sexta-feira, setembro 21, 2012

Just sports

Estou tentando entender o momento do Inter, mas não está fácil.

Depender da cobertura esportiva é terrível. O serviço é precário demais. Daí, colhemos material aqui e ali e vamos tentando montar o quebra-cabeça, já sabendo que estamos com poucas peças e ainda esparsas. Ao final, temos algo que até poderia indicar uma imagem específica, mas que também poderia ser qualquer outra coisa.


Lembrei-me (!) daquele filme, "Do que as mulheres gostam", quando eles criam o slogan "No games, just sports" para a Nike. "Sem jogos, apenas esportes". Estou sentindo falta do esporte no meio dessa confusão toda em que está o nosso clube. Bem que a Nike podia aconselhar a direção. Sinto falta de jogadores nos quais eu veja a honestidade, o caráter, a garra.  Sinto falta de um estádio decente, de uma política séria, de uma administração planejada. Sinto falta de saber exatamente qual é o objetivo do nosso clube. Aliás, qual é a visão de futebol do nosso clube. Estamos à deriva.

Mas, acima de tudo, sinto falta de me preocupar apenas em torcer. De separar um lanche e uma bebida, de tomar um bom banho, colocar o manto e ligar a tv feliz por mais um jogo, ansioso pela emoção da torcida.

Quisera eu que fosse fácil atender ao "conselho" de nossos dirigentes e apenas torcer e me divertir. O que até independeria do resultado, se eu tivesse razões para crer que o time daria o máximo e que time e comissão técnica eram também o melhor que o clube poderia ter. Mas o clube não deixa. Acho que nunca vivi um ano tão frustrante e desprazeroso como esse, em relação ao Inter. Será o tal fim dos tempos?

Espero que tudo isso passe logo. Não vai ser por mágica, certamente, mas sei que as coisas se ajeitam, de um jeito ou de outro. Um dia, o estádio vai ficar pronto e quem sabe nos surpreenda, mesmo sendo uma reforma. Um dia, nenhum desses medalhões estará mais por aqui e talvez tenhamos um técnico decente. Um dia, teremos um planejamento bem feito, teremos uma visão de futebol implantada no clube, teremos transparência. Sei que não virá tudo junto, mas vindo algumas já ajuda muito.

Por fim, sobre nosso momento atual: tudo indica que Fernandão apenas agiu como um  neófito, como alguns apontaram aqui (Marco, CJR e outros). Não adianta falar verdades, se estas não vem acompanhadas da ação correspondente. Mas, também, como exigir isso do F9 se, há pouco, ele era (e provavelmente ainda é) diretamente parte do problema? Apesar de eu entender que alguém precisava fazer isso e, na falta de alguém melhor, até torcer para que F9 quebrasse o galho, a verdade é que falta muita coisa a ele para ter o nível de ascendência sobre o elenco que ele almeja. Falta estrada e falta moral. Quanto a domingo, bem, vai ser curioso. O Bahia é o melhor do returno (aqui), mas o Inter é aquela história, né. Pode fazer um estrago, no Bahia ou em si próprio.