quinta-feira, junho 05, 2014

O que sentir?

Em 7 dias, pela primeira vez na história do Brasil, o Mundo inteiro estará focado no País.

É o sonho do Brasileiro. Finalmente vai aparecer para o Mundo! "Olha eu aqui Galvão!" Nunca mais um gringo terá desculpas para achar Buenos Aires a Capital do Brasil (shhhh não conte a ninguem...mas esse negocio de Buenos Aires sempre foi paranoia de Brasileiro assim como mais recentemente acham que os Gringo querem as Aguas da Amazonia).

Bom, queriam aparecer....desejo realizado. A Copa nem começou e as reportagens pelo mundo são em geral negativos sobre o Brasil. Dei uma 'googleizada' (BV Palavra inventada #7) e achei varias Manchetes (traduzi elas): "Turistas se preparem a ser assustados com preços no Brasil", "Como é viver uma semana numa favela", "Estádio da abertura da Copa não está pronto faltando poucos dias" (nem o Beira Rio escapa nessa reportagem), "Como ficar fora de perigo no Brasil"(com direito a video de assaltos nas ruas), "Que diabos são esses protestos no Brasil" e por aí vai. Tudo em grande jornais do mundo.

Agora qual realmente será a realidade? O que realmente vai acontecer. Já li a teoria de que assim que a Copa começar o povo entra no clima. Já li que uma pequena minoria o tal Bloco Preto (sim...traduzi pra Portugues!) vai causar muitos problemas. Já li que a Copa foi comprada para o Brasil pra garantir Paz. Muitas teorias mas não sabemos exatamente que rumo tudo tomará.

Eu sei que aquele estádio em São Paulo me preocupa. Aquelas arquibancadas provisórias...lááááá no alto nunca testados, vão ser estreiados na abertura da Copa com uma 20 Mil pessoas nela....tá louco. Imagino que vai haver muita confusão nos aeroportos...nos hoteis...nos restaurantes....nos estádios....mas quem sabe não e tudo exagero.

No fim espero que tudo aconteça na paz e que nenhuma desgraça monumental aconteça.

No aspecto pessoal...a seleção pela qual torço mais os EUA, acho que vão ser humilhados...o Alemão Klinsmann teve a audacia de cortar Landon Donovan...autor de 5 Gols em 3 Copas...mais que Messi, Critano Ronaldo, Van Percie somados! Acho que vão passar vergonha nessa copa.  A seleção Brasileira quase sempre foi um problema pra mim. Incrivelmente em 82 eu sequei a seleção em certos momentos porque o unico jogador do Inter (Edevaldo) estava no banco...só para ficar em choque quando a Itália a eliminou. Em 94 eu torci 100% pela seleção...talvez por morar nos EUA e estar completamente desinformado quanto as intimidades do futebol Brasileiro da epoca. Fui conhecer boa parte daqueles jogadores durante aquela copa mesmo (em 94 a informação chegando aqui do Brasil era pouco). Em 2002 já tinha um pé atras quanto a seleção. Em 2006 não senti pena alguma na eliminação e em 2010 já era anti-cbf.

Mas como em 82 sempre dá uma pena naquele apito final quando a seleção é eliminada...por mais que eu odeie a CBF...a corrupção...e a sujeira geral do futebol Brasileiro (JUAN tem recebido 600 Mil por mês desde que chegou no Inter! Meus deus como é bom gastar dinheiro que não é seu e de uma entidade que não tem ninguem pra defender seus interesses e só abusa-los!) eu depois fico pensando nos Europeus se achando melhores...

Por isso é sempre dificil pra mim....começo secando e no fim acabo se não torcendo....sentindo a derrota.
Não sei o que pensar dessa vez.....ou o que sentir. Facilitaria minha vida se os Americanos levassem a taça...mas isso não vai acontecer (palavras do proprio tecnico Klinsmann!)....então acho que vai ser os mesmos sentimentos de sempre...secando mas não querendo que os Europeus levem o trofeu. Então Vamos Africa! Vamos Japão! Vamos Uruguai! Opa Maracanzo 2?  Acho dificil...a não ser que em vez do Uruguai seja a Argentina...bem mais plausivel.


A teoria dos 26 não falhará.
Maradona 26 anos em 86 (Carregou o time)
Zidane 26 anos em 98 (Carregou o time)
Messi 26 anos em 14 (Carregará o time)

Veremos.