sexta-feira, abril 04, 2014

Com moderação

Um aniversário a ser comemorado com moderação.

Este quatro de abril de dois mil e quatorze vem, por um lado, num momento maravilhoso, logo após uma vitória histórica no GreNal, quando enfim inaugurou-se a Arena OAS e transmitimos, por assim dizer, parte da alma do Olímpico para lá. Já vejo gremistas dizendo "nosso estádio tem alma sim!", no que estarão cobertos de razão: é um pedaço da alma do Olímpico que, a là Voldemort, ninguém sabe se morreu ou não.

Outra razão para comemorar, seria o fato de termos a "inauguração oficial" do estádio neste fim de semana. Mas esta não é exatamente uma razão para comemorar. Poderia ser, com certeza, mas na minha opinião não é. Chegamos aqui com o estádio AINDA NÃO FINALIZADO, com o entorno começando a ser feito, com perspectivas de correria para cumprir prazos e com a possível falta de energia (apesar dos geradores) em POA durante a Copa. Então, se há algo para fazer neste dia tão importante, seria REFLETIR sobre as razões para uma condução tão problemática desta reforma. Mas, muita gente que não tem culpa alguma disso estará nessa festa e só posso desejar que seja linda e um sucesso. Não precisamos de mais um fiasco. Não mesmo.

Por outro lado, a MODERAÇÃO É FUNDAMENTAL neste momento. Logo ali, como diria Fernando Vanucci, temos o GreNal que realmente importa, o que vai determinar o título do Varzuchão 2014. Mais que ter a primeira vitória em GreNais na Arena OAS, me importa o primeiro título no Beira-Rio reformado, embora devamos ressaltar que não será o primeiro título do estádio, pois o estádio não foi reconstruído.

Portanto, espero e torço para que Abel saiba manter o controle sobre o emocional dos jogadores, especialmente no contexto dos festejos, pois muito pior que perder o GreNal passado, será perder o título dentro do Beira Rio.

Vale lembrar e insistir: comemoramos TÍTULOS. O resto é pros outros.