segunda-feira, setembro 09, 2013

O calendário e o embalo

Quatro jogos em 8 dias.

Esta é a maratona que se encerra esta semana, com os jogos de amanha contra o Santos (atrasado) e quinta contra o Vitória.

Com a mesma certeza que a CBF presta um desserviço aos clubes com tal calendário, é a necessidade de mais 6 pontos para manter as aspirações de protagonismo no Marinzão 2013.

Parece pretensão demais exigir mais duas vitórias sendo que o clube vem de atuais dois êxitos, mas de alguma forma é necessário recuperar o tempo perdido com uma sequência massiva de empates.

O terceiro cartão amarelo de Gabriel, somado a provável ausência de Otávio (em mais um amistoso caça-níquel) impedirá a repetição duma escalação que resgatou a velocidade da equipe e que tomou apenas 1 gol nos últimos três jogos.

Na reposição do lateral, é temoroso colocar Edinei (pela insuficiência técnica), e tanto Ygor quanto Jorge Henrique são improvisações de diferentes características. Para a suplência do meia, temos Caio e Jorge Henrique em termos de semelhança técnicas e também Alex e Alan Patrick como alternativas.

Reitero que gostaria de ver como opção uma escalação com uma linha plantada de quatro atrás (dando mais liberdade aos homens da frente) ou até mesmo um 3-5-2 (com Ygor de terceiro zagueiro, e Jorge Henrique como ala), mas creio que Dunga opte pelo tradicional, colocando Edinei e Jorge Henrique como titulares.

O Santos é uma equipe totalmente imprevisível. Vêm alternando boas e bizarras partidas; além de o adversário ser uma incógnita, o Inter não vem tendo consistência em seus domínios, o que indica mais um jogo complicado e onde o apoio da torcida vai ser fundamental.

Uma vitória amanha, além de embalar a equipe, garante o 5º lugar do primeiro turno, a 1 ponto de distância dos terceiros e quartos colocados e a 7 pontos do líder.

Falar em título atualmente é uma utopia, e se há algum resquício de chance de brigar por algo que não seja a vaga na Libertadores, é necessário manter a sequência positiva.

Aqui fica o receio de todos os colorados, dado a insistência colorada de freiar nossas expectativas com um melancólico empate sempre que se avizinha boas perspectivas no horizonte colorado.

Mais do que nunca os três pontos serão fundamentais, assim como concentração, empenho defensivo e agressividade, sem nunca esquecer a importância do apoio da torcida colorada.

@Davi_Inter_BV

Ps: Otávio foi liberado da seleção, joga hoje e está disponível para os próximos dois jogos. Jorge Henrique está vetado, e Edinei deve ser o titular.