quinta-feira, setembro 19, 2013

PARA QUEM PRECISA!?

Foto de ZH: Pessoal da Geral briga "agarradinho"


Estava lendo este interessante estudo da Pluri Consultoria que traz 17 motivos que tem afastado os torcedores dos estádios e não casualmente a violência é colocado em primeiro lugar. Há diversas pesquisas que colocam a violência como principal fator de afastamento dos torcedores. Note que os torcedores se afastam do estádio, mas não do time, assistem jogos em casa ou bares, ou com amigos, essa questão é importante e precisamos pensar nela antes da reinauguração do BEIRA-RIO

Muito tem se discutido, ao longo dos últimos dias, sobre os custos da BM nos estádio, no último final de semana a BM inclusive anunciou que não entraria no setor da Geral do time do humaitá, e mesmo assim houve briga (foto acima), mostrando que a questão é bem mais complexa do que a presença ou não da força policial na arquibancada, ou quem paga os custos.

Já faz algum tempo escrevi AQUI no BV minha opinião sobre a BM nos estádio, e agora essa discussão volta a tona. Particularmente eu não tenho dúvidas de que a responsabilidade do policiamento no estádio é da BM, está no Art. 14,I do estatuto do torcedor, e há dezenas de julgados confirmando isso.

Mas a questão é que os clubes devem modernizar seus estádio, ter uma relação mais cordial com os torcedores que pagam (e não é barato) para ir aos jogos, e isso não se faz com agentes públicos armados com pistolas, cacetete e escudos, essa cultura é que precisa mudar.

A BM deve fazer o policiamento no entorno do estádio para que os carros não sejam roubados, para evitar a extorsão do flanelinha, ou que pungistas assaltem os torcedores que se deslocam para o jogo, e caso aconteça algum tumulto grave que necessite a intervenção policial, ser acionada, bem diferente do que ocorre hoje.

Retirar a BM dos estádios vai resolver o problema das brigas??? Claro que não, pois as brigas não tem origem na presença da BM, mas a polícia potencializa, aumenta o acirramento. As brigas e a violência tem origem no poder exagerado que os clubes tem dado as suas torcidas (des)organizadas, mas isso é assunto para outro post.

Outra questão é a impunidade, é comum que torcedores que deveriam estar banidos dos estádios continuem frequentando as arquibancadas (AQUI, AQUI e AQUI). Por isso fico feliz que com a notícia de que o Ministério Público criou um Promotoria Especializada do Torcedor e vai finalmente exercer sua função de guardião da lei e priorizar a fiscalização a o cumprimento das medidas de restritivas, isso será importante avanço, pois hoje reina a impunidade.

Enfim, penso que a retirada gradual da Brigada das arquibancadas e um trabalho efetivo do antes omisso Ministério Público no sentido de tornar efetivas as punições dadas no JECRIM, devem diminuir a violência e permitir que o futebol seja nada mais do que um lazer, e que as pessoas possam ir ao estádio sem medo, movidos pelo prazer de torcer e vibrar com seu time.

André Flores
@ojogodointer

ps.: Com os fracassos dos adversário, uma vitória hoje a noite é fundamental, pois precisamos aproveitar essas oportunidades para recuperar a patinada do mes de agosto. Sim eu acredito que da para se classificar para Libertadores, mas ainda acho que a Copa do Brasil é um título viável e deve ter toda a nossa atenção