terça-feira, julho 23, 2013

Post novum

Um post para fazer a fila andar, mas não só. A situação do Inter merece alguns comentários.

Campeonatos. Não podíamos estar melhor. Isso deve ser entendido como "não tínhamos condições de estar melhor", embora há condições melhores que a nossa, obviamente. Mas, diante de tudo que vínhamos alertando e diante de todas as desconfianças que o elenco gerava e ainda gera, estamos muito bem. E isso é mérito da principalmente da comissão técnica e jogadores, mas também da torcida (que vem cobrando) e da direção que, apesar dos pesares, trouxe alguns jogadores que estão contribuindo e novos que vão contribuir. Mas, eu considero que uma vaga na LA ainda é luxo e estaria de muito bom tamanho para o elenco atual. Isso não significa que o título é impossível ou que devamos desistir de tentá-lo; significa, apenas, que devemos ter consciência de que o título exige superação por parte do elenco e nunca se pode contar com isso, só podemos torcer. Por fim, alguns número interessantes aqui. O pior número seria a quantidade de desarmes, mas devemos ter em mente que é natural desarmar menos, se você fica mais com a bola. Porém, isso também pode ser reflexo da frouxidão de nossa marcação entre a zaga e o ataque.

Contratações. A direção trouxe duas importantíssimas reposições e eu gostei delas. Alex, na mão de Dunga, acredito que vinga, pois talento ele tem. Scocco tem objetivos quanto à Copa, o que é sempre bom num jogador. Fechamos ainda com o zagueiro do Goiás, que sinceramente eu não acompanho, mas que um amigo aqui, torcedor fanático, disse que é um baita zagueiro, para ele um dos melhores do país. Claro, é a opinião de um torcedor fanático. :-) Mas, ainda assim, foi um tiro certo da direção, pois não é uma carência extrema agora. Na verdade, acredito que no momento não falta nada para o Inter, dentro daquilo que é possível e viável. Resta torcer para que: (a) EDINEI confirme estar um pouco acima do Gabriel, marcando melhor, cruzando e batendo faltas (Gabriel como opção reserva seria o ideal); (b) os jovens ZAGUEIROS do Inter possam ter sequência e trabalho para se firmar, pois me parecem que tem potencial; (c) que a VOLÂNCIA se acerte (neste caso, a dupla com maior talento é William e Josimar, mas falta equilibrar o jogo dos dois, para que a marcação melhore no meio; estamos dando muitos espaços ainda). Por fim, agora é passar pra frente Bolatti e Dátolo. Deu para os dois.

Direção e comissão técnica. Fiquei muito feliz de ver que nos últimos dias nossas críticas sobre o abismo entre comissão e direção parecem ter sido ouvidas. Vejo claros sinais de que houve uma maior proximidade e que está havendo um maior respeito entre as partes. Ontem mesmo, uma matéria informava que Luigi conversou com Dunga sobre o zagueiro e que foi esta conversa que o fez acertar com o zagueiro do Goiás para janeiro. É esse trabalho conjunto que estamos cobrando. Mas, será que a direção deixará o Dunga sair em dezembro? Pois, se quer almejar algo bom em 2014, a primeira meta é manter a comissão ou alguém tem dúvida? Espero que a direção não espere faltar 3 dias para o fim do contrato para negociar. Já deveriam começar agora, com a data limite para acerto marcada para meados de setembro, quando um quadro geral do ano estará mais claro.

Bem, é isso. Estou muito feliz e curtindo o momento do Inter, pois estamos finalmente jogando com raça e determinação. Ainda não temos condição de sobrar no campeonato, mas eu nem espero isso. Se vencermos será na superação mesmo. Mas uma vaga na LA 2014 já me parece algo bem mais concreto e viável.

Ainda mais importante, está sendo bom ver os jogos do Inter.