quinta-feira, junho 06, 2013

RESERVAS


Como todo e qualquer COLORADO fiquei preocupado com o jogo de ontem. O nosso INTER jogou muito pouco, produziu pouco e patina na zona intermediária da tabela, um filme que já vimos e que não gostamos do final.

Eu confio no trabalho do Dunga, acho que ele é um bom treinador, está até fazendo um bom trabalho. A minha maior preocupação não é apenas com os problemas do time (e suas atuações), mas o que tem me preocupado é com o diagnósticos (ai acima você pode ouvir a integra da coletiva do Dunga).

Nosso grupo é muito fraco, faltam peças de reposição em quase todas posições, não temos lateral reserva,  não tem zagueiro reserva, não temos articulador reserva, para o ataque apenas Caio (e talvez Otavio) tenham condições de jogar no time, mesmo em uma emergência, é muito pouco para um time que tem uma folha milionária.

Lembro que em 2006 os reservas Michel, Gabirú e Renteria marcaram 9 dos nossos 24 gols naquela conquista. Na Sulamericana o banco contava com Andrezinho, Taison, Sandro e Magrão (este depois virou titular) eram jogadores que entravam e mudavam a partida. Na Libertadores de 2010 o banco tinha Walter, Sóbis, Damião, Andrezinho e principalmente Giuliano, que mesmo sendo reserva foi eleito o melhor da competição.

Ter um bom banco de reservas é uma característica dos nossos times vencedores, além dos exemplos acima, Libertadores 2006  e 2010, Sulamericana 2008, poderia citar aquele inesquecível jogo contra o Barcelona com Gabirú no lugar do Fernandão, ou os supertimes dos anos 70 quando o Escurinho entrava para resolver a partida, ou ainda lembrando do Chico Espina (que entrou no lugar do Valdomiro) calando no Maracanã e liquidando o vasco na primeira partida da final de 79 (O TIME QUE NUNCA PERDEU), essa é nossa história e com ela devemos aprender.

Digo isso pois penso que um time é muito mais que seus 11 titulares, é preciso ter alternativas no banco de reservas, é necessário ter opções. Ontem quando falavam da contratação do Jorge Henrique eu via e ouvia o questionamento de "no lugar de quem ele vai jogar", ora no lugar de quem estiver mal aos 15 do segundo tempo em uma partida que a gente não tiver ganhando, ou no lugar de quem for convocado, ou no lugar de quem estiver suspenso.

Mesmo com uma folha salarial milionária o INTER não tem grupo, parece que os reservas estão conformado em serem reservas, os titulares intocáveis em sua titularidade e disputar posição virou crime. Todos jogadores, sem exceção, são muito bem remunerados e pagos religiosamente em dia, o mínimo que eu espero deles é que treinem e joguem o máximo possível, com toda garra e dedicação, não importa de for por 5,10, 30 ou 90 minutos, tem que estar preparado para entrar e dar o seu melhor.

Imagino que essa era a zona de conforto de que falava o Fernandão, e dessa zona de conforto que o Dunga tem que tirar nossos jogadores, gostei quando ele disse que quem estiver melhor joga, falta agora é colocar em prática exigindo mais desse grupo. 

Além disso falta grupo, faltam jogadores de qualidade, o INTER tem de aproveitar para contratar jogadores que possam brigar para ser titulares, mas mais do que isso, que tenham a ambição de virar titular, que sonhem jogar no COLORADO para disputar grandes títulos, se não chegar com essas ambições nem precisa vir.

Em resumo essa é a minha opinião: Não faltam apenas titulares, faltam é bons reservas que possam brigar pela posição e mudar uma partida quando entrarem, e que se jogarem bem possam até virar titulares.

E vocês o que acham do grupo COLORADO?? Os reservas tem conmdições de brigar por titularidade??

André Flores
@ojogodointer