terça-feira, outubro 23, 2012

Obras do Beira-Rio XII


Luigi e Piffero foram os protagonistas da "novela" da Andrade Gutierrez.



As obras nas eleições

Gostaria de manifestar minha preocupação como bom colorado que sou, sobre o que vai acontecer nessas eleições do Inter deste ano. 

Antes de mais nada, quero deixar claro: não tenho preferência partidária, sou totalmente independente, como a maioria na torcida. 

Venho acompanhando desde a época da gestão Piffero, o desenrolar das obras do estádio. 



  - Desde o início da demolição da arquibanca inferior em 2010, na paralisação das obras que agonizou a vida dos colorados por quase 8 meses, a negociação com a construtora, o vai-vém do contrato, até chegar finalmente à tão esperada assinatura que constituiu a parceria para reformar o Beira-Rio.

 - Paralelamente, já fora da presidência do clube, Vitório Piffero foi um opositor ferrenho contra a parceria e defensor do modelo de autofinanciamento (recursos próprios). Fez barulho, protestou, criticou, e tudo mais.

 - Giovanni Luigi se saiu melhor, conseguiu aprovar a parceria no Conselho Deliberativo e ganhou a confiança da torcida. Mesmo depois da longa demora da definição de tudo. 



Reconheço o trabalho do nosso atual presidente Giovanni Luigi na administração do clube, sobretudo nas reformas do estádio. O contrato com a construtora Andrade Gutierrez foi negociado, discutido, revisado, analisado, corrigido, diversas vezes. Levou um bom tempo para finalmente chegarem a um acordo e pôr fim à toda novela da negociação. 

Já em relação à gestão anterior, penso que foi um erro do então presidente Vitório Piffero em tocar a reforma com recursos próprios (ou auto-financiamento)

O Inter não teria como bancar tudo sozinho, sem mexer nos investimentos do futebol ! Se tornaria um clube endividado, pequeno, pobre e ainda correria o risco de não ver as obras terminarem por falta de dinheiro. 

Se fosse no modelo de auto-financiamento, muito provavelmente não teríamos a cobertura pronta para a Copa do Mundo. Muito provavelmente os materiais de construção seriam de baixa qualidade, por serem mais baratos e assim, menos duradouros. 

Está certo que Piffero prometeu o estádio pronto para a Copa do Mundo, mas seria impossível ficar tudo pronto, só com o dinheiro do clube, só com os recursos próprios. 

Não conheço clube algum no mundo inteiro que fez um estádio ou reformou seu estádio para a Copa da FIFA com recursos próprios ! Duvido que tenha algum. 

Espero muito que incluam nos debates dessas eleições, a questão das obras do nosso estádio. Acho importante todos refletirem e analisarem com calma. 

Não podemos, agora que as obras estão indo, ver de novo aquela novela que atormentou os colorados no início do ano ! Pelo amor de Deus. 



O futebol pode definir a eleição ?

A torcida parece estar bastante entusiasmada com a notícia, de ontem, que o Vitório Piffero será o vice de futebol na chapa de Luiz Antônio Lopez. 

Entendo que o futebol do Inter está mal, cada vez pior. Sem rumo, sem preparador físico, sem técnico, sem vice-presidente de futebol. É um time perdido, confuso, desanimador, decepcionante. Não corresponde à altura do Inter. 

Concordo que tem que mudar ! 

E também vejo com bons olhos o nome de Piffero para ser o comandante do futebol colorado.  Teve a experiência no cargo de 2003 até 2006. Foi sem dúvidas um dirigente vencedor. 

Incomparavelmente muito melhor (ao meu ver) que o atual vice Luciano Davi. É mais experiente, tem mais pulso firme e sabe lidar com vestiário. 

Mas, Piffero me amedronta. E não podemos analisar somente o futebol do Inter. Precisamos ver em todo o clube. Desde o futebol à administração. 

Tenho medo de vê-lo fazer parte de uma possível nova direção, depois de todo aquele episódio dramático sobre a definição das reformas do Beira-Rio.

Tudo bem que o contrato de parceria está assinado e tem que ser cumprido obrigatoriamente. Tudo bem que a Copa será no BR, e que isso é irreversível. 

Mas, a minha preocupação é se a oposição (Lopez e Piffero) vão dificultar a vida da BRio S/A (empresa que irá administrar o novo Beria-Rio), pra quem não conhece, sugiro que leia minha explicação AQUI

Entendo que o clube precisa ter uma boa relação com a empresa parceira, para colher bons negócios, frutos e obter sucessos. 

Há também uma preocupação, talvez exagerada, de que as obras voltam a serem paralisadas (tive esse trauma depois de ver tudo aquilo acontecer), por rebeldia da nova administração. Já pensaram nisso ? 

Ou então, que a nova diretoria emperre as obras para fazer alguma negociação diferente. Tipo, excluir alguma coisa do projeto, para que a parceria não fique encarecida depois... tudo pode acontecer !

Seria extremamente terrível se isso acontecesse. 

Estarei aguardando, acompanhando o desenrolar das eleições. No pronunciamento dos candidatos a presidência, conhecendo o plano de gestão de cada um e a visão deles. 

Espero muito que, independentemente de quem for o eleito, as obras não voltam a parar e agonizar a nós colorados. 

Gostaria, como a maioria dos colorados, que tudo corra bem. E que o novo presidente, seja quem for, não entre na política só para prejudicar o projeto do outro por inimizade. 

Gostaria, como todos os colorados, que o novo presidente pense no melhor para o Inter. Que saiba reconhecer os bons frutos da gestão anterior e que saiba corrigir os erros da melhor maneira possível. 

Que o novo presidente retome o futebol vencedor, mas que mantenha o projeto de remodelação do nosso estádio e que se empenhe para que ela se concretize da melhor maneira possível !!!


Vamos ficar atentos !

Quero que vocês deem suas opiniões !


Um abraço a todos, até a próxima.


Fernando Schroder
Twitter: @f_schroder


P.S.: Ontem assisti a reunião do Convergência Colorada, onde foi apresentado o Plano de Gestão para 2013/2014 e também houve o lançamento de Sandro Farias para a candidatura da chapa à Presidência do Inter. Gostei do plano deles e gostei de ver que estão empenhados em manter  o projeto Gigante Para Sempre, as obras, a parceria com a BRio S/A e tudo mais. Aliando a tudo isso, possuem um planejamento de reestruturação e gestão profissional para o futebol, muito bem elaborado. Enfim. Parece que está surgindo uma 3ª via, fugindo da "polarização" que se formou entre Luigi X Piffero. Mas, a eleição ainda nem começou. Vamos aguardar o desenrolar, ouvir os debates, as ideias, propostas de cada um e ver qual nos agrada. Abraços.