quinta-feira, dezembro 20, 2012

Dunganization

Aos poucos vai chegando a "Americanization" do Brasil. Em 2006 quando comecei a registrar assistências em gols aqui muitos deram risada "lá vem Louis com estatisticas, isso não faz parte da cultura do Brasileiro". Hoje já se vê imprensa falar em assistências no jornal e TV com normalidade.

Outra coisa que sempre achei estranho é que não há estatisticas, ao menos publicas, sobre dados fisicos de jogadores, como velocidade, pulo etc.. Tudo muito comum aqui nos EUA para atletas. Na NFL por exemplo antes do jogador ser escolhido (drafted) ele passa por um rigoso fim de semana chamado Combine onde centezas de atletas no ultimo ano da faculdade e prontos pra entrar na NFL fazem rigoros testes fisicos. Tudo acompanhado por Scouts dos clubes que usam os resultados pra decidir quem escolher no Draft. Um dos dados mais importantes por exemplo é o 40 Yard Dash...mais ou menso 40 metros rasos. Aqui todos mundo sabe a velocidade exata de jogadores e qual altura o jogador pula...dados importantes para atletas da NFL e que na minha opinião tambem seria importante para atletas. (Veja AQUI resultados do Combine e os testes diferentes).

Por exemplo, não seria interesante saber a altura que um Zagueiro consegue pular (chamado Vertical Jump no Combines) quando ele vira profissional? E anos depois quando tu pensa em contrata-lo tu pode testar ele pra vê o quando ele perdeu de impulso. Mesma coisa pra centroavante onde o cabeceio é importante.

Mas como disse, vocês estão chegando lá. Estádios modernos estão chegando, todo mundo sentadinho...a profissionalização tambem. Atletas multi-milionários. Estatisticas tambem estão chegando aí. Ainda mais que li que Dunga gosta desse tipo de coisa.

Esse video mostra bem e rapidamente os variados testes feitos no Combine para candidatos a atletas da NFL. No futebol, podeiam fazer isso no inicio de cada temporada variando os testes mais para o futebol. Como Velocidade, impulso, velocidade com a bola ao pé e outras coisas mais.

Fica a dica.



PS: Alem disso, cadê as contratações. Tô vendo os outros clubes se mexendo e nada do Inter como o habitual. Li algo preocupante de que o Inter só planeja estar com o elenco pronto em MAIO! O ano agora começa em Maio??? Pela primeira vez em anos vamos ter um tecnico NOVO no inicio da temporada. Claro ele precisa de um tempo pra organizar as coisas, mas se Maio me parece meio tarde pra fechar o grupo. Até Março já era pra tá com o elenco pronto.

PPS: Será que Lucio vai dar certo no San Pablo. Fisicamente está estilo Zé Roberto. Não gosto de ficar trazendo veterano mas quais serão nossos zagueiros em 2013? Preocupa.

PPPS: Dátolo tem que ficar. A torcida quer e ele fez por merecer, foi um dos melhores jogadores em 2012. Só teve o problema de lesão, mas em campo correspondeu já no primeiro dia.