sábado, setembro 29, 2012

Cruzeiro x INTER

PRE-JOGO

Depois de uma semana de molho o futebol do Inter volta as nossas telas. Ainda bem porque ta dificil de achar assunto.

Mas faltando apenas 12 rodadas, This is crunch time (Free Girias em Ingles BV#256). Nao tem mais tempo pra bobear. O titulo enquanto matematicamente possivel, eh impossivel. A Libertadores eh bem mais possivel...matematicamente falando. O Inter tem que comecar a ganhar partidas fora. Empates ja nao serve mais. Por isso hoje so vitoria interessa. E to falando serio!

PS: So vou poder comentar mais tarde pois mais uma vez terei que ver ver o jogo gravado porque alguem decidiu se casar hoje e me contratar como seu fotografo :) Ate mais tarde.

PPS: Nao sei onde foi meu teclado internacional com acentos e tal, por isso ta tudo escrito assim. Sorry.

PPPS: Ultimos dias pra pedir um bone! Veja na coluna direita do BV.

POS-JOGO

Ate se esforcaram, mas nao adianta, de pedra nao sai leite. E ainda me irrito com o lance do penalti onde depois do juiz especificamente anular o gol do Borges por invasao de area (sorte nossa) o que que um dos nossos (acho que foi o Elton) faz na proxima batida...ele invade a area de novo! Sorte que o Juiz nao mandou cobrar de novo! QI Zero dos boleiros! PQP! Repito, os caras tentaram, mas nao da. Tem que se livrar de metade desse time em 2013 e comecar de novo. 2010.5 = 2011 = 2012. Agora a questao eh se vamos ficar na mesma em 2013.

PS: Porque Dale nao jogou?



sexta-feira, setembro 28, 2012

Diversas

 Susto. Quando vi essa notícia aqui, fiquei surpreendido. Apesar de estranhar, não duvidei de cara que F9 pudesse voltar com Kleber de titular. Achei até que seria a prova cabal de que F9 tava de palhaçada e nunca pensou em tirar seus compadres do time. Mas, ainda bem que ali informaram que não era nada disso, que Fabrício seria mantido e a escalação repetida. Nada mais justo e prudente. Kleber, se quiser, claro, terá que mostrar serviço se quiser retornar à equipe titular. Da minha parte, prefiro Fabrício com todas as suas limitações. Kleber pode ir pro Flamengo, Cruzeiro ou mesmo o SPFC (que agora é amigo do Sonda).

Falta de assunto.  É o que dá, quando ficamos uma semana sem jogo e depois de uma vitória apaziguadora, quando toda a imprensa certamente queria a derrota pra ver o circo pegar fogo, jogar mais querosene e faturar com o ibope. Não acreditava no que eu lia aqui, tamanha a cretinisse do tema e o exagero. Imagina o que o idealizador da reportagem diria de uma viagem ao Japão... Mas, enfim, a imprensa é esse lixo mesmo. Ainda bem que temos o Blog Vermelho e algumas outras ótimas opções, não é?

Preocupação. Estou ficando muito preocupado com a falta de notícias sobre chapas de oposição para as eleições no clube. Quero acreditar que faz parte de algum acordo por lá sobre o momento apropriado de se iniciar as campanhas. Mas que assusta irmos nos aproximando e termos a impressão de que não teremos opção para substituir a atual direção, assusta.

Damião. Que pena. Ele está querendo ser um Neymar também. Cheio de firulas e marra. Uma pena. Eu botava mais fé nele. Acreditava que por ser um pouco mais velho, teria mais cabeça para lidar com os holofotes e com a própria carreira. Damião é um jogador de futebol simples, sem invenção. Suas grandes virtudes são a força e o faro de gol. Torço para que ele coloque a cabeça no lugar, para que saiba qual é sua identidade e que volte a ter a cabeça no clube, que é quem vai levá-lo à copa, pois se depender da CBF, de Mano e da imprensa em geral, vão colocar outro lá. Aliás, o que Mano tem sacaneado o Damião, não tá escrito. Como é que o cara trata o artilheiro das olimpíadas desse jeito, colocando no banco por nada? Damião tem que se focar no Inter e continuar empilhando gols e mais gols. Só assim os caras não terão escolha. E digo mais: Damião deveria começar a esnobar a seleção, de leve. Ele tem que se valorizar, se quiser ser valorizado. Mude o discurso, comece a falar mais do Inter que da seleção, só pro Mano se tocar.

Convocações. Não vou mais reclamar disso. O que não tem jeito, tá resolvido como está. E se está resolvido, é melhor olhar para o que isso pode propiciar. Estando Guina e Forlán fora, abre-se a possibilidade para que Dátolo e Bollati joguem. Especialmente Dátolo. Este é um cara que respeito muito e torço demais para que o problema do púbis não abrevie sua carreira. Ele tem vontade, tem garra e tem um futebol acima da média. Chegou no Inter do jeito que a gente gosta, mostrando liderança, decidindo jogos, assumindo um papel de destaque. É terrível ver esse cara nem ser relacionado, por conta do limite de estrangeiros. Bem, mas em outubro serão três jogos com uma bela oportunidade para mostrar seu valor. Espero que aproveite.




quarta-feira, setembro 26, 2012

Essa Tal Liberdade

O homem nasce livre... teoricamente.
Porque, Ô bicho que gosta de se amarrar.

HA! Essa tal de liberdade... "BORA SE PELÁ!"
(fonte da imagem)
Ele se prende a conceitos, ideias, grupos... tudo é visto como uma extensão do caráter do individuo. Até pouco tempo, inclusive a orientação sexual era (é) vista como um sinônimo de valor do indivíduo.

Mas hoje e sempre a realidade muda... como brinquei com um estagiário semanas atrás, ele “vive num tempo melhor que o meu para pegar as menininhas”. “No meu tempo, o cara tinha mais (ou alguma) chance se tivesse grana ou carro... se fosse bonito ou fosse um ‘tripode’ (bípede, duas pernas; trípode...). Hoje em dia só gostar de mulher já é O diferencial”. Ele riu e com o olhar tímido disse “é isso mesmo, velho... pois agorinha tinha uma me ligando”

Já por volta de 500 a.C. viveu um rapazinho chamado Heráclito. Tem uma frase atribuída a ele que eu uso quase como um mantra “a única constante é a mudança”. Tudo flui, nada é fixo. Essa é a vida.

Penso que começamos a ficar velhos quando perdemos a curiosidade e a boa vontade em fazer as coisas. Ficamos decadentes quando não buscamos melhorar, aprender o que tem de mais eficaz pra ser feito. A história é assim. Dessa forma caíram impérios, dessa forma desapareceu muita coisa tida como imbatível. Isso, é claro, se acrescentado da natureza fica muito, mas MUITO pior.

Tudo tem seu tempo... inclusive o tempo de começar e o tempo de encerrar. Postergar isso no INTER é fazer a torcida passar por papel de palhaço e o time por mais vexames.

RENOVAÇÃO! Afinal, a única constante é a mudança....
O Homem é livre para fazer suas escolhas... Inclusive não fazer já é uma escolha.

CHEGA DAS MESMAS NABAS MATANDO O TIME!

Coloca o Bolatti pra jogar! Só porque ele pegou mulher alheia, ou sei lá o que... não é motivo pra tirar ele do time! Agora, se ele não render o assunto é outro.

O INTER é um time profissional (sic) de futebol, não é a ‘Cosa Nostra’, a ‘Yakuza’ ou cousa que o valha pra proteger os afilhados. PAU NO ** DO GODFATHER! (o do Beira-rio...)

O chute no balde foi só um paliativo e como tal tem efeito curto. Espero que realmente estejamos voltando ao caminho certo... afinal, quero voltar a apenas curtir futebol, como era a sensação de quando eu andava, pelo auge de meus nove anos, com uma bola embaixo do braço e um boné vermelho na cabeça. MAS, de outra forma, afinal "nunca passamos pelo mesmo rio duas vezes, tanto a água quanto nós mesmos estamos diferentes".

Entenderam o porquê das menininhas e do velho grego?

All work and all play (legendado) from Box1824 on Vimeo.


Tudo Bem...Tudo Zem

Aparentemente essa vitória sobre o Bahia teve o efeito esperado. Paz. Amor. Esperança. Ceu Azul. Guitarras Havaianas. Tudo Bem, Tudo Zem.

O que uma vitória comum não faz num mar de derrotas e empates.

O Problema é que logo adiante tô vendo umas nuvens negras na forma de Cruzeiro, Santos e Galo.

Quem sabe essa semana "tranquila" não foi necessária pra manter a sanidade dos Colorados. Melhor aproveitar mesmo não é?

PS: Vi o Luiggi no Camarote FC. Um momento interessante é quando ele fala de livre e espontânea vontade: "Nós por exemplo temos Goleiros pra 10 anos. Temos Muriel, Agenor...e o irmão do Muriel Alison. Estamos muito bem de goleiros por um bom tempo". Achei engraçado que ele nem mencionou o reserva imediato do time o Renan. Não porque eu ache que ele tenha futuro...não tem...mas porque pagamos ele pra ocupar o espaço de umas dessas promessas.





terça-feira, setembro 25, 2012

Obras do Beira-Rio IX


Os bons ventos da vitória


E aí, amigos. 

O que uma vitória no futebol não traz para todos, além do sossego e paz ?


Vimos no domingo que o nosso time venceu e parece que está tudo bem. 

A torcida esquece (literalmente) que há uma semana atrás o Inter perdia para um time candidato ao rebaixamento no 1º tempo e que levou sufoco para empatar na etapa complementar. 

Houve reclamação por tudo que é lado, contra o time (que perdeu ou empatou), contra as chuvas, contra o estádio, contra as obras, contra a direção. Nada escapou, tudo virou o alvo. 

Nas redes sociais, a torcida já pedia o fechamento do Beira-Rio e colocar o time pra jogar em outro lugar, em outro estádio.

 A imprensa reclamou das suas condições de trabalho, da suas novas cabines provisórias, houve comentaristas até gravando matérias, mostrando o "perigo" do molhado com a eletricidade em que se encontravam. Também os jornalistas reforçaram a ideia de que o BR estava apático por causa das obras e que a torcida não era mais a mesma.

Foi uma semana inteira falando sobre isso. Enfim, houve de tudo. 

Mas, no domingo passado tudo foi diferente. O time reencontrou a vitória, fez a alegria dos colorados. Animou a todos. Tudo estava na Santa Paz

Não se falou em fechar o estádio e jogar em outro lugar, não se falou em "torcida apática", não houve jornalista reclamando do ambiente de seu trabalho, nada. Não houve nada. Estava tudo bem. 

Basta uma vitória, o cenário e os ânimos mudam tudo. Isso é normal ! 

Pare só pra pensar... isso chega a ser engraçado. Não ?!


Os avanços das obras


Estive algumas semanas ausente aqui no BV, pois não tive tempo e assuntos suficiente para escrever. Resolvi deixar, estrategicamente, passar umas semanas para poder acumular alguns tópicos e então postar aqui.


Vamos aos pontos* que foram destacados por nós (no grupo GPS, pra quem não conhece, convido-os a participar)

Pudemos observar, durante a partida contra o Bahia, que houve os seguintes avanços (acompanhe as fotos destacadas nos links entre os parênteses):

- Foi retirada quase toda a terra que ainda restava na parte inferior dos camarotes (foto A);

- Foi retirada quase toda a marquise, faltando agora um pequeno pedaço sobre a Tribuna de Honra (foto B);

- Estão fazendo as fundações das arquibancadas no Quadrante 2 e Quadrante 3 ( Q2 - foto C e Q3 - foto D) ;

- Uma grande parte da superior está em recuperação (foto D) ;

- Não foram colocadas novos pré-moldados no Quadrante 4. Talvez seja alguma mudança estratégica, de fazer primeiro todas as fundações para depois se concentar apenas nos pré-moldados. (foto E) ;

- Iniciado o acabamento das junções dos degraus da nova arquibancada no Quadrante 1 (foto F) ;


Há outras fotos para quem quiser acompanhar a evolução: AQUI

*(Colaboração de Emílio Fialho, do grupo GPS - Facebook)


Reunião no CD 


Há duas semanas atrás, fui convidado para assistir a palestra sobre o projeto Gigante para Sempre no Conselho Deliberativo do clube. Quem deu a palestra foi o Marcelo Flores, presidente da BRio S/A (a SPE - Holding que irá administrar o estádio por 20 anos) e o gerente de obras do Inter, Hélio Giaretta.


Infelizmente, não poderei relatar muitos detalhes porque foi solicitado para que não fossem divulgadas as informações.

Mas, algumas observações que vi e que não teria problemas em publicar aqui:

- O edifício garagem terá 3 andares, sendo que no terraço haverá uma pista para eventos e utilização pública de toda a cidade. É um ponto favorável para o turismo. 

- O edifício garagem não irá obstruir a imagem do novo Beira-Rio com a nova cobertura, para quem está na avenida Beira-Rio, pois ao lado da avenida o plano é baixo (talvez uns 2 ou 3 metros de profundidade) e o próprio edifício será baixo. Foi demonstrado no vídeo de apresentação uma simulação de como vai ficar e pude ver que não irá "tapar" a vista do BR, tanto para quem está fora ou dentro do estádio (como alguns imaginavam)

- A nova cobertura terá o mesmo material do Allianz Arena. Aliás, será bastante inspirado ao estádio alemão, com iluminação externa. 

- Haverá membranas "transparentes" entre as folhas da cobertura, o que permite a penetração do sol para revitalizar o gramado. 

- O antigo boné (já extinto) terá um centro de comando operacional, para iluminação, som, controle, etc.

- Haverá 3 novas vias ao redor do Complexo Beira-Rio: duas (separadas) em sentido à zona sul, onde estão os depósitos das escolas de samba e uma maior com sentido duplo atrás do Centro de Eventos Arthur Dallegrave, onde fica o estacionamento da EPTC.

- A ideia da SPE (a BRio S/A) é fazer com que o torcedor ou público em geral frequente o estádio antes, durante os jogos e que permaneça após as partidas. Para isso, será tocado o projeto do shopping.

- Importante: a Andrade Gutierrez é apenas a construtora das reformas. Ela não apitará nada na parceria. Quem comandará por 20 anos é a SPE, a BRio S/A. Mas, quem dá o aval final e quem tem direito a veto é o clube, o Sport Club Internacional.


É isso. Não vou me estender porque senão acabo falando demais e deixando escapar alguma informação que não devia. 

Gostaria de encerrar meu post com uma pergunta a todos: 

Com o novo Beira-Rio, todo remodelado e coberto, você vai ir com mais frequência ao estádio em dias de jogos ? O que acha disso ? Dê sua opinião.


Um abraço e até a próxima !


Fernando Schroder
@f_schroder




segunda-feira, setembro 24, 2012

Te Animas?

E aí? Ficaram animados com a vitória de ontem? Já começam a pensar em Libertadores novamente?

Por mais fácil que seja depois de vitória de se cair em pensamentos positivos vou repetir o que escrevi aqui esses tempos:

"Até ganharem 3 ou 4 partidas seguidas não me animo porque esse filmezinho nós já vimos repetidamente, uma vitória isolada seguida de melancólicas derrotas e empates".

Desde 2010 a sequência se repete. Acho que podemos contar em uma mão as sequências de 3 vitórias seguidas e todas são provavelmente de Gaúchão.

Então ficar animado agora é ter memória curta. Ganhem 4 seguidas....até 3....e aí podemos conversar. E pra ser sincero acho virtualmente impossivel isso acontecer pelas repetidas razões da qual já estamos cansados de saber, ler e escrever.




sábado, setembro 22, 2012

INTER x Bahia

POS-JOGO

Ah se jogassem assim com regularidade! Não foi uma grande partida mas jogaram com vontade e seriedade. A vitória era questão de tempo.

Fred continua se destacando, inclusive se entende bem com Ygor. Dale jogou bem. Forlan fez gol mas ainda tá devendo alguma coisa. Tá muito morninho. Fabricio pra mim é titular. Damião fez um belo gol, bem oportunista mas tambem tem que começar a embalar.

A grande jogada da semana parece ter sido a do Fernandão com a bronca. Deu efeito....ao menos nessa partida. A questão agora é ver se esse time tem o foco suficiente pra lembrar a bronca que levaram e jogarem bem numa sequência de partidas.

PS: No lado negativo mais um gol tomado via escanteio!

Inter 3 x 0 Bahia
Estatisticas Ofensivas serão atualizadas depois

PRÉ-JOGO

Hoje postei uma mensagem no meu Facebook que dizia para meus amigos que acompanham a NFL que eu comecei a assistir novamente o meu velho time de infancia o Miami Dolphins e que com isso dentro de 3 anos o time chegará a final (Super Bowl), já que sou pé quente quando começo a acompanhar um time (por exemplo o Inter em Setembro de 79).

Depois de escrever isso me dei conta de como é differente o planejamento dos times da NFL e o pensamento do torcedor em comparação ao planejamento dos times de futebol no Brasil e da torcida.
Aqui o planejamento se pensa em Anos...no futebol em particular no Brasil se pensas em semanas. As vezes dias.

Eu como torcedor do Dolphins sei que é virtualemnte impossivel eles chegarem a Final esse ano e dificilmente ano que vem. Um time da NFL tem 54 no elenco e não é trocando uma peça ou duas que farão diferença imediata como no futebol. Por isso o torcedor tem mais paciência. O time pode perder 5 consecutivas que ninguem pede a cabeça do tecnico. Trocar de tecnico no meio do campeonato muito dificil de se ver.

Só toco no assunto pois lembro de como é desorganizado o futebol. Times remontados em Agosto...Tecnicos demitidos em Maio...etc...

 O resultado disso tudo é esse Despetáculo que assistimos jogo a jogo. Momentos de prazer e beleza estética são raros...Não há mais zebra no futebol brasileiro pois os grandes clubes dificilemente apresenatam grande futebol. Não é lá mais muita surpresa ver um Veranópolis, Sport ou Bahia bater o Inter ou qualquer outro grande. Não porque esses pequenos melhoraram e sim porque os grandes estão nivelando por baixo.

Hoje a saga continua. Podemos ter uma daqueles raros jogos inspirados. Mas com a chegada de novos estadios, contratos de tv, Copa os clubes tem que começar a se organizar mais e seriamente. Tudo bem que nos últimos 10 anos o Inter tem melhorado muito nesse aspecto, mas o caminho é longo ainda.

Eu vejo na NFL e outros esportes Americanos há decadas o que o futebol Brasileiro pode vir a ser um dia. Talvez. Mas será dificil com o historico da CBF e os que comandam ela. No Inter tenho esperança. Mas os dirigentes não podem dirigir o clube como dirigem a CBF.
___________________________

Dátolo é um dos jogadores mais produtivos do ano. Mesmo com lesões o cara já fez 10 gols e teve 4 assistências desde que chegou há uns 7 meses atrás.

Depois de toda revolta do Fernandão, logo o Dátolo que acaba sendo penalizado? Pessoal, é bem simples a situação. O Inter tá estourando na sua idade média. A maioria das estrelas tão acima dos 30...bem acima. Podemos tocar 4 no Bahia que o fato continuará que o grupo precisa ser reformado pra 2013. Barrando Dátolo um que tem ainda menos de 30 não é a solução.

Ganhar do Bahia seria nada mais que obrigação e se algum Colorado se entusiasmar e achar "agora vai", vai levar cascudo!

PS: Pessoal alem do Boné Vermelho uns post abaixo, tenho umas dessas raridades para as meninas Coloradas. Entrem em contato para detalhes BlogVermelho@gmail.com É daquela ideia que tive aqui no Blog um tempo atras de Bonés estilo times de Baseball de varias cores. Teve uma epoca que tinha feito varias cores (preto, amarelo, branco, roxo, etc...). No momento tenho uns Vermelhos e Rosa.
 

PPS: Falando em meninas, reportagem da RBS sobre a "Guardiã das obras do Beira Rio" a Diana que contribuiu com o BV de 2007 até 2012. E de tabela o Blog Vermelho mencionado na pagina 41 da ZH de Sabado.




sexta-feira, setembro 21, 2012

Just sports

Estou tentando entender o momento do Inter, mas não está fácil.

Depender da cobertura esportiva é terrível. O serviço é precário demais. Daí, colhemos material aqui e ali e vamos tentando montar o quebra-cabeça, já sabendo que estamos com poucas peças e ainda esparsas. Ao final, temos algo que até poderia indicar uma imagem específica, mas que também poderia ser qualquer outra coisa.


Lembrei-me (!) daquele filme, "Do que as mulheres gostam", quando eles criam o slogan "No games, just sports" para a Nike. "Sem jogos, apenas esportes". Estou sentindo falta do esporte no meio dessa confusão toda em que está o nosso clube. Bem que a Nike podia aconselhar a direção. Sinto falta de jogadores nos quais eu veja a honestidade, o caráter, a garra.  Sinto falta de um estádio decente, de uma política séria, de uma administração planejada. Sinto falta de saber exatamente qual é o objetivo do nosso clube. Aliás, qual é a visão de futebol do nosso clube. Estamos à deriva.

Mas, acima de tudo, sinto falta de me preocupar apenas em torcer. De separar um lanche e uma bebida, de tomar um bom banho, colocar o manto e ligar a tv feliz por mais um jogo, ansioso pela emoção da torcida.

Quisera eu que fosse fácil atender ao "conselho" de nossos dirigentes e apenas torcer e me divertir. O que até independeria do resultado, se eu tivesse razões para crer que o time daria o máximo e que time e comissão técnica eram também o melhor que o clube poderia ter. Mas o clube não deixa. Acho que nunca vivi um ano tão frustrante e desprazeroso como esse, em relação ao Inter. Será o tal fim dos tempos?

Espero que tudo isso passe logo. Não vai ser por mágica, certamente, mas sei que as coisas se ajeitam, de um jeito ou de outro. Um dia, o estádio vai ficar pronto e quem sabe nos surpreenda, mesmo sendo uma reforma. Um dia, nenhum desses medalhões estará mais por aqui e talvez tenhamos um técnico decente. Um dia, teremos um planejamento bem feito, teremos uma visão de futebol implantada no clube, teremos transparência. Sei que não virá tudo junto, mas vindo algumas já ajuda muito.

Por fim, sobre nosso momento atual: tudo indica que Fernandão apenas agiu como um  neófito, como alguns apontaram aqui (Marco, CJR e outros). Não adianta falar verdades, se estas não vem acompanhadas da ação correspondente. Mas, também, como exigir isso do F9 se, há pouco, ele era (e provavelmente ainda é) diretamente parte do problema? Apesar de eu entender que alguém precisava fazer isso e, na falta de alguém melhor, até torcer para que F9 quebrasse o galho, a verdade é que falta muita coisa a ele para ter o nível de ascendência sobre o elenco que ele almeja. Falta estrada e falta moral. Quanto a domingo, bem, vai ser curioso. O Bahia é o melhor do returno (aqui), mas o Inter é aquela história, né. Pode fazer um estrago, no Bahia ou em si próprio.




quinta-feira, setembro 20, 2012

0 Subir o que?

0 Comentários
No caminho a Vermont eu liguei o gps e segui o caminho. Originalmente eu pensava que viria pelo caminho que pesquisei no google maps. Mas la pelo meio do caminho umas 4 horas de viagem o gps decidiu ir por estradas mais panoramicas.

Faltando apenas algumas milhas e caindo uma chuva pesada com vento eu pensei que tava feito. Mas o que eu nao sabia era que nessas ultimas milhas eu teria que subir e descer uma montanha, uma das maiores no estado, numa estradinha de terra cheio de curvinhas e com pouco lugar pra mais de uma carro.

Quando vi a primeira subida pensei que tava ferrado. Motorzinho de Honda Fit ( carro de minha mulher) subindo montanha com carro cheio nao foi feito pra isso. E dale ver as arvores na
Montanha balancando com o vento. A gasolina parecia evaporar.

Agora sei como Renan e Muriel se sentem quando uma bola vem cruzada na pequena area.


terça-feira, setembro 18, 2012

Bonés

Em 2009 tivemos a ideia de fazer bonés estilo de times do Baseball Americano só que com o escudo do Inter em alto relevo. Só as letras entrelaçadas. A ideia veio da frustração da falta de qualidade dos bonés que até então se encontrava no Brasil. Nunca gostei dos Bonés Brasileiros. Outra ideia era de fazer bonés de varias cores, porque só vermelho e branco?  Depois de alguns anos o Inter (ou reebok e Nike) copiaram e lançaram alguns bonés com a mesma ideia mas não da mesma qualidade.

Com tempos fiz varias cores pra minha coleção pessoal. Tambem notei que depois de ter lançado essa ideia em 2009 a gente começou a ver ser vendido produtos (bonés, camisas) ao mesmo estilo escudo só com as letras entrelaçadas. Algo que nunca tinham feito antes e só fizeram e copiaram daqui na cara dura. Mas podem ter certeza, essa foi apenas mais uma das ideias emprestadas do Blog Vermelho sem credito por alguem. Taí minha coleção.



Cinza Escuro
 Oliva
 Roxo
 Verde Floresta
 NY Yankee 


Essa são as cores Originais que fiz em 2009

Vermelho



Cinza


Preto

Laranja

Rosa

Bordô

Eu dei um cinza para o Cineasta Michael Moore em 2011













 PPS: E esses bonés BV já presenciaram titulos! Veja o boné na final da Libertad 2010 kkkk e não fui eu que fiz esse video :)

Texto Original:

OU SEJA

Estou numa cabana nas montanhas do lindo estado de Vermont no nordeste Americano nao muito longe de Montreal no Canada.

Ou seja: pro inferno com os mazembicos!! Ao menos pros proximos dias! Passei 7 horas ou 8 dirigindo ate esse lugar. Nao li nenhuma noticia nem comentario. Sera que continua tudo o mesmo. Tudo de volta ao normal. Ou quem sabe os jogadores fizeram um pacto. Ou Fernandao pediu desculpas pelo desabafo?

Lerei seus comentarios para me informar.


segunda-feira, setembro 17, 2012

ACOMODADOS

Incrível como eu um Fotografo Americano/Brasileiro, que morou só 6 anos no Brasil e se criou jogando Baseball já escreve aqui no BV há muito tempo quais os problemas do Inter (em especial a importância da vontade de jogadores) e só agora tão chegando a essas mesmas conclusões no Beira Rio. Como que um mero bloguista amador sabe dessas coisas e os milionarios assalariados profissionais só agora tão se tocando?

Por isso é bom reproduzir o texto de 6 de Dezembro de 2011. Fica obvio que o Inter não segiu as dicas desse texto:

TUDO QUE VOCÊ TEM QUE SABER PARA MONTAR UM ELENCO CAMPEÃO

O Post do Pablo abaixo onde ele menciona Tite "Campeão Brasileiro" me fez lembrar aquilo de que eu mais escrevo nesses 6 anos de Blog Vermelho de que Tecnico é importante mas a Vontade e Ambição dos jogadores no grupo É MUITO mais importante. Por isso nem critico tecnico muito. Eles erram sim, fazem cagadas que podem custar um jogo e até campeonatos. Mas Jesus Cristo pode ser tecnico que se o time não tiver vontade, olho de tigre não vai adiantar em nada.

Nessa ultima rodada do Brasileiro temos 2 perfeitos exemplos disso. Primeiro o Atletico Mineiro que levou 6 do rival Cruzeiro. Culpa do Tecnico? Não! Culpa da total falta de vontade, desejo, fome, respeito e ambição dos jogadores do Galo. Nem Mourinho teria ganho do Cruzeiro com aqueles jogadores daquele jeito.

Outro exemplo perfeito do Brasileirão é o Vasco. O Vasco perdeu o tecnico, literalmente! Ricardo Gomes foi internado e ficaram sem tecnico, com um interino que ninguem aqui nunca ouviu falar. Mesmo assim o Vasco continuou bem. Chegou perto da Final da SulAmericana e não foi Campeão Brasileiro por detalhe. Tudo isso porque o time do Vasco estava focado e com fome de bola. Vontade de ganhar!

Não vamos esquecer o Fluminense de 2 anos atras. Praticamente rebaixado, precisava vencer 7 partidas seguidas, algo praticamente impossivel para um time na zona do Rebaixamento...e o que acontece? Ganham 7 seguidas e escapam a Serie B? Porque? Porque o Tecnico derepente aprendeu a escalar? NÃO! Porque os jogadores finalmente tomaram vergonha na cara e começaram a jogar futebol com vontade! Deixaram de ser vagabundos. E o fator qualidade tambem ajudou com o retorno de lesão do Fred.

Isso é quase tudo no futebol! Um time com vontade e ambição, somados com qualidade individual e um bom tecnico (organizador, profissional, motivador, tatico) é receita para TITULOS! Já o melhor tecnico do mundo com um time sem vontade e ambição dá em nada.

Qual era a melhor seleção em campo a de 1994 ou a de 2006? Em 94 um time medio sem muitas estrelas ganharam o Mundial. Em 2006 um time cheio de estrelinha fez fiasco na Copa. A diferença foi a fome de titulo. Ahh e um detalhe importante ... era o mesmo tecnico em ambas as Copas!

Mas o que nos interessa é o Inter e por mais "medio" que seja o Dorival Jr. ele parece ter o suficiente para fazer o papel dele (Ora Tite foi Campeão Brasileiro certo! Abelão Campeão do Mundo! Renato Gaúcho Vice da Libertadores com o Fluminense!). Aceitando isso, falta ver se o time tem o fator qualidade e o fator vontade.

Qualidade é o ponto mais debatido no BV. Temos uma certa qualidade mas muitas vezes pecamos em usar nabas. 2012 temos que eliminar essas nabas da qual todos nos sabemos quem são e ao mesmo tempo trazer alguns outros de qualidade.

E aí temos o fator mais importante que acredito a maioria de vocês e da midia ignoram..VONTADE e AMBIÇÃO. O elenco alem de ser selecionado pra ter qualidade tem que ser selecionado e montado para ter vontade e ambição. Não adianta só fazer um time de nomes se faltará ambição (vide seleção de 2006) o Luiggi e Dorival tem que analisar um a um e perguntar "O QUE ESSE JOGADOR TRAZ A MESA EM QUESTÃO DE AMBIÇÃO?". Se a resposta for mais sobre seu passado do que sobre seu futuro ESSE NÃO SERVE MAIS!

O Time nosso de 2006 olhando hoje a escalação, chega a ser meio assustador....tinhamos frequentemente em campo Michels, Gabirus, Rubens Cardozos e Perdigões da vida mas esses caras jogavam a vida em campo! Nossa estrela na epoca o Fernandão veio ao Inter como um desconhecido, tinha ambição e muito a provar a si mesmo. VONTADE E AMBIÇÃO foi nosso diferencial em 2006! (Nosso meio campo na Final era Edinho, Fabinho, Tinga e Alex (pre grande fase) pelo amor de deus!!)

Isso não parece ser um grande mistério pra mim. Espero que o Inter se liga nisso em 2012. Pra ser quinto no Brasileirão dá pra se desligar a cada duas rodadas...mas pra ser Campeão de qualquer coisa o elenco tem que tá ligado quase sempre.

Pra isso acontecer Luiggi tem que finalmente tomar umas decisões serias e eliminar do Beira Rio os jogadores que não tem mais vontade e ambição nas suas carreiras. Esses jogadores que já estão acomodados e pensando em outras coisas ACABAM com qualquer sonho de titulo.

A formula para os que não entenderam é essa: Vontade/Ambição é 50%, Qualidade é 40% e Tecnico é 10%. O problema é que o primeiro fator é quase sempre ignorado na hora de montar um elenco.




domingo, setembro 16, 2012

Apoio ao Fernandão

Para: "Ouvidoria" <ouvidoria@internacional.com.br>, 

Quero através deste email explicitar meu apoio incondicional ao Fernandão, em relação às suas declarações pós-jogo. Esse problema não é de hoje e o Fernandão é também co-responsável por ele, pois estava na direção há alguns dias. Fico feliz que a nova situação o fez chegar ao limite e bater na mesa.

O Internacional merece mais respeito! Este clube tem tradição! Tem um nome a zelar. Paga muito bem para esses jogadores andarem em campo e ficarem de firula.

Queremos jogadores sérios e aplicados. Quem não quiser, que vá embora "de férias".

Como sócio, exijo que a direção dê respaldo ao Fernandão e assuma a bronca junto com ele. Essa é nossa chance de arrumar a casa, não podemos perdê-la.

Vergonha na cara, é isso que falta aos jogadores desse clube.

ps.: OUTRA COISA, não sabemos ainda se Fernandão pode dar bom resultado ou não, pois esse grupo está contaminado. Enquanto isso não for mudado, não podemos descartar o Fernandão. Digo mais, outros técnicos acabaram naufragando na mão desse grupo sem abrir a boca pra dizer as verdades justamente por que NÃO SE IMPORTAM COM O CLUBE (exceto Falcão, que disse de leve e acabou escorraçado). Fernandão AMA O INTER e por isso fez o que nenhum outro técnico faria: chutou o balde, pois sentiu a vergonha e revolta que só quem ama este clube sentiria. Talvez ele se mostre mesmo insuficiente para o clube, mas NESTE MOMENTO é fundamental apoiarmos ele. Não teremos outra chance de mudar as coisas.

ps.2: Pra quem tá reclamando do F9, vejam o que fez Mourinho aqui e aqui. Tem que dar bronca sim. E quando essa não surte internamente, escancarar pra envergonhar os jogadores. Aos que pedem Felipão, ele também faz isso.





0 Inter x sport

0 Comentários
Se nao ganhar hoje nao merece nem sulamericana.

Pos jogo

Nao assisti pois trabalhando mais um casamento. Mas vi o resultado e tava 2 a o. Que timeco. Fiasco.

Limpeza geral pra ontem. Ja ta um assalto o que essa cambada ta fazendo ao torcedor.

9 milhoes por mes. Pra esse lixo.

sexta-feira, setembro 14, 2012

Isso agora demora...

A instituição Sport Club Internacional está mudando. Mas isso toma tempo.

Desde Fernando Miranda, iniciamos um processo que a meu ver não terá volta: caminhar na direção da profissionalização da gestão do clube como um todo. Durante o percurso, certamente iremos dar passos à frente, seguidos de paradas e até de eventuais passos para trás, mas nada que comprometa a direção da marcha. O futebol brasileiro também está, embora num ritmo muito, mas muito mesmo, mais lento.

Pensando sobre o que o Louis escreveu, eu constatei que eu também me vejo muitas vezes com a mesma angústia e frustração. Quando passamos a acompanhar algo tão de perto - no caso o futebol - é normal que constatemos os problemas mais crônicos e - se formos pró-ativos - que pensemos em possíveis soluções. E, tendo um blog tão lido como este, criamos uma expectativa ainda maior, pois acreditamos que nossas ideias (e críticas) podem chegar mais rápido e mais diretamente a quem importa. Essa expectativa gera ansiedade e esta leva, por sua vez, à frustração, pois as coisas não acontecem na velocidade que gostaríamos. Mudanças institucionais são muito lentas.

Então, calma Louis (e isso está certamente valendo para mim também). Sejamos exigentes, mas saibamos esperar as coisas amadurecerem. O importante é manter as idéias circulando. Tenho certeza de que as discussões feitas aqui no blog estão chegando ao clube. Aliás, basta saber que vários conselheiros atuais foram "forjados" aqui.

É preciso que aprendamos a dosar nossa expectativa para que não percamos o prazer de curtir o futebol, mesmo tendo consciência das inúmeras mazelas que o atingem. O que não é assim na vida? Muitas coisas parecem fantásticas, até colocarmos uma "lupa" nelas, vendo de perto os detalhes. Huberto Rohden dizia que para cada migalha de prazer desfrutado sofremos um caminhão de dor. E é mais ou menos isso mesmo.

E vale a pena mesmo assim. Cada título que o Inter ganhou nos últimos anos nos deu prazer e por eles pagamos a dor de aguentar o restante da "encomenda".

---

Por fim, sobre Fernandão: na minha opinião, o Inter merece muito mais, MAS, eu respeito muito a forma como ele conduz o time, sua postura diante dos problemas, sua atitude. Me arrisco até a dizer que essas virtudes podem mesmo suplantar sua inexperiência. Portanto, eu quero ver mais dele. Quero esperar o momento em que ele estará treinando o time completo e jogando com esse time.

Tenho mais fé no Fernandão do que no material disponível no mercado nacional.





70%

Porque que eu perco tempo em assistir essa varzea que é o Futebol Brasileiro?

O Nosso time não joga nada faz dois anos.
Os jogadores mercenários.
O Treinador nunca treinou ninguem
Os adversários são quase sempre de uma qualidade ainda pior que a nossa.
Os juizes são uma bosta.
A Confederação uma Mafia.
Os campos e estádios uma merda.
Os narradores tão comuns que são dificil de diferenciar um do outro.
Os comentaristas lamentáveis.
Os jornalistas amigos do Rei.
Os Dirigentes 'shady' (BV Free Lição Girias em Inglês #88)
A torcida mansa.

Então porque perco meu tempo? A única resposta que tenho pra isso é a mesma de sempre. O Escudo. É só o escudo colorado que se salva (e até isso conseguiram fuder quando botaram aquele bigode e folhinhas em 2008).

Nos meus cadernos de escola nos meus poucos anos de Brasil eu passava as aulas desenhando o Escudo do Inter. Até as mesas da sala de aula não escapavam. Só isso faz eu continuar, porque vou te dizer, tô de saco cheio de ver esse 'Despetaculo'.

Pela lista acima vocês podem ver que o problema é muito mais amplo que apenas o Inter de 2010.5-2012. Mas em Dezembro temos uma eleição.

Numa enquete recente do BV mais de 600 colorados votaram e 70% falaram que não votariam no Luiggi. Outros 17% falaram que depende do outro candidato. Só 11% votaram que votariam no Luiggi. Mas isso aqui no BV. Porque na vida real o Luiggi é capaz de ganhar com 80% dos votos! PORQUE? (Antes da vitoria contra o Flamengo de 4 era 75% que votaria contra o Luiggi, mas uma simples vitória já fez 5% mudar de ideia.)

Porque a torcida tá condicionada a mamar na Familia Real Carvalho e seus decendentes. Na hora H, a familia Real vai lembrar os Colorados que com eles chegamos ao topo. Vão mandar a torcida se lembrar da vida antes da Familia Real...lá pelos anos 90...e isto bastará para dar um cagaço na maioria da torcida. "Melhor assim, podemos não ganhar nada mas ao menos sabemos que não vamos cair!". Esse será o pensamento. E se não votar na situação é porque a Familia Real vai fazer de conta que estao divididos e a oposição será nada menos que alguem da Familia Real como por exemplo o Piffero.

A verdade é que o Inter gasta 8 Milhões em salario por mês. R$266 Mil por DIA! Mais que quase todos os clubes Brasileiros. Mas gasta essa grana toda displicentemente em peças erradas. A unica coisa que essa grana toda compra é um time qualificado o suficiente pra mais ou menos garantir que não vamos cair. Isso por enquanto porque daqui a 1 ano esses caras vão tá mais velhos, mais ricos e mais acomodados.

Temos um monte de nomes bonitos...D'Alessandro...Forlan...Damião...Dagoberto...Datolo....Bolatti...Guinazu.....Indio....Renan...Muriel...Kleber....Bolivar....Rafael Moura,  mais trofeu nessa lista do que o museu do Inter. Mas alem dos nomes não passa de um grupo velho, bichado, desligado, satistfeito, acomodado que não ganhará mais nada alem de Regional que não conta mais pra absolutamente nada.

The Queen is dead...long live the KING!

Numa boa, tô pensando em voltar a curtir os esportes sérios com a qual me criei. Baseball e NFL. É outro Mundo.





quinta-feira, setembro 13, 2012

0 Botafogo x Inter

0 Comentários
Pre-jogo

Ja perdi toda esperanca com esse time. Como um viciado o Inter nao consegue sair desse vicio ... De fazer a torcida sofrer.

Assisto essa partida antecipando uma derrota com show de seedorf e Andrezinho. Qualquer outro resultado eh bonus.

Agora, porque a situacao sera reeleita mesmo com esse "despetaculo" que a gente ve em campo? Respondo no meu proximo post.

IMPOSSÍVEL

Eu e minha irmã após a final da Sulamericana em 2008
Impossível não ficar feliz com o título do COLORADO

No último domingo, no twitter, um famoso radialista de Porto Alegre, de alcunha Lucino Potter (@lucianopotter ), que também é Conselheiro do INTER, fez uma confissão que me pareceu muito estranha e que reproduzo abaixo:

"Desde que o Inter democratizou as eleições de clubes com associados votando é impossível candidato da oposição torcer por desempenho (segue) 

bom no campo. Porque ele só se elege se o time for mal. A resposta dos votantes seria tirar a situação. Ou seja: não é que a oposição(segue)

não seja colorada, é que pra entrar pelo voto do torcedor, somente assim. Não parece claro?" (grifei)


Para quem não sabe o Luciano Potter é Conselheiro do INTER desde 2008, cuja chapa foi inscritas poucos  dias antes da decisão da Sulamericana, e embora raramente apareça nas reuniões do Conselho Deliberativo, e não tenho lembrança dele já ter utilizado a tribuna para se manifestar. Seu nome verdadeiro é Luciano da Silva Lopes e ele entrou no Conselho na Chapa liderada pelo Cláudio Bier (da oposição) AQUI

Falo disso porque mesmo pertencendo a em um grupo da oposição, mas vibro a cada vitória, sofro com cada derrota, torço muito e apoio sempre, frequento o estádio e considero impossível não torcer pelo INTER. 

Para mim o impossível seria não torcer e apoiar o INTER a cada partida, seria impossível não vibrar a cada vitória, não me incomodar com cada derrota. Mais importante do que ser de situação ou de oposição, para mim o importante é o INTER, pois o INTER é maior que qualquer coisa, maior que qualquer cargo ou eleição.

Tenho certeza que o Potter fala do  seu sentimento, ele se elegeu Conselheiro pela oposição em 2008, e  LAMENTO QUE PARA ELE TENHA SIDO IMPOSSÍVEL COMEMORAR A SULAMERICANA, para ele foi impossível festejar a glória de ser CAMPEÃO DE TUDO, para ele foi impossível festejar aquela vitória na mítica bombonera ou a aquela hstórica decisão em La Plata.

Com sinceridade, mesmo que de maneira obtusa, o Potter acaba relatando que para ele foi impossível festejar vitórias, pelo fato de ser da oposição, talvez até a nossa segunda Libertadores, quando ainda integrava o bloco de oposição.

Para quem não sabe, ou não lembra, o Potter entrou no Conselho Deliberativo nas vagas destinadas aos apaniguados do candidato a Presidente Cláudio Bier, e chegou a militar na nossa chapa, no dia da votação foi incansável ao pedir votos para o candidato de oposição Cláudio Bier. Hoje eu entendo seu fervor, talvez por entender que enquanto fosse da oposição seria IMPOSSÍVEL torcer para o INTER.

Fico feliz que hoje o Potter integre a base da situação, assim temos é mais um COLORADO a torcer e apoiar o nosso INTER, pois enquanto teve na oposição, estranhamente eu diria, se sentia impossibilitado de torcer por bons resultados em campo, segundo suas próprias palavras.

Eu milito na oposição, mas digo com sinceridade, NUNCA tinha tido notícia de algum COLORADO que não torcesse para o INTER em virtude de política. O INTER vem sempre em primeiro lugar, todos queremos ver o COLORADO campeão, independente de ser situação ou oposição, SOMOS TODOS SEGUIDORES E NADA VAI NOS SEPARAR.

É papel da oposição cobrar os melhores resultados possíveis, e fiscalizar se o clube esta sendo gerido com competência e probidade, além de sugerir melhoras na gestão. O papel da situação é administrar o INTER com competência e probidade, sempre pensando no melhor para o CLUBE e no melhor para a TORCIDA,  e é dever de todo COLORADO de verdade torcer para que o INTER vença sempre, independente de quem seja o Presidente, o Técnico, o Preparador Físico ou o Capitão. 

Eu já utilizei este espaço para saudar vitórias e lamentar derrotas, mas sempre apoio o INTER, frequento nosso estádio e procuro incentivar nossa equipe e atletas, e em toda minha vida de COLORADO só tenho notícia de um único "torcedor" que considerou IMPOSSÍVEL torcer para o INTER, e esse torcedor é o Conselheiro Luciano da Silva Lopes, que atende pela alcunha de Luciano Potter.


Para mim e, tenho certeza, para a quase totalidade daqueles que militam na política do INTER não importa se estamos na situação ou na oposição, quando entra em campo o nosso COLORADO só ha um sentimento, que é o do amor incondicional, que de tão grande é IMPOSSÍVEL descrever, que chega a saltar da garganta um brado de apoio e incentivo VAMO VAMO INTER!

André Flores
@ojogodointer

ps.: Sobre o jogo de hoje a noite, embora eu não tenha mais muita esperança no título, penso que da para brigar pela Libertadores, ainda mais com o vasco em crise. A vitória hoje a noite é fundamental, impossível não fazer contas e acreditar, ainda mais quando olho a tabela e vejo adversários mais fracos a nossa frente. 



quarta-feira, setembro 12, 2012

Tiro ao Alvo


Tem um velho ditado que diz "mirou no padre e acertou na igreja". Não tenho certeza se tem o mesmo significado em outros lugares mas cresci ouvindo que significava ter um beneficio inesperado... Quando o objetivo real era outro. 

É mais ou menos assim que as coisas tem andado no INTER de uns tempos pra cá.

Quem ainda acredita que o principal objetivo é agradar a torcida? Jura! Montar um time competitivo e disputar para ganhar campeonatos? Esquece. Afinal, o limbo do quinto ao décimo lugar é tão comodo: sempre "forças ocultas" impedem que o time deslanche no campeonato para, de fato, brigar pelo caneco.  Não é o que ouve-se anos a fio nas entrevistas?

Falando a verdade presidente: busca-se lucro e grana nos bolsos enquanto que os bobos (onde estou me incluindo) pagam em dia sua mensalidade por anos a fio para ajudar a pagar salário de craques como... Wilson Mathias, the legend, e outros. Me falta a palavra exata pra definir esses atletas. Varzeanos me sinto ofendendo gente que pratica futebol por paixão. Sangue-sugas? Preciso de uma ajuda nisso. Mas, eles me fazem ter vontade de jogar meu notebook na parede. Mas calma lá, ia ser mais um prejuízo de gestão amadora no futebol do INTER.

Não quero jogador ou dirigente pra amigo ou fazer um churrasco no final de semana. Quero apenas ver o melhor que pode ser feito. Mas tem coisas que a nem lógica tampouco Freud explicam na gestão do futebol do INTER.

Trocando de cartola pra chuteira: no gol do fluminense se o Wellington Nem (QUEM?!) recebesse aquela mesma bola 30 vezes em 29 e meia o Elton ia sair atras dele e... não fazer nada; o Nei ia atrapalhar a defesa e o Índio ia sair da posição pra fazer o que a dupla Elton-Nei não teve nem dois neurônios ativos pra fazer; enquanto que o Moledo ia sair da posição pra cobrir o furo do Índio (duplo sentido planejado por maldade) e deixar o Fred praticamente livre pra fazer o que ele sabe. E quase que o notebook voa pela janela... Mas ele não tem culpa. De novo...

Não! Nem queriam vender (lucrar com) o Oscar. IMAGINA! Tanto é que nem deixaram ele jogar as olimpiadas como jogador do INTER. O Damião só não foi pra banha porque não ofereceram o valor que queriam e tem eleição no final do ano. O mundo ia cair na cabeça dos bodes. Enquanto isso, em Pasárgada, ganha-se todos os mil reais inimagináveis em um looongo contrato para um jogador número 2 ou número 4 em decadência... Afinal lá somos amigos do Rei.

Precisamos dos lampejos de um baita jogador que normalmente tem temporadas vaga-lume (D`Alessandro), Jogos de craque e dias de luta, porque, apesar de ser o clube que mais lucrou com venda de jogador nos últimos anos não temos cacife pra montar um time em volta dele. Isso, claro, sem parecer que estamos jogando FIFA 2004 pelos nomes dos jogadores só que agora em final de carreira. Afinal, os jovens talentos são os frangos de ouro que sustentam os galos velhos já depenados.

Tem pessoas que são como panela de pressão. Só funcionam quando a coisa está quase por estourar e com fogo no rabo. O INTER não pode mais ser administrado assim.

Vitórias da gestão nesses últimos anos? Não se iludam, foi apenas um tiro que pegou na igreja.

PS: por enquanto texto pelado (só texto) porque é o que a internet do hotel me permite.


terça-feira, setembro 11, 2012

Solução: Replay

Mudando de assunto. Vou ser direto. Arbitragem infelizmente vai continuar sendo essa mesma merda que a gente vê a toda rodada em todos os cantos do mundo inclusive durante Copas até instituirem Replay. Não tem outro jeito.

Infelizmente a ideia de 2 arbitros atrás do gol não está dando certo. Nunca vi duas pessoas tão inuteis quanto esses novos juízes atrás do gol. A ideia era ótima, inclusive eu mesmo havia pedido algo assim ha muito tempo. O problema é que esses 2 novos juízes ainda não entenderam o que devem estar fazendo em campo. Muitas vezes o lance é na sua cara mas parecem ter medo de tomarem uma decisão.

Outro "me engana que eu gosto" é esse papo de Chip na bola. Bola passando a linha do gol é um dos problemas mais raros que a gente tem. Por exemplo quando foi a ultima vez que o Inter foi prejudicado por uma bola que entrou no gol mas o gol não foi dado? Esse Chip na bola vai ser util uma vez por ano e olhe lá.

A unica solução pra eliminar de vez (talvez!) é o replay. O modelo da NFL é o melhor. No futebol poderia ser 3 ou 4 replays por jogo por time no maximo. Pensem, cada jogo tem uns 2 ou 3 lances criticos por time da qual eles reclamam. O tecnico do time seria a pessoa a pedir um replay para qualquer lance que ele ache que foi prejudicado. O lance seria analisado por algum juiz que iria decidir se foi ou não foi (gol, falta, impedimento etc...). Teria que decidir tudo em 2 minutos no maximo. Tempo que já param o jogo muitas vezes para cera e lesões de jogadores. Agora se o Juiz decidindo no Replay vai ser honesto ou não é outros 500...mas roubar seria bem mais dificil. E como já disse antes roubar nem é o caso na maioria das vezes. É simplesmente impossivel um juiz acertar todas. Em muitos casos tem corpos em sua frente e ele nem vê o lance direito. É muito dificil. Por isso Replay é a unica solução para o futebol. E aquele papo de que "erro de juiz faz parte" é ridiculo e inaceitável.

A gratificação de saber que aquele gol anulado vai valer ou aquele penalti inventado será revertido seria algo muito bom para o futebol. E já é pra ontem.

PS:: Para os mais novos do blog, aqui está meu relato de 2006 de como passei o dia 11 de Setembro 2001 com uma atualização no texto.


segunda-feira, setembro 10, 2012

Tragédia anunciada

Setembro de 2012. Sabe quantas vezes o Inter repetiu a mesma escalação ao longo do ano?

Dez, cinco, três? A resposta é ZERO.

Uma grande parcela de culpa para as oscilações e desempenho insatisfatório ao longo da temporada pode muito bem recair em uma equipe que dificilmente deixa de trocar três ou quatro peças por jogo.

Sem repetição, inclusive de sistema tático, a movimentação é mecanizada, as alternativas escassas e o futebolpobre

Trocar de treinadores (e comissão técnica) várias vezes ao ano, e quando fazer, fazer por aposta e não por convicção, obviamente, cobra o seu preço, um caro preço.

Contraturas, estiramentos, pubalgias, distensões e outras lesões musculares, muitas vezes reincidentes…

O departamento médico do clube nunca esteve tão cheio, e consequentemente, a heterogeneidade física dos atletas tão acentuada – temos jogadores nos mais diversos patamares – mas no geral, o preparo físico é insuficiente, pra não dizer risível, e um dos grandes vilões da temporada.

Por fim, avaliações técnicas que certamente não foram baseados no desempenho dentro de campo. O que falar de contratações como Fransérgio e Édson Ratinho? Qual a justificativa da renovação de Nei? Porque Élton é sempre titular, se suas atuações não condizem com essa titularidade quase inquestionável aos olhos do treinador? Exemplos não faltam.

Quando uma, duas ou até três peças estão visivelmente insuficientes, o time todo é desequilibrado como efeito compensatório, e eis aí uma outra explicação para um ano que parece perdido.

Toda partida, invariavelmente, o Inter joga com jogadores insuficientes, e num esporte tão equilibrado, entrar com um ou dois homens a menos geralmente é um custo que incorre na derrota.

Onde está a renovação da zaga? Do meio de campo? Damião continuará a ser convocado, e fatalmente vendido, quem será a reposição?

Título, 15 pontos atrás do Fluminense, sem apresentar regularidade alguma, com atletas do time B e/ou juniores, hoje, só através de um verdadeiro milagre.

Resta torcer para que 2012 seja o novo 2011, onde nenhum clube queira assumir a quarta vaga para a Libertadores, e a vaga acabe caindo no nosso colo novamente.

Convenhamos, muito pouco para uma folha mensal de aproximados R$ 7 milhões

E acho bom alguém já começar a planejar 2013… Mas para isso, o diagnóstico certo é necessário… Não basta dizer que só falta o gol, porque pasmem, o vencedor no futebol é medido pela quantidade de gols.

Começa por enxugar o elenco, dispensar medalhões, contratar preparador e treinador afirmados e reavaliar/readaptar os planos constantemente.

Quem vive de passado é museu, e experiências, seja de treinador, preparador físico, roupeiro, dirigente…bom, estas devem estar restritas à laboratórios… por um 2013 melhor…