Os bons ventos da vitória
E aí, amigos.
O que uma vitória no futebol não traz para todos, além do sossego e paz ?
Vimos no domingo que o nosso time venceu e parece que está tudo bem.
A torcida esquece (literalmente) que há uma semana atrás o Inter perdia para um time candidato ao rebaixamento no 1º tempo e que levou sufoco para empatar na etapa complementar.
Houve reclamação por tudo que é lado, contra o time (que perdeu ou empatou), contra as chuvas, contra o estádio, contra as obras, contra a direção. Nada escapou, tudo virou o alvo.
Nas redes sociais, a torcida já pedia o fechamento do Beira-Rio e colocar o time pra jogar em outro lugar, em outro estádio.
A imprensa reclamou das suas condições de trabalho, da suas novas cabines provisórias, houve comentaristas até gravando matérias, mostrando o "perigo" do molhado com a eletricidade em que se encontravam. Também os jornalistas reforçaram a ideia de que o BR estava apático por causa das obras e que a torcida não era mais a mesma.
Foi uma semana inteira falando sobre isso. Enfim, houve de tudo.
Mas, no domingo passado tudo foi diferente. O time reencontrou a vitória, fez a alegria dos colorados. Animou a todos. Tudo estava na Santa Paz.
Não se falou em fechar o estádio e jogar em outro lugar, não se falou em "torcida apática", não houve jornalista reclamando do ambiente de seu trabalho, nada. Não houve nada. Estava tudo bem.
Pare só pra pensar... isso chega a ser engraçado. Não ?!
Os avanços das obras
Estive algumas semanas ausente aqui no BV, pois não tive tempo e assuntos suficiente para escrever. Resolvi deixar, estrategicamente, passar umas semanas para poder acumular alguns tópicos e então postar aqui.
Vamos aos pontos* que foram destacados por nós (no grupo GPS, pra quem não conhece, convido-os a participar).
Pudemos observar, durante a partida contra o Bahia, que houve os seguintes avanços (acompanhe as fotos destacadas nos links entre os parênteses):
- Foi retirada quase toda a terra que ainda restava na parte inferior dos camarotes (foto A);
- Foi retirada quase toda a marquise, faltando agora um pequeno pedaço sobre a Tribuna de Honra (foto B);
- Estão fazendo as fundações das arquibancadas no Quadrante 2 e Quadrante 3 ( Q2 - foto C e Q3 - foto D) ;
- Uma grande parte da superior está em recuperação (foto D) ;
- Não foram colocadas novos pré-moldados no Quadrante 4. Talvez seja alguma mudança estratégica, de fazer primeiro todas as fundações para depois se concentar apenas nos pré-moldados. (foto E) ;
- Iniciado o acabamento das junções dos degraus da nova arquibancada no Quadrante 1 (foto F) ;
Há outras fotos para quem quiser acompanhar a evolução: AQUI.
*(Colaboração de Emílio Fialho, do grupo GPS - Facebook)
Reunião no CD
Há duas semanas atrás, fui convidado para assistir a palestra sobre o projeto Gigante para Sempre no Conselho Deliberativo do clube. Quem deu a palestra foi o Marcelo Flores, presidente da BRio S/A (a SPE - Holding que irá administrar o estádio por 20 anos) e o gerente de obras do Inter, Hélio Giaretta.
Infelizmente, não poderei relatar muitos detalhes porque foi solicitado para que não fossem divulgadas as informações.
Mas, algumas observações que vi e que não teria problemas em publicar aqui:
- O edifício garagem terá 3 andares, sendo que no terraço haverá uma pista para eventos e utilização pública de toda a cidade. É um ponto favorável para o turismo.
- O edifício garagem não irá obstruir a imagem do novo Beira-Rio com a nova cobertura, para quem está na avenida Beira-Rio, pois ao lado da avenida o plano é baixo (talvez uns 2 ou 3 metros de profundidade) e o próprio edifício será baixo. Foi demonstrado no vídeo de apresentação uma simulação de como vai ficar e pude ver que não irá "tapar" a vista do BR, tanto para quem está fora ou dentro do estádio (como alguns imaginavam).
- A nova cobertura terá o mesmo material do Allianz Arena. Aliás, será bastante inspirado ao estádio alemão, com iluminação externa.
- Haverá membranas "transparentes" entre as folhas da cobertura, o que permite a penetração do sol para revitalizar o gramado.
- O antigo boné (já extinto) terá um centro de comando operacional, para iluminação, som, controle, etc.
- Haverá 3 novas vias ao redor do Complexo Beira-Rio: duas (separadas) em sentido à zona sul, onde estão os depósitos das escolas de samba e uma maior com sentido duplo atrás do Centro de Eventos Arthur Dallegrave, onde fica o estacionamento da EPTC.
- A ideia da SPE (a BRio S/A) é fazer com que o torcedor ou público em geral frequente o estádio antes, durante os jogos e que permaneça após as partidas. Para isso, será tocado o projeto do shopping.
- Importante: a Andrade Gutierrez é apenas a construtora das reformas. Ela não apitará nada na parceria. Quem comandará por 20 anos é a SPE, a BRio S/A. Mas, quem dá o aval final e quem tem direito a veto é o clube, o Sport Club Internacional.
É isso. Não vou me estender porque senão acabo falando demais e deixando escapar alguma informação que não devia.
Gostaria de encerrar meu post com uma pergunta a todos:
Com o novo Beira-Rio, todo remodelado e coberto, você vai ir com mais frequência ao estádio em dias de jogos ? O que acha disso ? Dê sua opinião.
Um abraço e até a próxima !
Fernando Schroder
@f_schroder