quinta-feira, fevereiro 27, 2014

REUNIÃO CD #10 - FUTEBOL



Meta 2014

Não sei se vocês notaram mas ando meio sumido aqui do BV, não fiz post na quinta passada nem fiz o post sobre a reunião do Conselho Deliberativo (que tratou de futebol). Não foi por rebeldia nem greve por atraso de salários (o salários dos colunistas estão todos em dia, inclusive direito de imagem) e o grupo ta unido, com o vestiário fechado, foi por estar em férias mesmo, aproveitei para viajar um pouco.

Então mesmo atrasado, venho aqui comentar a reunião que ocorreu no dia 13 de fevereiro e teve como pauta única e exclusiva o PLANEJAMENTO DO FUTEBOL PARA O ANO DE 2014. Sempre lembrando que essa é a minha visão da reunião e que não tem mínimas pretensões de ser ata ou coisa assim.

PLANEJAMENTO

Foi feita uma apresentação do VP de Futebol (e também VP eleito) Marcelo Medreiros e do Diretor de Futebol Eduardo Larcher, que falaram dos manis diversos aspectos do planejamento do Futebol e ressaltaram que o planejemanto é uma coisa viva, ou seja, esta em constante readequação.

Foi apresentada a estrutura do Departamento de Futebol, desde os dirigentes, os membros da Comissão técnica, bem como as áreas de apoio (nuticionistas, os vídeos, assitente social, o data center, etc). Tudo muito moderno, com profissionais experientes.

Me chamou a atenção, e inclusive tratei disto na minha fala, que apenas 3 profissionais da Comissão Técnica fossem "de carreira" do INTER, os demais tinham vindo junto com o Abel, ou seja, além de comandar um grupo de cerca de 35 atletas, comanda (indica a contratação, e por consequência a demissão) de cerca de 15 profissionais.

Há ainda outras questões, pois quanto se troca o treinador (só na gestão Luigi foram 6 os demitidos, há também a mudança de preparador físico, de goleiros, de assitentes, etc.  Por isso entendo que o mais adequado fosse ter uma Comissão Permanente, mas a atual gestão abandou a idéia e, pelo menos para mim, não ficaram muito claras as razões.

META

Todo planejamento tem uma meta, e a meta do PLANEJAMENTO DO FUTEBOL EM 2014  é fazer com que o nosso INTER VOLTE A SER CAMPEÃO NACIONAL

A meta é repetir 75, 76, 79 e 92

Chega de vaga para Libertadores, nada de Gauchão salvando o ano, muito menos o ridículo de se contentar com a "primeira página" a meta é um título nacional, é isso que deve orientar todas as ações da gestão, e é isso que nós (Sócios, Conselheiros e torcedores) devemos cobrar, esse ano queremos, podemos e planejamos ganhar um certame nacional. 

COMPETITIVIDADE

Foi demonstrado que o INTER pretende que os jogadores do plantel tenham um determinado perfil, não apenas técnico, mas também psicológico, que sejam atletas interessados em vencer todas as partidas, que tenham o perfil competitivo, que não aceiterm passivamente as derrotas que por ventura aconteçam.

Que sejam capazes de tomar decisões táticas e tenham conhecimento do futebol, pois, segundo foi apresentado, existem estudos cientíticos de que os jogadores tomam, em média, 2 mil decisões por partida. Então os novos jogadores tem que ser capazes de tomar essas decisões da melhor forma (acho que não sabiam dessa questão das 2 mil decisões quando contrataram o Airton e o Edinei).

Enfim, ficou muito claro que para jogar no INTER tem que estar motivado, tem que querer vencer cada partida, tem que jogar com gana de vencer, e por isso é mais do que justificada a saída do Scocco, que nunca teve adrenalina, e custou uma pequena fortuna aos cofres COLORADOS.

A BASE

Não é de hoje que o INTER revela grandes jogadores, está até em nosso hino a referência ao "celeiro de ases", os atletas oriundos da base tem sido são também importante fonte de receita que tem feito com que as contas sejam equilibradas, mas também garantido que o INTER seja um dos clubes qwue mais investe em futebol no Brasil.

Na reunião foi dito que 45% do grupo é formado por jogadores oriundos das categorias de base. É verdade, mas em minha fala lembrei que não há um titular sequer oriundo da base (afinal até mesmo o Otávio tem ficado no banco) e que os medalhões muitas vezes barram o jovens jogadores.

Lembrei que para o Fred entrar no time ele teve que esperar pelos problemas extra campo do Jajá. pela lesão do Marcos Aurélio e pela boa vontade do Fernandão em aproveita-lo, do contrario talvez tivesse até hoje no time B.

Da mesma forma o Moledo que foi preciso uma rebelião coletiva da torcida para que o Bolivar fosse para o banco e ele começasse a ser escalado na zaga. Poderia citar outra dezena de casos, mas ficarei com esses dois titulares vendidos recentemente.

Esse ponto foi o mais comentado entre os Conselheiros que fizeram uso da palavra, pois os jovens apenas tem "completado o grupo" não há até hoje uma política de aproveitamento efetiva, mas a direção prometeu mudar isso, os resultados ainda não apareceram, mas existe a promessa.

CONCLUSÃO

Foi uma reunião muito boa, havia uma certa tensão em falar de futebol no Conselho Deliberativo, mas todos foram muito claros nas suas idéias e tanto a direção como a oposição se manifestaram no sentido que outras reuniões devem ocorrer, garantindo que a politica de futebol seja a politica do INTER, pois esse é o tema que mais interessa a todos.

Sai da reunião do Conselho Deliberativo orgulhoso por ter feito um grande esforço para que essa reunião saísse, para que a direção diga quais são seus planos e metas, que a oposição possa acompanhar não apenas balancetes ou documentos contábeis, mas o planejamento e execução do FUTEBOL.        


JOGO ONTEM

Já que não pude fazer o vídeo ai vai uma colaboração do amigo Lucas Moreira ( ‏@almadamoreira ), confere abaixo.



Bom carnaval a todos


André Flores
@ojogodointer