terça-feira, outubro 02, 2012

Obras do Beira-Rio X


BRio S/A 

Anúncio publicado no site oficial do Inter. (Clicar na imagem para ampliar).

A Holding Beira-Rio S/A ou apenas Brio S/A é a SPE (sociedade de propósito específico) criada no mês de junho deste ano para comandar a remodelação do estádio Beira-Rio e vai administrá-lo pelos próximos 20 anos. Tem como presidente, o CEO (Chief Executive Officer) Marcelo Flores, gaúcho e sócio colorado (pra quem quiser saber mais: leia aqui)

É formada por enquanto por 2 sócios: a própria construtora Andrade Gutierrez e o banco BTG Pactual, ou seja, a SPE será 50% de cada um desses sócios. E tem escritório localizado próximo ao estádio, onde será a sua sede. 

O conceito da SPE é copiado de vários países afora e que muito tem dado certo. Trata-se de um novo modelo de administração adotado pelas arenas de futebol para isolar riscos financeiros da atividade desenvolvida. É o caso da construção de vários novos estádios pelo Brasil. E está sendo adotado pelo Inter também. Caso a construtora falir, por exemplo, a SPE continua existindo e tocando a reforma ou construção (neste caso teria que buscar outra construtora)

O Inter, por enquanto, não é sócio formalizado da Brio S/A, apesar de estarem bastante interligadas institucionalmente uma da outra. Será o clube, o Sport Club Internacional, o avalista de todas as decisões tomadas pela SPE, ou seja, o clube poderá aprovar ou vetar qualquer coisa que a Brio S/A quiser implantar no Beira-Rio. 

Será uma empresa gestora do novo edifício garagem (em construção), das novas áreas de negócios do estádio e explorará: 

- o estacionamento no edifício-garagem ;
- os 55 skyboxes ;
- a nova área VIP (setor da antiga social) ;
- nova área comercial e gastronômica do futuro shopping ;
- parte das cadeiras de todo o estádio (cerca de 15%) ; 
- o Naming Rigths (se houver)


Em troca, o Inter receberá um estádio totalmente remodelado, moderno, confortável, coberto e atraente para o seu torcedor. 

A SPE não irá explorar a mensalidade dos sócios do clube, que continuarão sendo exclusivamente do Internacional. Também não irá interferir em nada na vida política do clube e não terá investimentos no futebol (participação em compra ou venda de jogadores, por exemplo).

Será apenas uma empresa responsável pela administração do estádio (principalmente nas novas áreas a serem construídas) e do prédio garagem. Também será ela a responsável por eventos e shows realizados no novo Beira-Rio. 

Portanto, após a completa remodelação vamos ouvir muito sobre a Brio S/A. Afinal de contas, será ela a administradora do nosso estádio até o contrato de parceria prescrever (20 anos)

Achei importante escrever sobre este assunto, porque vejo muita gente falando que quem vai explorar e administrar o Beira-Rio é a Andrade Gutierrez. O que está equivocado. A AG é apenas a construtora e não terá poder de decisão final. Quem mandará é a Brio S/A e por pessoas que não são da AG e sim por profissionais contratados pela própria SPE.


E aí, o que vocês acharam do anúncio, postado no começo deste post ? Eu gostei. Achei genial ! Comentem !


É isso, por hoje. 


P.S.(1): pretendo escrever nos próximos post sobre os personagens da construção e inauguração do Beira-Rio (já escrevi sobre o José Pinheiro Borda, vale a pena ler o texto aqui). Se alguém puder colaborar, escrevam nos comentários ou se preferir mande-me e-mail para feschpoa@yahoo.com.br .

P.S.(2): para quem tem conta no Facebook, visite nosso grupo de acompanhamento das obras. Bastante informativo, com fotos diárias, acesse aqui e solicite sua participação. Vale a pena! 


Um abraço a todos !

Fernando Schroder
@f_schroder