segunda-feira, abril 07, 2014

Do que eu sinto falta


Quando eu digo prás pessoas aqui no Canadá que sou do Brasil, e elas logo me perguntam "so what brought you to Canada?" ("o que te trouxe pro Canadá?"), eu sempre respondo "The weather!" ("o clima").

É risada geral, não falha nunca.

Com 9 meses por ano de temperatura abaixo de zero, prá 99% das pessoas, eu dizer que o clima é o que me trouxe do Brasil prá cá é a piada do ano prá eles.

Só que não é. Na verdade prá mim, é sim um dos motivos. Detesto calor. Adoro inverno.

A conversa segue, e invariavelmente depois que eu explico o que, além do clima, me fez me mudar do Brasil prá cá, eles quase sempre perguntam "mas deve ter alguma coisa de lá que tu sente falta..."

Sim. Tem três:

1) embora eu não seja muito apegado com família, não se pode ignorar pais, avós, tios, primos, amigos próximos... Skype, telefonemas, emails, visitas, tudo isso ajuda na distância, e em alguns casos aproxima mais ainda do que se morássemos no mesmo bairro.

2) Churrasco. Nuff said.

3) O Inter.

Bom, aí minha mulher pira. Mas mesmo depois desses anos trágicos em que um presidente que torce pro Grêmio quase derruba nosso Inter, eu ainda continuo aqui escrevendo, falando, torcendo e cornetando. Já era prá ter largado de mão a muito tempo, mas não consigo. E se tivesse aí, bom, aí emprego, casamento, essas coisas todas já tinham ido pro saco, porque ia tá mais pirado e fanático que nunca. Então faz falta sim. Ir no jogo com o pai, assistir na TV (e não na porra da internet, esperando buffering....), ouvir no rádio do carro... vocês sabem!

Por isso, quando há um fim de semana como esse, é foda! Mesmo sabendo que é a festa da RBS, que tem energumenos presentes como luigis e teddys, que tem um amistoso contra um time B cobrando o olho da cara, que o estádio não tá pronto, etc etc etc... é foda estar longe.

Foi muito foda estar longe em 2006, mas como já disse aqui, foi a minha saída de Porto Alegre que fez o Inter campeão em 2006. Foi a distância do meu pé frio o único e exclusivo motivo prá todas aquelas vitórias.

De nada.

Mas voltando ao assunto... num finde como esse, é foda não ter nem visto melhores momentos da festa ainda. É foda acessar a porra do site da Globo e só ver o vídeo do primeiro gol do D'Ale, ainda que eles o anunciem como "melhores momentos" do jogo.

É foda.

Mas valeu a pena. A internet e o BV tão aí prá isso.

Só quis escrever isso pro pessoal que tá aí, pertinho do Beira-Rio, com cadeira, lugar, ingresso, ou rádio na mão, que aproveitem.

Se vocês têm filhos, pais, amigos, a turminha que come o churrasquinho de gato com cerveja quente antes de entrar no estádio, aproveitem! Pensem que tem muito colorado que embora não trocaria o lugar onde está prá estar lá, tá morrendo de inveja boa de vocês.

Espero que tenham curtido a festa e o jogo de re-inauguração. Apenas mais uma coincidência na nossa história de coincidências que o placar da re-inauguração foi o mesmo da inauguração!

Tenham uma boa semana!