quarta-feira, abril 03, 2013

Buffet ou A La Carte?

Hoje o INTER joga pela Copa do Brasil. Esse é o máximo que vou escrever sobre isso, por dois motivos: não dou importância alguma para esse campeonato e, pra mim, não passa de um gauchão em nível nacional.


Se alguém mencionar o grêmio ou qualquer coisa que o valha merece levar um tiro de beretta. Não gosto da Copa do Brasil porque ela se torna igual ao gauchão no momento em que coloca times de grande expressão, como o SC INTERNACIONAL a jogar em campos de várzea sem nem ao menos haver realizado uma qualificação prévia do adversário (apenas os varzeanos que sabem do que se trata o futebol poderiam disputar com times do orçamento do tamanho do INTER). Se bobear o Caipora é escalado hoje e o DUNGA nem vai poder preparar uma marcação especial.

Só no Brasil mesmo. Falando nisso, NÃO PERCAMOS O FOCO: o que importa é ganhar o CAMPEONATO BRASILEIRO, de resto tudo ou é pré-temporada ou campeonato amistoso.

Buffet ou a La Carte? Pode ser o campeonato "massificado" e caça-níquel ou o restaurante mal administrado que vende fast food junto com a mais seleta coleção da gastronomia mundial, no mesmo ambiente e para o mesmo público. Não pode! Isso faz mal para todo mundo: times, torcidas, campeonatos... será que precisa desenhar?

Por fim, sorte aos meninos (e aos velhos também) do time, ao DUNGA, ao time do Acre e Paciência, MUITA PACIÊNCIA para nós. Todo mundo precisa muito de tudo isso hoje.



PÓS-POST:
(19:45)

Não fui bem entendido. Acho que na primeira frase, por conta de não dar bola alguma pra Copa do Brasil, o resto foi entendido como um complemento. O que penso é igual, porém diferente.

Muito lindo mencionar copas inglesas, espanholas e outras europeias pra defender a Copa do Brasil. Só esquecemos de um detalhe: o Brasil é muito maior do que qualquer país europeu. Gastos de transporte e demais custos são muito maiores. Basta Comparar o tamanho (território mesmo) da Espanha, Inglaterra ou qualquer outro país europeu com o Brasil. Sem contar a renda per capta, preço de ingresso e remuneração do campeonato. Nisso fica a pergunta: por exemplo, o Manchester United ia até o sul da Espanha pra enfrentar um time da quinta divisão sem faturar bem pra isso? Ou, ainda, porque a FIFA faz mata-mata com os continentes de menor expressão antes da semi-final no mundial interclubes?

- Segundo informações off a Copa do Brasil pode dar algum lucro apenas a partir das quartas-de-final.

Além disso, tudo demanda recursos (financeiros, humanos, técnicos, etc.). E esses recursos são escassos. Alguém ponderou que o custo da oportunidade de priorizar a Copa do Brasil pode ser um desempenho medíocre no Campeonato Brasileiro? Que priorizar o Gauchão pode significar um desempenho fraco na Libertadores? (uma lesão, um desgaste ou outra coisa de bastidor que ponha tudo a perder). Sem contar que tem-se uma folha de milhões ao mês pra manter em dia, ou seja, temos de faturar bem sempre. Quanto vai render ao INTER essa brincadeira no Norte, descontadas todas as despesas? Se ainda assim, não convenci de que dinheiro em caixa é importante, repita "não podemos pensar só em dinheiro" na próxima janela de transferência e não pudermos trazer aquele jogador que tanto queríamos.

A Copa do Brasil e até mesmo os estaduais poderiam ser campeonatos mais leves e agradáveis de assistir. Porém, como eles estão sendo conduzidos não tem como oferecer entretenimento melhor.

Claro que sempre precisaremos de campeonatos menores. Nem todo ano é a vez do caçador. Da mesma forma que não tenho pena de colocar jogadores de "time grande" a jogar com os de "times pequenos", afinal, lá dentro são todos homens tentando resolver da melhor forma que podem. 

A minha bronca é colocar no mesmo degrau todos os campeonatos. Por fim, quando acabam se sobrepondo quem não tem as suas prioridades, não é mesmo?