quarta-feira, fevereiro 11, 2015

O Bêbado e o Equilibrista

Nosso Treinador do ano passado, meu nome não é Jhonnie (Walker), dançou por vários motivos. O mais forte é que o time apresentou inconstância e resultados abaixo do esperado. Desnecessário citar os vexames.

Já esse ano, seu sucessor vindo da terra do assado, da cerveza e do chibo (expressão da fronteira para nominar aquelas importações informais do pais celeste) não conseguiu imprimir um padrão muito menos apresentar alto rendimento. Temos alguns "rascunhos" mas acho muito pouco para a distância que temos para iniciar a libertadores.

Estou, como alguns já sabem, não dando nem bola se formos campeões invictos do gauchão ou se nem disputarmos as finais. Não dou bola pra corneta por conta disso e não vejo sentido enriquecer a RGT-jr, alguns dirigentes e empobrecer o futebol local. Qualquer dia explico melhor o que quero dizer...

...MAS, voltando a vaca fria, o time segue agindo como um piá abobado e punheteiro que não sabe o que fazer. Percebe-se a insegurança do time. Eu penso em um time, pra que esse time seja realmente bom, os jogadores saibam o que fazer sem nem precisar olhar para o companheiro. 

Estamos MUITO longe disso. Vá lá que estamos em fevereiro e temos de ter o time voando apenas mais pra frente. Mas a equipe mostra a mesma psicologia desses anos de altas expectativas e imensas decepções. 

Eu não falo nesse momento - ainda, da psicologia individual do jogador, eu analiso o time como um organismo vivo e a atuação das diferentes partes (cada jogador) vai dar a vida do time e seu comportamento global. Aquela velha história de que o todo sem a parte não é todo.

Por isso repito: o time ainda está abobado! Quando consegue uma vantagem tem a desvirtude de perder a concentração ao ponto de entregarem de presente a vantagem. Quando sofre um revés ou uma pressão durante o jogo se percebe no olhar que não tem um plano B, uma contingência, nada planejado previsto e treinado. Sem plano de ação fica óbvio que o jogo vira um LIXO! Não se estuda o adversário nem se observa a sério o jogo. É tudo na mesmo bola no D'Alessandro e vamos pra cima de qualquer jeito ver o que dá.

Mas isso não é culpa do treinador (ainda). Tantos anos agindo assim é como deixar de fumar, exige muito esforço e dedicação pra deixar de ser abobado, agir com equilíbrio e ter sempre uma alternativa séria pra buscar manter-se vencedor em campo.

Por conta disso, não podemos aceitar nada menos do que uma atuação decente contra o Cruzeiro hoje. Nem falemos de vitória (OBRIGAÇÃO). Mas sem precisar de gol chorado, tá? Que o jogo de hoje sirva para acertar as peças e deixar o time pronto pra começar bem a libertadores. E-QUI-LÍ-BRIO PORRA! Precisa desenhar, Aguirre?

Pelada por pelada (ou quase isso)...
Pra galera parar de frescura com MMA