segunda-feira, fevereiro 12, 2007

8 Briquedos da Modernidade: Parte 3


Olha nesse momento acho que já falei tudo que tinha que falar do Inter. Ainda to aguardando pra saber o que realmente aconteceu com o Luiz Adriano...foi ou nao foi pra Russia. Ninguem sabe, ninguem pergunta, ninguem fala. Viva a midia esportiva de Porto Alegre! Quanto ao resto agora é esperar pra ver se a coisa melhora Sabado.

Entao vai aí um OFF. A Terceira da serie Brinquedos da Modernidade (veja os dois primeiros no link abaixo).

Dessa vez nem é tao brinquedo assim e sim um instrumento precioso para mim aqui nos USA. O GPS para o carro. Comprei um ano passado. No meu trabalho eu vivo indo a lugares que nao conheço bem entao um GPS se tornou algo insubstituivel para mim.

Primeiramente essa regiao em New Jersey é um labirinto de cidadizinhas tudo conectado e continua assim em New York. Acho que cabe uns 30 Porto Alegres na regiao metropolitana de New York é um territorio imenso.

Dez, quinze anos atras para ir para algum lugar o cara tinha que perguntar e anotar o caminho. Mais recentemente, nos ultimos 8 ou 9 anos o Google Maps tem sido uma beleza para se achar o caminho. Mas agora o GPS para carro, que já existe a tempo mas sempre era muito caro, é a soluçao perfeita pra quem ta na estrada bastante.

O Garmin 340c que tenho é do tamanho de uma bola de Tenis, talvez um pouquinho maior, e é colocada no vidro de frente do carro. Ela vem com todo USA, Canada e Porto Rico na sua memoria, cada rua, cada avenida, cada parque. Alem disso vem com todos os postos de gasolina, aeroportos, restaurantes, lojas etc etc etc.

Se tu ta com pouca gasolina é so tocar na tela que o GPS acha os postos de gasolina mais perto de onde voce está. Se voce ta afim de uma Pizza, é so clicar restaurante Italiano e o GPS te leva. Uma beleza. Mas o melhor mesmo é o que ele foi feito mesmo pra ser usado, achar ruas. Agora eu posso me perder de proposito que o GPS acha o caminha para o destino final. E melhor ainda posso escolher varias linguas e sotaques para que a Voz me leve ate o destino sem eu ter que olhar a tela. Até Portugues vem programado. Na hora de entrar numa rua a Voz diz (pode ser home ou mulher) "Daqui a meio kilometro dobre a Direta na Main Street" e ai quando eu chegar bem perto da Main Street ela diz "Dobre agora na Main Street". Alem disso tudo vem detalhado na tela de quantos kilometros ate o destino final, a previsao da hora de chegada e ate existe a opçao para saber como anda o Transito na regiao. Uma loucura.

O GPS usa 3 satelites no espaço para saber onde o carro está ai o resto é o computador que acha o caminho mais rapido para o lugar que voce quer ir. Nunca mais tive que imprimir do Google Maps ou perguntar a alguem como chegar na sua casa.

No Brasil como anda esse negocio de GPS? O pessoal ja tem? E O Google Maps funciona no Brasil? Aqui nao consigo viver mais sem um!

Nesse Video que achei no Youtube alguem usa um Garmin de modelo diferente do meu mas bem parecido com suas funçoes. Esses modelos tambem deixam voce falar no teu celular atraves do Microfone e speakers do GPS...e ate fazer ligacao sem ter que tocar no celular. Beleza Muchachos!



http://bolavermelho.blogspot.com/2006/10/brinquedos-da-modernidade-parte-1.html

http://bolavermelho.blogspot.com/2006/10/briquedos-da-modernidade-parte-2.html



8 Comentários:

Anônimo disse...

GPS ainda é proibido no brasil, pois segundo as autoridades ele desvia a atenção do motorista. vai entender..

Schroder-EUA disse...

hah é mesmo leonardo!

Bah e pensa que foi no Brasil a poucos anos que eu tava num carro e todo mundo tinha cerveja na mao enquanto o carro andava...aqui se tu é pego com bebida aberta no carro tu ta Fu.

O GPS pode ser perigoso se o cara fica brincando com ela o tempo todo e filmando como o carinha do Video (heheh) mas alem disso é muito mais SAFE que um celular. Ah isso me lembra outro detalhe vou Update...

Anônimo disse...

Poiseh, acredito que fazendo bom uso o GPS não comprometa tanto assim como pensam. Esses dias eu vi uma mulher num carro dirigindo com um cigarro em uma mão segurando o volante e um celular na outra... uhauhauhahuaha

assassina em massa em potencial...

Anônimo disse...

Louis, você vive em um mundo pararelo cara...

Gonçalves disse...

Acho que no Brasil (diante da proibição) ele é usado na maneira inversa ao invés do próprio veiculo, as empresas proprietárias dos mesmos utilizam para localizá-los... Sem falar de que se é caro ae, imagina aqui se liberado ficar à mercê do amigo do alheio...

Unknown disse...

O que não pode usar aqui é o GPS integrado ao carro, tipo aqueles que vem nos Audi maiores. Os GPSs tipo esse da Garmim são liberados; a Quatro Rodas lançou um há pouco. Ainda não tem todo o Brasil, mas estão chegando lá.

Darlan Gustavo disse...

Eu uso aqui em porto alegre o Yahoo Mapas, que da certinho as ruas, mas no Brasil tem poucas cidades com esse recurso...

Mas aqui no Brasil ainda serve o para e pergunta e vai atraz...hehehehe, daqui uns 15 anos chega o GPS, por enquanto quem usa é somente para rastreamento de caminhão e para quem faz esportes radicais..

Schroder-EUA disse...

Gonçalves mas esses GPS nao tem como saber onde ta o carro...entende...assim tu nao pode ta em casa e ver onde eu to andando....esse GPS so identifica no carro onde esta...mas nao tem transmissor de informaçao.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]