segunda-feira, outubro 30, 2006

13 Briquedos da Modernidade: Parte 2

Novamente um pequeno OFF para falar um pouco das maravilhas dos brinquedos tecnologicos que ja existem aqui nos USA e que talvez ja estao chegando no Brasil(?).

Parte 1 foi sobre o Tivo/DVR.
http://bolavermelho.blogspot.com/2006/10/brinquedos-da-modernidade-parte-1.html

Parte 2 agora e' sobre a TV High Definition ou seja de alta definicao.

Em 2002 eu sonhava 'a muito tempo em ter uma TV daquelas grandes e widescreen em dimencoes cinematicas. Ai bem antes da Copa de 2002 eu finalmente comprei um TV Widescreen HDTV de 48 Inches (polegadas?) da JVC. Mas me iludi. A qualidade era boa quando se via DVD, mas para a TV normal a imagem nao era das melhores porque a tela era grande demais e aumentava ainda mais as imperfeicoes das imagens transmitidas pelos canais de TV.

Na epoca nao existia ainda muitos canais que transmitiam em HD (High Definition) mesmo que a TV em si pudesse receber essas imagens. Com o passar do tempo mais e mais canais em HD foram aparecendo e finalmente em 2005 quando o preco tava certo comprei um "Receiver" que nao so funcionava como um Reciever HD mas tambem um Tivo DVR HD. Ai sim finalmente pude comecar a usar a TV como ela foi feita pra ser usada, em qualidade Alta Definicao!

High Definition literalmente tem uma resolucao e qualidade visual 6 vezes melhor que a TV comum que estamos acustumados. Numa tela pequena a TV normal parece bem legal, a imagem e' boa. Mas quando voce pega a transmisao de um canal normal e bota numa TV Grande a imagem comeca a ficar meio pixelizada porque a tranmisao comun nao tem a resolucao para aumentar tanto assim. E' como pegar uma foto e aumenta-la para tamanho de um Poster, vai ficando pior quanto maior for a imagem.

A Copa de 2006 foi transmitida aqui nos USA em 3 canais de lingua Inglesa. A ESPN, ESPN2 e ABC, todos os jogos foram transmitidos em HD e a imagem era incrivel. Chega a parecer que voce esta la no estadio de tao boa a imagem. Depois quando eu tinha que ver o Inter na Libertadores a imagem em comparacao da Fox Espanhol em Standard Resloucao era horrivel. Fiquei mal acustumado.

Hoje eu tenho a DISH NETOWRK aqui em casa e eles oferecem em torno de 30 Canais em HD, uns mais uteis que outros. Um Canal chamado WorldSport passa jogos da Liga Espanhol toda semana em HD, foi assim o jogo Barcelona x Real Madrid essa semana.

Para ti ter uma ideia, HD faz a qualidade de um DVD parecer medio, ja que os DVDs de hoje nao sao feito em HD (mas isso ja ta mudando tambem). A DISH tem canais HD de filmes e esses filmes ficam otimos em HD, muito melhor do que direto do DVD. Outra vantagem de HD e' que se ve mais do campo ja que o jogo e' filmado em Widescreen, literalmente se ve no minimo 30% a mais do campo na tela.

Veja foto comparando as duas:
http://www.iskratelecom.ru/service/tv/i/hdtv/compare.jpg">http://www.iskratelecom.ru/service/tv/i/hdtv/compare.jpg" border="0" />


Aqui esta uma lista de que e' necessario para se ver TV em HD.

- Primeiro e obvio que as TV do seu pais tranmitem em HD.
- Uma TV que seja compativel com HDTV.
- Um Box/receiver da tua compania a Cabo ou satelite que receba as imagens em HDTV (no meu caso eu tenho um receiver que tambem funciona como Tivo em HD)
- As TVs locais (tipo RBS TV, TV Guaiba...versao daqui e' claro) transmitem em HD via o ar livre. Quer dizer mesmo sem um receiver uma pessoa pode pegar alguns canais livres em HDTV com uma antena normal em cima da casa. E' acredite se quiser...a antena ta voltando da morte.


Hoje em dia alem de alguns jogos de futebol, filmes e documentarios tambem assito a seriados como LOST da ABC em HD. Um seriado novo chamado "Heroes" da NBC que com certeza chegara ao Brasil tambem assisto em HD. E vi um especial documentario novo sobre o Brasil do Discovery Chanel que mostra o Carnaval do Rio em HD...simplesmente fantastico. O Carnaval do Rio e' um programa ideal para ser gravado em HD por suas cores e belezas.

A unica coisa negativa do HDTV e' que ela e' tao boa que faz o resto dos 200 canais na TV parecerem ruins e voce acaba evitando os canais em Standard Resolution. Mas com tempo todos os canais vao acabar send HD, mas ate aqui nos USA isso vai demorar um pouco mais. Mas ja ta bom!

13 Comentários:

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Bah, que legal Louis, fico imaginando como somos atrasados, hehe.

Li em algum lugar que as transmissões devem ser totalmente de alta-definição até 2007 aí nos EUA.

Rafael C Rodrigues disse...

Bah, o negócio é de babar. Eu sou louco por tecnologia, e por aí vocês tão umas 50 voltas na nossa frente. Mas chegaremos lá. Só quero ver como estarão as coisas por aí quando a HDTV chegar aqui.

Anônimo disse...

Louis, tu que mora no meio dessas belezas me esclarece uma coisa: o que é melhor, HDTV ou PDTV?

Schroder-EUA disse...

PDTV? Nunca ouvi falar nisso.

Rafael Severo disse...

O Louis fica nos torturando com a farta tecnologia que ele dispõe lá nos "Esteites"... eh, eh, eh
Quando isso chegar por aqui, o Louis vai estar vivendo a era das transmissões que emitem até cheiro...
Ah, e vai se deslocar de uma localidade a outra através de teletransporte... eh, eh
Iria poder assistir aos jogos ao vivo no Gigante... Eu não duvido de mais nada.

Anônimo disse...

Sem querer ser chato, mas se você quer TIVO você compra no Brasil, tem um monte de loja que compra pra você,e o padrão de TV digital foi escolhido no Brasil, será o japonês com adaptações (Tvs pequenas, etc.), com a lei dizendo que:
- O decodificador tem que custar no máximo 100 pila
- A transmissão é aberta, gratuita, ao contrário de muitos países do mundo.
Seriados? dá-lhe emule e bittorent, ouvi dizer que nos EUA é proibido.

Desculpe a chatice, mas vamos parar de babar ovo dos gringos, vamos nos informar primeiro e "depois" babar ovo. :-)

Schroder-EUA disse...

Anonimo...tranmicao aberta como falei tambem existe aqui, mas e' de canais LOCAIS tipo RBS TV e Guaiba...canais a cabo tipo HBO...ESPN...etc...nao transmitem no ar aberto e DUVIDO muito que farao isso no Brasil...a lei deve ser so para canais LOCAIS.

Nao espera ver Canal pago de graca! Isso nunca vai acontecer.

Ja quanto a TIVO no Brasil voce deve saber melhor que eu se ja existe ou nao.

E falar essas coisas nao e' babar ovo pra gringo...realidade e' realidade...e a realidade e' que quase todos a noidades tecnologicas vem de gringos, nao e'?

Anônimo disse...

"PDTV is an abbreviation short for Pure Digital Television. Often seen as part of the filename of TV shows shared through P2P systems on the Internet. It is a label given to files that were ripped directly from a purely digital source, having less resolution than HDTV. This is accomplished by using a TV tuner card capable of receiving Digital Video Broadcasts. As such, they are sometimes labelled DVBRip, or DVB-rip. This alternate term is most often used by European rippers, but never by those in The Scene." @Wikipedia.

HDTV é melhor ;-)

Denilson M. (POA) disse...

Bahhh cara, é f... isso... eu que sou formado em engenharia elétrica, adoro as novidades da tecnologia... e não acho babação de ovo dos gringos, até porque quase tudo está vindo do Japão e não dos "isteites"... Recém esse ano foi aprovada a tecnologia que será utilizada por aqui, que é a japonesa, a qual eu acho mais completa. O problema maior será ter grana pra comprar essa aparelhagem rsss... mas em menos de um ano devem haver alguns canais HD à disposição por aqui...

Rodrigo de Araújo Rosa disse...

Se o Governo investisse mais em tecnologia o Brasil não ficaria atrás de ninguém, tanto é verdade que o Brasil é um dos maiores exportadores de pessoas da área de tecnologia para todo o mundo. Recentemente vi uma reportagem sobre o Google e os brasileiros que trabalham lá, é muita gente véio, agora imaginem se o governo pagasse bem esse pessoal "criativo" para trabalhar aqui. Esse tipo de coisa é que não dá para entender. E tem mais, software por exemplo, que é minha área, o Brasil exporta muita mão-de-obra nessa área, e quando grandes empresas precisam implantar grandes sistemas, o que fazem? Recorrem a tecnologia de outros países, não dão valor para o que temos aqui dentro.

Anônimo disse...

A TV que você fala acho que aparece numa cena que tu dá um bico num copo na hora da comemoração de um gol num dos jogos do Inter da Libertadores...não sei bem ao certo, mas um aparelho parecido com esse TIVO a SKY deve ter também, pois num passo a passo que dá num dos canais informativos da operadora, dá à entender isso, mas acho que é um aparelho SKY + (sei lá o que é isso, os caras estão meio de sacanagem com essa troca da sky pela directv que é a que eu tinha) primeiro atolaram um valor de 200 conto, pois fizeram um cálculo absurdo que denominaram de pró rata...primeiro eu pagava 152...liguei pra lá e com o aumento dos canais telecine, sportv 1 e 2 e mais uns outros ficou em 164 (tenho um ponto extra também), mas o problema é de que as coisas ocorrem mais ou menos assim na pressão...até esse tal de sky +...se é que existe eles nem oferecem...uma perguntinha nada à ver...só eu to com uns letrão aparecendo ou tem mais alguém...outras páginas tão normais pra mim, só essa que parecem que as letras tomaram Tody...hehehe

Anônimo disse...

Concordo com o Denilson, o negócio nem é EUA no caso de tecnologia, mas japão e coréia do sul.
Fora a parte bélica e de computadores pessoais em que os EUA manda por causa da Microsoft - o hardware já é todo fabricado na china - o desenvolvimento tecnológico americano não é grande coisa.
Por sinal, o japão é o ÚNICO país do mundo que já fez migração compelta para o padrão digital, porque eles são muito consumistas e o imperador pediu, o que para eles é uma ordem. E o Lullinha quer fazer o mesmo aqui até 2010.. sem noção! Quando é que o povão vai ter 100 paus aí sobrando pra mudar de sistema de TV?? Loucura, sacanagem com os pobres! E diga-se de passagem, 100 reais é um valor completamente falso, vendido pela propaganda do governo, o valor final deve ficar entre 300 a 450 reais!
Vamos ter que comprar conversor na marra fazendo mais dívidas em bancos só pq a globo e o Lulla querem. Só aqui no brasil mesmo.

Anônimo disse...

PS: Esqueci de dizer, sou formando de ciência da computação e acompanho o caso da TV digital faz uns 3 anos. Só pra minha opnião não ficar no ar, sem fundamentação, hehehe.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]