terça-feira, março 27, 2007

12 O caso Clemer e Renan

13
ESCRITO POR DENILSON MONTENEGRO



É praticamente uma unanimidade entre os colorados que o goleiro reserva Renan tem qualidades excepcionais e merece a titularidade do time do Inter. Talvez até o próprio Clemer, no fundo, admita isso. Até porque, esse último já está com idade de, literalmente, pendurar as chuteiras.

Venho aqui refletir com os leitores do blog, como seria a melhor maneira de se fazer essa transição? Parece simples substituir o goleiro titular e era isso. Mas sabemos que o Clemer, além de goleiro, é um dos líderes desse grupo. Mesmo sendo um goleiro que sempre foi contestado por alternar grandes atuações com outras temerosas, o argumento da experiência utilizado pelo Abel e o treinador de goleiros Ilo Roxo, não pode ser desprezado. Não que eu ache o Renan inexperiente, afinal, jogou em todas as seleções brasileiras das categorias de base, foi campeão mundial sub-15 pelo Inter e bateu o recorde do Taffarel, ano passado, ficando quase 9 jogos sem tomar gols.

Quem é o Clemer e quem é o Renan nós já sabemos. O caso aqui é: quando colocar o Renan? Talvez, na segunda fase da Libertadores (se passarmos, é claro) ? No campeonato brasileiro? Ficando de titular no gauchão? E se ele assume o gol e acontece do Inter perder nas oitavas da LA? Não poderia prejudicar essa transição? E se o Clemer não jogar no gauchão, poderia ficar sem ritmo pra LA? Pois é, na verdade, com todo respeito e gratidão que tenho pelo Clemer, torço para que o Renan assuma o gol colorado o quanto antes, até para ganhar a tão falada “experiência”, mas sei que é preciso não queimar o jovem goleiro.

Será que a direção e a comissão técnica estão com esse propósito em mente? O que acham que vai acontecer?