passado. Vai para a história com a marca do maior vexame da história do futebol brasileiro." (Pedro Ernesto Denardin)

Não vou perder meu tempo nem palavras sobre quem é, foi ou será distribuidor de coletes no brêmio. Apenas comecei o texto assim porque, estranhamente, o mesmo comentarista que fez essa afirmação, sem apresentar nenhum fato lógico pra tal, disse na TV que a escolha certa era o recente ex-treinador para depois verem as outras opções... "Ele é o cara!" CUMA? 

Isso só prova uma coisa: uma boa parte do jornalismo esportivo gaúcho é a profissão mais antiga do mundo.

Era só pra ser impactante ou gerar acessos, ou, ainda, ser contundente? Não é culpa minha! Fato é que ele afirmou que a solução ideal foi responsável pelo maior vexame de toda a história do futebol brasileiro a poucas semanas atrás. Que merda de solução ideal é essa?

Não me interpretem mal. O problema não é o Pedro Ernesto. Gosto muito do trabalho dele como narrador, acho ele o melhor. O problema é que TODOS os jornalistas trocam de opinião, "fato jornalistico", o cacete, com mais facilidade do que eu troco de meias. Se não tem notícias não inventem, se o fato está consumado não distorçam...

Em tempo: foi sim o maior vexame do futebol brasileiro, o mais contundente, acachapante... de ficar com o rabo entre as pernas e as orelhas murchas. Mas isso deve ser o fim de carreira de alguém? Creio que não. Mas assim chega a ser ridículo. O bom que ficou no passado? Mas já? Fala sério!

Soou como se alguém falasse ao pé do ouvido treinador: vem pra casa guri, o povo gosta de ti, vai te receber de braços abertos pelo passado e nós ajeitaremos o presente. Vai ficar tudo numa boa. Confia na gente, não? Somos Amigos!

Aqui vai um ponto importante: que credibilidade merece uma imprensa assim?

O que pode ser levado a sério desses nobres senhores quando falam sobre os clubes?

NÃO me importa a cor do time favorito de quem quer que seja. Apenas acho que vender uma ideia de imparcialidade pra ser tendencioso é covardia extrema. Inflar palavras pra vender notícias (acessos, anúncios) é mediocridade. Pena que a imprensa não é como o adsense do Google que a gente poderia punir pra não receber dinheiro se trapaceasse. Ajeitar a realidade é a pior das trapaças porque é a história sendo contada e MUITO mal contada.

Deixo a pergunta no ar e vou-me embora porque ouvi dizer que vão contratar também um grande jogador, diz que vem o poderoso Enrico Cabrito aí.


PS: quem me falar que "fato jornalístico tem de ser registrado com toda a emoção do momento..." Não me responsabilizo.

PS-2: Brito, seu ridículo antes de falar frases tendenciosas como "O INTER JOGOU MUITO MAL... apesar da vitória" enfia o dedo no teu próprio ânus! (sim, ânus, porque deve ter crianças lendo =P)


@cristiandrs