sábado, fevereiro 11, 2012

Sobre lobbies, evolução e formação do time

Está claro que há um lobby atual por Bolívar. Conhecem aquela história do "não tem tu, vai tu mesmo"? Pois é. O Inter não conseguiu zagueiros e agora resta ir com tu, Bolívar. Antes de tudo, torço para que ele dê conta do recado. Não creio em milagres, mas em esforço e trabalho. Será que Bolívar vai nos surpreender? Só posso torcer para que sim, pois não quero nem seu mal e muito menos o mal para o Inter. Então, esperemos para ver o que acontece, mas fiquemos de prontidão para cobrar duramente a todos, se Bolívar mostrar que este tempo fora não foi bem utilizado para melhorar seu nível. Moledo na esquerda é um crime, mas crime ainda maior é colocar Bolívar lá.

O time está evoluindo, isto é certo. A evidência mais alvissareira para mim é o ritmo de troca de passes do Inter. Finalmente, voltamos a jogar como jogamos as finais da LA2010, com troca rápida de passes e evolução rápida até o ataque. A propósito, o ataque não me preocupa. É claro que ficamos impacientes com os gols perdidos, mas isso é óbvia consequência do início de temporada. É preciso pegar ritmo e aumentar o entrosamento. Mas, mesmo sem isso 100%, vemos um ataque que chega e os gols tem saído. Temos ótimos volantes, basta encaixar a formação perfeita ou pelo menos saber quando e como alternar entre as opções.

Mais do que dois 'titulares absolutos' eu gostaria de um uso inteligente das características de cada um e de cada formação: uma formação mais defensiva, outra mais ofensiva, uma mais forte, outra mais rápida e habilidosa, enfim, temos 6 volantes, então temos que ter alternativas para diferentes situações de jogo. O mesmo pensamento vale para o ataque, pois temos várias opções (apesar da desconfiança sobre um ou outro). Eu também estou curioso para ver Bolatti ser testado na zaga, como alguns leitores do blog já cogitaram em comentários (ps.: o Saulo reinvindicou a autoria da sugestão). Será? Como ele não é bom para roubar bola, poderia mesmo ser uma ótima posição para ele. Inclusive, poderia ser a chance de Bolatti ir pra copa, pois a zaga argentina é ridícula. Outra coisa, gostei do Elton na lateral. Pode ser mesmo uma opção para a falta do Nei.

Dátolo tem estrela. Pobres gremistas, devem estar desesperados. É um carrasco atrás do outro! Enquanto eles tentam duzentos hermanos e nenhum vinga, o Inter parece ter um faro fino para contratações de argentinos. Bem, com este imbróglio envolvendo o Oscar, já estou vendo o Dátolo entrando no time e formando o ataque 4D. Coincidência interessante essa. Ainda temos Jajá, que pelo que vemos aqui, é fera. Se continuar a jogar assim, vai ser titular em breve. De todo modo, pra finalizar, vou colocar uma formação alternativa aqui para discutirmos:

Muriel (Renan, Agenor)
Nei (Elton) - Moledo (Bolívar) - Bollati (Índio, Sandro Silva) - Cleber (Fabrício)
Guina (Fransérgio, Josimar) - Dátolo (Tinga)
Oscar (Marcos Aurélio) - DAle (JP)
Dagoberto (Jajá) - Damião (Gilberto, Jô)

Algumas justificativas: Bolatti, eu gostaria de ver na zaga, como já disse; Fransérgio, reserva de Guina por ser novo e com gás para correr como ele; Dátolo, como segundo volante, pois chega bem; Marcos Aurélio, como reserva do Oscar, mas talvez o Jajá também seja opção aí; JP, não tenho nada contra ele e acho estúpido essa coisa de chamar de "gremista"; pode assumir a função do DAle, em partidas mais fáceis e eventualidades; Jajá, reserva do Dagoberto pela habilidade, velocidade e chegada ao ataque; Gilberto e Jô tem que entrar apenas na posição do Damião, sem invenção.