sexta-feira, maio 10, 2013

Não é favor!

Era uma vez o um povo com síndrome CRÔNICA de vira-lata.

Nada contra os cães vira-latas, ressalto.
Esse povo somos nós. Como clientes - seja na aquisição de produtos ou de serviços públicos e privados - agimos como se todos estivessem nos fazendo um favor. Eu mesmo me vejo muitas vezes agradecendo ao caixa após pagar a conta, muito mais até do que eles próprios me agradecem pela preferência - isso quando o fazem.

Vou direto ao assunto. O Sport Club Internacional não faz nenhum favor aos seus torcedores, sócios e não-sócios. Dada a raridade de uma afirmação como essa, é possível que ela não faça sentido para você num primeiro momento, então vou dizer novamente, em outras palavras:
O nosso clube - e, aqui, lembre-se, não se trata de posse, mas de uma escolha que fizemos de torcer por ele e até de contribuir mensalmente - não faz nenhum favor a nós, muito pelo contrário. Você, torcedor que lê este texto, é que faz um favor ao clube, pois sem você e outros como você o clube não existiria.
Portanto, quero deixar claro aqui o meu repúdio a qualquer menção gratuita e leviana a aumentos nas mensalidades dos sócios do clube ou sobre o preço dos ingressos após a conclusão do estádio. Antes de prosseguir, vamos relembrar alguns fatos:
  • Enquanto o estádio é construído e o torcedor não pode frequentá-lo, a maior parte dos sócios continua pagando a mensalidade.
  • Os ingressos para jogos no Brasil já eram caros demais, dada a porcaria de serviço (alimentação, estacionamento etc.) e de conforto (assentos, banheiros etc.) nos estádios. Um exemplo: o ingresso no setor mais barato para Benfica x Sporting de Lisboa, no estádio do Sporting em dezembro de 2012 custava 28 euros (+/- 70 reais) para comprar na véspera do jogo, sendo que para quem comprou o carnê no início da temporada, cada ingresso em setores mais nobres saiu na faixa de 15 euros (+/- 38 reais), segundo o sócio com quem fui ao jogo. Esses preços com o conforto de um estádio moderno.
Com desconto de sócio, ainda em 2011, eu paguei 40 reais para um jogo da libertadores. Ou seja, nosso ingresso (80 reais a inteira, na arquibancada) já era mais caro em maio de 2011 do que o ingresso para um clássico em Lisboa em dezembro de 2012.

Quando é que nós deixaremos de ser tão imbecis? Quando?! Quando vamos entender que o novo Beira-Rio não é um favor do clube, mas uma obrigação, um meio de atrair os torcedores para o estádio e de aumentar a renda, não pelo aumento de preços, mas pelo aumento do consumo resultante da melhora na qualidade dos serviços prestados?

Faça a conta. Pense um pouco. Num estádio moderno, espera-se que: (i) a média de público aumente; (ii) obtenha-se renda com o estacionamento; (iii) aumente o consumo de bebida e alimentação, principalmente quando se sabe que seu lugar continuará garantido quando voltar; (iv) aumentarão receitas do clube com a locação de espaço no estádio. Se é o clube ou a SPE, não importa, pois são parceiros.

Portanto, o clube não tem o direito de justificar qualquer aumento de mensalidades de sócios apenas por ser um estádio novo e mais confortável, pois o sócio não é um mantenedor do estádio!!! O sócio é um contribuinte voluntário do clube. Ou seja, mesmo sem nenhum sócio, o estádio tem que continuar se mantendo!

Ingressos mais caros na véspera dos jogos, ok. Aumento para atualizar a inflação, ok. Diferenciar faixas de mensalidade para sócios com cadeira cativa, ok, pois o estádio será setorizado. Mas aumentar por aumentar o que já é muito caro, não.

Quero crer que o clube pode ser melhor que isso e que há gente lá dentro (certo, André?) sensata e inteligente o bastante para compreender isso. O estádio é capaz de se sustentar sem recorrer a ingressos caros simplesmente, massacrando a torcida e, nesse caso, especialmente os sócios que já contribuem com o clube mesmo quando não vão a jogos, por diferentes razões. Dirigentes do clube façam um favor a si próprios: não pensem que estão fazendo um favor para nós.

O Sport Club Internacional existe por causa de sua torcida. Não o contrário.

ps.: Wianey muitas vezes age como um idiota.