quinta-feira, abril 25, 2013

Torcedor INTERativo

Não há dúvidas, pelo menos para mim, que a Televisão do Rio de Janeiro - TVRJ, é um dos mais poderosos meio de comunicação da América Latina, e sem sombra de dúvida a mais poderosa do Brasil. 

Pois eles, artavés do seu canal esportivo (SPORTV) fizeram uma ampla pesquisa sobre os hábitos dos torcedores do futebol brasileiro.  Obviamente que não foram divulgados todos os dados desta pesquisa, mas aquilo que eles divulgaram já nos traz dados muito interessantes, dos quais destaco pelo menos um: 

 TORCIDA CONECTADA 

Os torcedores foram separados em 4 grupos (Seletivo, Torcedor, Ligado em Futebol e Interativo), para entender essa segmentação leia a reportagem AQUI. O que me chamou atenção é que no perfil interativo (que se utilizam de diversos meios e mídias para se informar sobre o clube do coração) nós COLORADOS somos os 4º mais representativos com 10% desse segmento. 

Isso quer dizer que somos torcedores conectados, que na nova geração nossa torcida é crescente e que nossa torcida participa do clube, mesmo de longe, muitas vezes pelo computador. Claro que isso não é novidade, o próprio sucesso do BV é uma prova disso, mas aquilo que era uma impressão, um "achometro" vem revestido de números de uma pesquisa importante. 

Ser um dos 4 mais importantes clubes brasileiros nesse segmento mostra que temos um potencial enorme, nos coloca a frente de muitos outros clubes, isso sem falar na conclusão óbvia de que esse é segmento que mais tende a crescer. Sei que o INTER explora pouco a interatividade da torcida, mas essa pesquisa ajuda até mesmo a traçar um perfil de nossa torcida, e talvez possa orientar nosso clube na necessária correção de rumos.

Vendo este dado penso no quanto foi equivocado renovar com a TVRJ até 2018, e nessa renovação incluir a plataforma de internet. Veja bem, hoje o pay-per-view pela internet está restrito aos assinantes da SKY e represnta muito pouco, mas o quanto isso vai representar nos próximos anos?? E nós com 10% deste segmento recebemos o mesmo que times como botafogo ou atlético-mg?? Penso que nessa negociação (contrato de transmissão) o INTER ignorou informações importantes, assim como tenho certeza que a TVRJ sabia muito bem de tudo isso.

OUTROS DESTAQUES

- Achei interessante que 75% dos entrevistados (no segmento Ligados em futebol) são indiferentes a marca que patrocina o clube, não sei se esse dado se repete nos outros segmentos, mas essa sempre foi a desculpa para a falta de novos patrocinadores no nosso INTER, pois as marcas, supostamente, não gostaria de patrocinar o INTER sem patrocinar o rival.

- A Fox Sports, em pouco mais de 1 ano no mercado Brasileiro já é o 3º colocado entre os canais pagos (atrás do SPORTV e SPORTV 2 e a frente da ESPN's) isso tenho certeza tem relação com o fato de ano passado eles terem transmitido com exclusividade da Libertadores.

- 57% dos interativos assistem vários programas ao mesmo tempo. Eu faço isso sempre, com o controle na mão fico mudando de canal vendo diversos programas ao mesmo tempo (principalmente domingo), eu pensava que era HIPERATIVO mas com essa pesquisa descobri que não estou só nessa e que na verdade eu sou INTERativo.


E vocês, qual seu perfil de torcedor??



André Flores
@ojogodointer


Se quiser ler outros dados da pesquisa, olhe esses links AQUI, AQUI, AQUI