quinta-feira, junho 20, 2013

THRIFT

FUTEBOL:

- Poxa vida, pisquei os olhos e quando vi Rodrigo Moledo estava se apresantando na Russia. Assim fica dificil ser torcedor. Damos nosso tempo, dinheiro e amor e o que recebemos em troca? E agora? Vamos ir de Indio velho de guerra? Vai voltar Bolivar tambem? Falando em Bolivar viram as noticias do Rio? Bolivar sondado por clubes das Arabias....uhhh haaa....coincidentemente acotecendo bem na hora dele ter que renovar com o Botafogo. Coitado dos Cariocas, não conhecem esse joguinho que cansaram (Kleber/Vasco - Dale/China - Bolivar/O Mundo) de fazer no Inter.

- esse Luigi ta pedindo pra ser o primeiro presidente rebaixado. O time ja ta uma droga e o que ele faz? Vende o zagueiro titular. Provavelmente vendera a nova promessa Fred. Provavelmente venderá o atacante selecionavel. Talvez ate o lateral esquerdo titular. E a grande jogada sera apostar no Adriano que nao joga faz 2 anos. Alem disso pode trazer mais um pos30 Julio Batista. Vamos ser o time mais velho da primeira divisao. Podem esquecer libertadores em 2014.

- Que jogaço do Japão contra a Itália. Mereciam muito mais que uma derrota de 4 a 3. Já não tem mais bobo no futebol.

- A não ser que seja Taiti. Porque hoje, o que vai ser de Espanha contra Taiti....nossa senhora, acho que nunca se viu um jogo FIFA tão desiquilibrado como esse. Vamo vê se a Espanhã dá uma desacelerada.

- Aguardando a confirmação de Adriano. Será no minimo muito interessante de acompanhar o desenrolar dessa nova novela! 

COMPLETAMENTE OFF:

Ontem pra minha alegria chegou meu Pai aqui nos EUA onde ele passará o Verão inteiro aqui comigo. É sempre um enorme prazer depois de passar 8 meses sem ver ele. A vida dele no Brasil é bastante corrido e aqui ele descansa. Na casa dele em Porto Alegre (onde morei nos anos 80) é aquele movimento, e cada ano mais barulho, mais carros mais onibus, mas gente. Aqui, na minha rua sem saída e parque colado a meu patio é aquele sossego. No maximo que se escuta da janela da sede do BV são passarinhos.

Uma diversão recente minha, desde que fiz uma sala de musica (Veja) aqui em casa é achar equipamento retro de Audio. Receivers, Speakers, Toca Discos coisas assim dos anos 60, 70 e 80. A sorte minha é que aqui nos EUA existem lojas chamadas Thrift Stores onde essas coisas são encontradas com relativa facilidade por migalhas.

 O Lance é assim: Alguem decide doar algo (nesse caso produtos de audio, mas tambem de tudo que tu possa imaginar de roupa a produtos de casa) pois não precisam mais, ou não querem mais, ou o dono morreu etc etc etc. Em vez de perder tempo tentando vender e em vez de jogar fora eles pegam essas coisas e lavam para uma loja Thrift, em especial a Goodwill ou Salvation Army para doarem. Em troca essas lojas vendem os produtos doados por um preço baixo e usa o dinheiro para suas causas. A Goodwill para empregar pessoas com deficiencias nas suas lojas e a Salvation Army para empregar pessoas que estão tentando dar a volta por cima na vida.

Todo mundo ganha. O Doador se sente bem (e ganha desconto nos impostos), as lojas ganham produto de graça, os empregados ganham trabalho que provavelmente não iriam obter em outro lugar e o comprador acha ótimos produtos por quase nada.

Mesmo já morando nos EUA um total de 39 anos só fui me dar conta disso esse ano! E só nesses 2 ultimos meses já obtive varios aparelhos de audio de alta qualidade. Ontem já que meu Pai é ligado em Radios, levei ele num passeio onde passamos em algumas dessas lojas pra vê se achavamos alguma coisa interesante. Na primeiras duas lojas, nada. No caminho pra terceira loja Goodwill, fiz um caminho diferente e me dei conta que estaria passando um Salvation Army e decidi então dar uma parada nessa loja. Fiz bem. Ao entrara na loja e ir na parte de eletronica me dou de cara com esse Receiver de 1982 da Yamaha a R-300:



 
De cara vi que 'acertamos na loteria', entramos na loja na hora certa. A Yamaha fazia nos anos 70 e 80 esses aparelhos lindos prateados de alta qualidade e desde que comecei a pesquisar isso sempre quiz um. Mas até hoje não tinha achado um. Immediatamente falei ao meu Pai, "fizemos um gol de placa!". Ai fui ver quanto custava e eu pensei que li US$39.99....nada mal. Vou levar. Aí vi que debaixo desse aparelho tinha um outro da Yamaha o k-200 que é um toca fitas, tambem prateado da mesma epoca. Deve ter sido doado pela mesma pessoa. E vi que o preço do toca fita era só $3.99. Foi aí que me dei conta de que o Reciever tambem era $3.99! TRÊS DOLLARS e NOVENTA E NOVE CENTAVOS!! Golaço!! Obvio que levamos os dois.

Essa é apenas um exemplo de varios que achei desde Abril. Inclusive já achei tanta coisa que re-vendi alguns no ebay. Um outro receiver que comprei por US$8 eu vendi para um Indiano (na India) atraves do Ebay por US$200. Um Koreano comprou uns Speakers de 1968 tambem por US$200...eu paguei $9. Assim vou aperfeiçoando minha "escalação" de audio aqui em casa. Não posso ficar com tudo, então fico com o que gosto mais e vendo os outros. Esse Yamaha eu não vendo.

Uma curiosidade. Outra semana eu fui num Garage Sale (onde Americano limpa a casa de coisas e bota no patio pra vender...normalmente num fim de semana...é uma tradição de familia até fazer isso de vez em quando pra se livrar de bugiganda acululada) e na frente de uma casa tinha 2 senhoras com algumas coisas que estavam vendendo. Logo vi que um era um lindo Toca disco Technics, parecia ser dos anos 70 (e era de 79 ano do Tri) e tambem um receiver da Technics dos anos 80. Perguntei: Quanto pelos 2? Ela: Ahhhh ummm 15? Eu: Hmmmmmm, dá pra fazer os dois por 10? Ela: Hmmmmmm....Okay.... EU: Otimo, I'll take it!

Chegando em casa fui pesquisar o toca disco e achei esse video de um Brasileiro com o mesmo toca disco que eu comprei por US$5 e ele vendendo no Brasil por R$1100!! Bah sinceramente....os preços de vocês aí é uma loucura, tudo bem, é algo importado, até raro ai...mas 1100!? Inclusive meu Pai chegou reclamando que no aeroporto de São Paulo uma fatia de Pizza era R$16...eu compro uma fatia de Pizza no Village em NYC por R$2!



Esse toca disco vai ficar comigo, mas o receiver que tambem paguei 5 acabei vendendo no ebay por US$140. Ai tu pode perguntar, porque te venderam por $5 se vale $140? Sei lá, mas tem muita gente que não se liga em ebay ou não quer perder tempo ou não tem ideia do que vale o que eles tem. As razões poem ser inumeras. Mas o fato é que aqui não é tão complicado achar essa perolas por aí. Fico imaginando se algo assim é possivel no Brasil??

Segue algumas fotos de outras coisas que tenho achado:
Receiver JVC de 1984 ultra moderno na epoca e bastante potente achei por US$9. Vendi para um cara na India por US$200.

Receiver Technics de 1990 num Garage Sale por US$5. Vendido para um cara no Arizona por $140.

Guitar Univox Coily de 1970, uma copia da Gibson es355. Copia mas copia Japonesa feita numa epoca onde copias eram impecáveis. Paguei US$155 preço relativamente caro para algo num Thrift Store, não vou vender, mas esse modelo tem vendido no ebay por cerca de US$400-500. Kurt Cobain fez a marca famosa nos anos 90 quando ele usava um Univox Hi-Flier.

Toshiba SA-400 de 1974. Um lindo receiver que ganhei de graça atraves do site Freecycle. Um site local onde as pessoas dão de graça produtos que não querem mais. Eu inclusive essa semana dei de graça um receiver 5.1 da Sony que eu não usava mais. Esse Toshiba eu não vendo, vai ser o receiver no quarto.


A Marca AR (Acoustic Research) é uma das mais respeitadas de Speakers. Essa da foto é a AR4X dos anos 60. Foi umas das primeiras que achei e paguei $8. Mas elas não estavam funcionando perfeitamente, algo comum em speakers com essa idade. Mas dá pra arrumar relativamente facil. Quando recebi outro par maior que esses da mesma marca de graça via Freecycle resolvi vender esse. Mesmo com defeito, no ebay o valor subiu até US$199.50. Consegui tambem alguns outros pares de speakers de qualidade da Polk Audio, KLH e JBL que agora substituiram os speakers velhos que eu tinha usando nesses ultimos 20 e tantos anos.  Eu tenho speakers agora pra literalmente todas as salas e quartos e nao paguei mais de $10 por cada par.

Bom, não sei se alguem leu tudo isso, já que tem nada a ver com futebol, mas tinha que compartilhar essa descobertas por aí. E gostaria de saber, existem lojas desses tipos ai no Brasil e oportunidades de compras assim?
 




Gostei 
i
Quantcast