terça-feira, março 27, 2007

12 O caso Clemer e Renan

ESCRITO POR DENILSON MONTENEGRO



É praticamente uma unanimidade entre os colorados que o goleiro reserva Renan tem qualidades excepcionais e merece a titularidade do time do Inter. Talvez até o próprio Clemer, no fundo, admita isso. Até porque, esse último já está com idade de, literalmente, pendurar as chuteiras.

Venho aqui refletir com os leitores do blog, como seria a melhor maneira de se fazer essa transição? Parece simples substituir o goleiro titular e era isso. Mas sabemos que o Clemer, além de goleiro, é um dos líderes desse grupo. Mesmo sendo um goleiro que sempre foi contestado por alternar grandes atuações com outras temerosas, o argumento da experiência utilizado pelo Abel e o treinador de goleiros Ilo Roxo, não pode ser desprezado. Não que eu ache o Renan inexperiente, afinal, jogou em todas as seleções brasileiras das categorias de base, foi campeão mundial sub-15 pelo Inter e bateu o recorde do Taffarel, ano passado, ficando quase 9 jogos sem tomar gols.

Quem é o Clemer e quem é o Renan nós já sabemos. O caso aqui é: quando colocar o Renan? Talvez, na segunda fase da Libertadores (se passarmos, é claro) ? No campeonato brasileiro? Ficando de titular no gauchão? E se ele assume o gol e acontece do Inter perder nas oitavas da LA? Não poderia prejudicar essa transição? E se o Clemer não jogar no gauchão, poderia ficar sem ritmo pra LA? Pois é, na verdade, com todo respeito e gratidão que tenho pelo Clemer, torço para que o Renan assuma o gol colorado o quanto antes, até para ganhar a tão falada “experiência”, mas sei que é preciso não queimar o jovem goleiro.

Será que a direção e a comissão técnica estão com esse propósito em mente? O que acham que vai acontecer?



12 Comentários:

João Carlos disse...

Me perdoem os fãs do Clemer.

Clemer, obrigado por tudo o que fez (de bom) pelo Inter, mas chegou a hora de alguém que está melhor que você, assumir o gol de nosso time.
Quem sabe não lhe cai bem, alguma oportunidade de ajudar o Ilo, em treinar os goleiros?
Já que pretende se aposentar no Inter, porque não agora?

Renan já.

Gonçalves disse...

Eu particularmente gostaria de que o Renan também assumisse a titularidade o quanto antes, olha só o cara não tem o ritmo de jogo necessario e sempre que é chamado dá conta do recado, inda mais nessa instabilidade que é essa zaga que ainda não conseguiu uma formação ideal...mas eu acho que isso acontecerá somente ou diante de aglum insucesso na LA ou numa seuência de falhas que o Clemer possa ter realmente mostrando uma má fase...enquanto isso temos de aguardar e pagar esse preço a espera da substituição.

Franque disse...

Eu, se fosse o Abel/Roxo/Píffero colocava o Renan como goleiro titular no brasileirão desse ano. Usava a desculpa de dar um descanso para o Clemer, jogando só a Libertadores, e deixava o brasileirão com o Renan.
Pela qualidade técnica não tem como o Renan não ser o titular, o problema é esse grupinho de bruxos do Abel (Clemer, Fernandão e Iarley).

Anônimo disse...

eh inegavelo q o renan eh sensacional , mas ainda acho q o clemer deva ficar nessse momento , o grupo esta passando por um momento delica e ele como lider tem muito a contribuir , adoro o renan , mas ele q nao se preocupe q o momento dele nao vai demorar a chegar !

Pedro Palaoro

Denilson M. (POA) disse...

hahahah... tive que rir... Hugo Amorim (pra quem não sabe, um ex dirigente do Inter, comentarista da Band AM) disse que não acredita num Inter bem armado taticamente, mas que com a Popular, já sai ganhando de 2 a 0, só no "vamo vamo Inteeerr" (cantando...) hahahah... muito bom!

Guilherme Mallet disse...

Nesse questão de transição, acho que o Renan vai ganhar seu espaço, como já está ganhando. Lembrem-se que no começo do ano passado ele era o 3º goleiro.

Sem dúvida, é um dos melhores do Brasil.

Ainda assim, acredito que a experiência e liderança do Clemer é fundamental para o grupo, ainda mais em um momento de excesso de cobranças por parte da mídia, que está tentando desestabilizar o time para derrubar o Abel.

Guilherme Bello disse...

concordo com o Mallet..
o Renan é um ótimo goleiro e tem um futuro brilhante no nosso Colorado.. MAS...

Esse momento é de manter o Clemer.. primeiro por ser um lider em campo, segundo por ainda estar jogando suficientemente bem e, por ultimo, nao podemos esquecer das atuacoes dele na Libertadores do ano passado.. nao deixou nada a desejar, talvez pela sua experiencia, na hora H ele nao deixa a desejar..

entao, pra mim.. clemer fica e renan assume ano que vem, deixando o clemer como treinador de goleiros!

Anônimo disse...

O Clemer, como o Romário, deixou passar o melhor momento para parar.

Fim de 2006, campeão da Libertadores e Mundial, maiores títulos da sua vida, quase com 40 anos. Seria a aposentadoria perfeita, no topo do Mundo, literalmente.

Mas deixou passar o momento.

Chegou a hora do Renan. Quem sabe no segundo semestre o tio Clemer larga o osso e deixa a ordem natural das coisas seguir.

Schroder-EUA disse...

Em 2007:

Clemer 1.25 Gols tomados por jogo
Renan 1.50 tomados por jogo.

Clemer 54% Approveitamento
Renan 39%

Renan leva uma desvantagem que jogou varias vezes com Time C

Anônimo disse...

Denislon, boa noite

Todos ou quase todos tem a opinião que o Renan é mais goleiro que o Clemer.

A decisão da titularidade do Renan deveria ter sido adotada no inicio do ano, inclusive para a Libertadores.

A "falada" experiencia do Clemer era par ser usada no banco de reservas, tipo como um consultor de goleiros.

Neste momento sou da opinião que o Renan deva assumir a titularidade junto ao início do Brasileiro.

E qua na libertadores vamos de Clemer agora até o final e que a sorte nos acompanhe.

Anônimo disse...

Só vão começar a pensar em tirar o Clemer quando ele fizer uma cagada daquelas em um momento decisivo.

Tiago Finkler disse...

Acho que este é o melhor dos nossos problemas: Escolher entre dois ótimos goleitros.

Na minha opinião, as coisas estão sendo conduzidas da maneira correta. O Clemer deve ser o titular na Libertadores e o Rennan deve ir ganhando cada vez mais espaço no Gauchão e no Brasileiro. Quando o Clemer sair, estaremos muito bem obrigao. O Rennan mata a pau.

Os números apresentados pelo Louis confirmam comprovam que essa é uma boa estratégia. Gostaria de acrescentar, ainda, que ao mesmo tempo que o Rennan leva uma desvantagem por ter jogado com o INTER C, também leva uma vantagem por que os adversários eram quase sempre mais fracos.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]