quarta-feira, maio 23, 2007

9 755

Faltam 10. 10 Home Runs para o recorde mais tradicional do Esporte Americano ser quebrado. Mas a que custo.

A exatamente 1 ano escrevi sobre o assunto nesse TOPICO (714).

Eu raramente vejo Baseball esses dias. Nos anos 90 eu assistia e muito e tambem quando pequeno nos anos 70, mas nos ultimos 8 ou 9 anos eu praticamente largeui o esporte. Foram varias razoes, entre elas jogadores chatos, choroes ganhando Milhoes e ainda fazendo Greve pra ganhar mais grana em cima do torcedor que paga uma nota pra ir ao jogos. Depois da greve de 1994 e outra tentativa em 98 eu largeui o esporte de mão.

Mas um outro fato foi os jogadores que começaram a usar Steriods para obter mais força o que é illegal mas muitos mesmo assim fizeram (fazem). Só nos ultimos anos que a liga começou a tomar uma atitude.

Mas nesse entretempo é que aparece a figura de Barry Bonds, uma especie de Romario em termos de arrogância (tipo "Eu sou o cara"). Nos anos 80, Barry Bonds era um magrinho. Um bom jogador com alguma força, mas não alguem que era conhecido como um Homem de Home Runs (o Gol do Baseball). Mas nos anos 90 o Bonds começou a ficar mais e mais forte e a cada ano fazia mais Home Runs. As pessoas começaram a desconfiar.

Mas voltando pra traz, uma breve historia do Home Run e porque ela é tão importante para o Esporte Americano.

Nos anos 1800 e até 1930, o Home Run era raro no Baseball. (Home Run é quando o jogador acerta na bola com o taco e a bola vai pra fora do estdio ou campo sem bater no chão, ou seja uma baita duma batida na bola). Naquela epoca o jogo era mais sutil, jogadores não tinham tanta força. Mas ai em 1920 apareceu um cara chamado de BABE RUTH, a figura mais lendaria do Esporte Americano. Ele simplesmente destruia o time adversario. Ele fazia mais Home Runs numa temporada que algums times por inteiro. Antes de virar esse mito o Yankees de NYC comprou o passe dele do Boston Red Sox por uma bagatela. A Praga do Bambino assim começou. Começando em 1918 o Red Sox viveu a Praga por ter vendido o que viria a ser o Maior idolo de todos os tempo. O clube Red Sox passou os proximos 86 anos sem nemhum titulo. Ele era o maior time em 1918 e depois da venda do Babe Ruth sofreu por 86 anos. Em 1986 o clube chegou muito perto do titulo mas num lance que até hoje ninguem acredita que possa ter acontecido o time perdeu o titulo. O Red Sox teria que esperar mais 18 anos para finalmente terminar com a Praga do Bambino(o Babe Ruth).


Babe Ruth


O Babe Ruth continuou jogando na decada de 20 e 30 e quando chegou ao fim de sua carreira com 714 Home Runs, uma marca inacreditavel que ninguem chegava perto. O Estadio do Yankees é conhecido como o Estadio que Ruth construiu. Os anos e decadas passaram e ninguem alcançava o recorde. Isso até o Hank Aaron aparecer. O Aaron começou sua carreira nos anos 50. Um negro que até pouco tempo não era permitido na liga. O Aaron teve uma carreira longa e sem muitas lesões o que permitiu que ele aos pouquinhos chegasse mais e mais perto da marca do Ruth. Em 1974 o dia chegou. Aaron quebraria o recorde de Ruth e ainda jogaria o suficiente para chegar a marca de 755 Home Runs em 23 anos de carreira. Um marca praticamente impossivel de quebrar pois o atleta teria que ter uma carreira muito longa e saudável, algo dificil no Baseball onde são jogados 162 partidas por ano.

Hank Aaron quebra o Recorde de Babe Ruth, 715.



Mas aí entra em cena o Barry Bonds. A anos ele vem sendo acusado de usar Steroids mas até hoje ninguem tem provas concretas. O treinador fisico particular dele foi até preso por ser envolvido com Steroids mas ainda a conecção não foi feita com Bonds. Outros ex jogadores afirmam que eles não tem duvida que Bonds usou no passado mas o mais obvio são os numeros dele. Todo carreira o Bonds fazia 20, 30 ou no maximo 40 e poucos Home Runs por ano. Mas aí em 2001, ja com 30 e poucos anos, Bonds quebrou o Record de mais Home Runs em 1 ano, fazendo a incrivel quantia de 73 Home Runs em uma temporada. Nem o Babe Ruth tinha feito algo assim. O recorde de Ruth era de 60 em um ano. 73 era loucura. Pior ainda é que outros jogadores naquele mesmo ano de 2000 e 2001 tabem tavam fazendo mais de 70. Era obvio.

Bonds em 1991, Magrão:


Bonds em 2004, 13 anos mais velho e até a cabeça cresceu, sinal de Steroids!



E então chegamos a hoje. O Barry Bonds continua jogando. Tá com 42 anos e tem apenas o apoio de sua torcida e seus colegas (e arte da imprensa) e ele ta com 745 Home Runs na sua carreira. Falta 10. O Recorde pode ser quebrado em semanas. O Babe Ruth já morreu a muito muito tempo mas o Hank Aaron tá vivo e hoje mesmo falou que ele recusa qualquer convite para presenciar a quebra do recorde. Bonds no entanto não tá nem aí , ele ta obsecado com o recorde e não vai parar até quebra-lo ainda mais agora que o Aaron é publicamente contra. Os home runs aconteceram, tudo está devidamente registrado, mas a questão é que o uso de Steroids da uma vantagem clara a quem a usa. Bonds até hoje diz que nunca usou, mas a maioria dos experts tem certeza que ele usou, especiamente naquela epoca dos 73 home runs.

Eu acho lamentável, mas infelizmente é uma questão de tempo e o recorde será quebrado.

9 Comentários:

Unknown disse...

BAH LOUIS! SE ESSE NAO NEGAO NAO TOMOU BOMBA PRA TER CHEGADO A ESSE TAMANHO ELE COMEU MUITO FEIJAO COM ARROZ! HEHE

SAUDACOES COLORADAS!

Unknown disse...

Louis, me tira uma dúvida: quem foi maior, o Ruth ou o DiMaggio? As vezes leio que o Bambino foi o melhor de todos, outros dizem que o Joe é que foi o cara.

Darlan Gustavo disse...

texto muito bom Louis,...

mas, seguinte, o povo americano e a imprensa AMAM o Babe Ruth de paixão, como tu mesmo disse, o cara é o maior idolo de todos os tempos do ESPORTE americano! e cada vez q um vem e quebra o recorde dele, os cara ficam fudidos da cara, é como se o Babe fosse menos idolo a cada decada, não duvido que o Bonds tome esteroides, mas acredito que já estão fazendo muita polemica em cima para minimizar o recorde do Bonds....

Louis, como tu mesmo sabe, Baseball é feito de numeros, então esse recorde é valido tanto como outro qualquer, então GO BONDS! vai lá e faça mais 10 Home runs...e tomara que o San Francisco ganhem esse ano! heheheheh

Schroder-EUA disse...

Francisco

Eram eras diferentes. Dimagio ja nos anos 50. Ruth ja tava morto.

Dimmagio era mais completo com otimos numeros e tambem tem um record que talvez seja o mais dificil de quebrar...54 jogos seguidos com um hit...ninguem chega perto a isso desde que Pete Rose chegou a 44 a 20 anos atras.

A Musica MRs Robinson do Simon e Garfunkel fala no Dimaggio.

Mas Ruth sempre será Ruth...

Marimas disse...

típico esporte americano... para mim tão importante quanto o gol do Asa de arapiraca sobre o CSA na segundona da copa norte-centro oeste...
perguntinha Louis... sei que tu é brasileiro e está há anos nos states... tens noção que grande parte da população brasileira repudia a cultura americana, modo de pensar, comportamento, esportes, etc...?

G. C. Webster disse...

Poooutz, o Inter tá tão mal q o Blog Vermelho anda falando de Beisebol...
o_O

Darlan Gustavo disse...

Viu Louis, tu mesmo confirmou oq eu disse...vcs amam o Ruth, não importa quem tentar bater o recorde dele, vocês vão sempre odiar esse cara, tem até um filme sobre isso, um cara dos anos 50 q tentou bater o recorde dele nos yankes e nem a torcida apoiou...

Tmarimon, informação nunca é demais, tu nao pode se fechar num mundo e esquecer do resto, e o Louis mesmo explicou que ele também não gosta do esporte por varias razões, ele só fez esse post pela conotação ao gol mil do romário...

Unknown disse...

O Louis...
RED SOX 7 x 3 NY

6x2 na temporada!!!!
Esse ano o RED SOX vai aproveitar que a maldição já acabou!

Schroder-EUA disse...

Tmaron

Em 1979 quando fui morar no brasil e até 1985 quando saí do Brasil, Brasileiro em geral gostava de tudo que era Americano. Hoje em dia eu sei que existe essa tendencia de nao gostar por razoes politicas, mas nao vou entrar em debate sobre isso. Mas Blog é algo pessoal, nao site de noticias. Eu o dono do Blog moro nos USA 33 anos, nao vou deixar de falar do Pais de vez em quando.

Nenhum País é perfeito, o USA nao e o Brasil tambem, não é por isso que deixo de me interesar em assunto do Brasil.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]