terça-feira, setembro 03, 2013

Rumo

Amigos, é difícil achar sobre o que escrever sem transformar o texto num ranço enfadonho.

Os problemas, estes se repetem a alguns anos.

O principal deles, remontar a equipe durante a competição. Sem menosprezar, é claro, a incapacidade em avaliar o plantel e achar soluções de baixo custo mas eficientes.

Já era sabido que o ano seria de dificuldades, haja visto a impossibilidade de sediar jogos em nossa casa, mas mesmo assim o desempenho decepciona.

A equipe não consegue se impor contra adversários menores, e apesar da qualidade técnica de alguns jogadores, é manifesto a falta de equilíbrio: há um abismo técnico entre nosso sistema defensivo e ofensivo.

O que nos resta?

Aqui manifesto um certo desapontamento em relação a Dunga. Gosto muito de sua linha de conduta e creio que o problema não se restrinja a ele, mas é inegável que o mesmo não consegue dar consistência defensiva ao time.

O que também me desagrada é a falta de alternativas táticas, e um certo conservadorismo em relação a mudanças na equipe. Obviamente é importante entrosar a equipe titular, mas há uma linha muita tênue entre dar continuidade e insistir em algo que não vai dar certo.

Exemplificando, gostaria de ao menos testar uma formação com uma linha de quatro mais fixa, dando mais liberdade ao trio ofensivo, alternativa esta, que ao parece, nem mesmo treinada foi. Assim como acho que a escalação deveria priorizar a velocidade e o momento técnico.

Creio que seria interessante repensar a composição ofensiva, nem que seja para jogos fora de casa; hoje o Inter é um time de cadência e toque de bola, e a alternativa de uma composição mais veloz, voltada ao contra-ataque, com o ingresso de Otávio, Scocco e/ou Caio deveria ser treinada.

É óbvio que a falta de sorte e alguns erros de arbitragem tem pesado, mas não podemos fechar os olhos para um plantel caríssimo que depende de Ronaldo Alves, Edinei e Airton.

Assim, todo colorado pratica o exercício da prudência; o confronto contra o Atlético-Pr surge como complicadíssimo (pelo momento do adversário), e no Brasileirão o simples exercício de voltar a vencer parece árduo. Se autovacinar contra futuros insucessos é a bola da vez.

Por fim, cabe uma reflexão. Mesmo com todos os empates, uma sequência de três vitórias nos coloca no topo da tabela, o que ainda é uma triste constatação; caso os mesmos erros não tivessem voltado a ocorrer, poderíamos estar lutando pelo título ao invés da briga pela vaga na competição intercontinental.

Enfim, para amenizar o clima, o André Flores postou no twitter uma sátira, não lembro das exatas palavras, mas transmito o pensamento em linhas gerais e com esta ironia me despeço:

 “O torcedor colorado pode ficar tranquilo, o Inter está ciente de suas limitações e sabe exatamente porque perde e porque ganha…

O problema é que o Inter só empata”.

@Davi_Inter_BV