segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Planejamento SIM!!

Semana passada ficamos sabendo porque não se pode planejar nada no Inter (e no Brasil)...

Fantástico!

Nunca se ouviu falar em Gerência de Riscos, pelo visto.

Qualquer planejamento precisa, entre outras coisas, elicitar riscos, dependências, restrições, suposições e principalmente MITIGAÇÃO. Em outras palavras, se der merda de qualquer tamanho, o que fazer.

Sabe que tem as janelas? Sabe que tem variáveis? Então considera todos os cenários possíveis e como agir em cada um. ISSO se chama planejamento. 

Ah, dá trabalho? Sim! Claro! Mas os resultados compensam. Retorno do Investimento, saca?

Ah, mas tem coisa que não tem como prever.... Sim! Claro! Mas fora um terremoto que destrua com o Beira-Rio, tudo pode ser contornado. Tu não simplesmente largar tudo pro ar. E caso haja um terremoto de verdade, bom aí entra a área de Disaster Recovery, Business Continuity (português alguém?)

Qualquer empresa organizada tem isso detalhado no papel. Recursos e informação não faltam. Prá quem se acha tão iluminado intelectualmente, me surpreende a falta de visão.

Off-topic do dia: prá quem não viu ainda, é obrigatório assistir RUSH:


ps. Repetindo meu comentário na hora do jogo de domingo....
Eu não era vivo, mas acho que tanto como eu sei, todo mundo aqui sabe que o Valdomiro era vaiado jogo sim jogo não por muito tempo. Ele se conscientizou que tinha que treinar até que começou a acertar e a torcida aos poucos parou de pegar no pé até se tornar ídolo da própria torcida.

Alguém aqui que estava vivo naquela época e lembra, pode me dizer se viu o Valdomiro ALGUMA VEZ MANDAR A TORCIDA CALAR A BOCA?????