sexta-feira, novembro 22, 2013

A História do Joker


Os 3 anos de Giovani Luigi tem sido uma Comédia Tragica de erros toscos. Erros previsíveis que torcedores comuns já previamno momento que a decisão foi tomada por Luigi ou por alguem sob seu comando. Pior é que ainda teremos mais 1 ano dele no comando.

Infelizmente podemos fazer campanha Fora Luigi mas ele não vai simplesmente largar do cargo porque eu coloquei um banner no topo do BV ou outra pessoa consegiu 5000 assinaturas pedindo sua saída. Essa é a triste verdade. Esse incompetente tem mais um ano como Presidente do Inter.

Eu não o chamo de incompetente por nada. Chama ele de incompetente pelos FATOS apresentados nesses 3 anos dele como Presidente.

Pior é que não demorou 1 dia dele na presidência do clube pra mostrar que ele não tinha condições de presidir o clube. Luigi simplesmente renovou o contrato de Celso Roth dias depois do Roth ter perdido o Mundial na primeira partida contra o Mazembe. Enquanto isso acontecia os diretores e tecnico da Inter de Milão assistia e ria da arquibancada em Abu Dhabi.

Roth foi presenteado pelo feito com um contrato novo. Todo mundo sabendo que não iria durar muito tempo. Durou 4 meses e o Inter então ficou devendo a ele muito dinheiro. O certo teria sido Roth ser liberado no fim do seu contrato no fim de 2010 e um tecnico novo para iniciar o ano. Em vez disso, renovaram com Roth, demitiram ele 4 meses depois, assim jogaram milhões fora e aí contrataram Falcão um tecnico que não tinha treinado ninguem em 20 anos já em meia temporada.

Deram ao Falcão 99 dias para trabalhar. Nesse tempo ele ganhou o Gauchão de virada, foi eliminado da Libertadores e tinha altos e baixos no Brasileirão. Foi demitido na vespera da viagem a Europa para Copa Audi onde destacaria o Inter entre os Europeus pelo respeito que Falcão tem na Europa. Mal estavamos no meio do ano (primeiros meses do Luigi) e iriamos para o terceiro tecnico da era Luigi. Pior esse tecnico era o Dorival Junior, um tecnico que tinha sido humilhado por Neymar em Santos e logo demitido e que era mais um da dancinha de tecnicos rodados do Brasil que passaram por dezenas de times sem ganhar quase nada. Uma escolha preguiçosa para um Presidente novo.

Mais tarde, depois de deixar Dorival Junior mais de um ano no cargo, substituiu ele com Fernandão, o Diretor Tecnico do time. Fernandão que até então nunca tinha treinado sequer um jogo de crianças. Em poucos meses assim como Falcão, Fernandão estava na rua e queimado com muitos Colorados. Depois de uma longa demora Luigi contratou mais um idolo colorado para a vaga de tecnico. E mais um, que tinha pouca experiencia como tecnico. Na verdade Dunga não tinha experiencia alguma como tecnico de um clube. Só da seleção. Meses depois Dunga seria demitido e queimado. O incrivel é que Luigi não aprendeu com seus erros...e mais uma vez repetiu o mesmo erro. Depois de sair Dunga, Luigi coloca Clemer no cargo de tecnico. Clemer que até então só havia treinado times das divisões de base. Crianças. O resultado estamos vivendo agora. 

Enquanto isso ainda antes do meio de 2011, nos primeiros meses do mandato do Luigi as obras do Beira Rio pararam. Problemas de contrato são normais mas as obras ficaram parados por quase 300 dias no Beira Rio. Só em Março de 2012 é que o problema com a AG foi resolvido. Luigi e seus seguidores ainda saudaram o Presidente como salvador da patria quando as obras recomeçaram. Heroi que levou quase 1 ano pra resolver um problema.

As consequências dessa parada nas obras do Beira Rio estão nos afetando até hoje. Se as obras não tivessem parados ou se tivessem parado por pouco tempo, o Beira Rio já estaria aberto para o time e a torcida. O Beira Rio poderia ter participado da Copa Das Confederações de 2013 mas mais importante seria a casa do time em 2013. Enquanto não vou cair no papo que nosso problema atual em campo é a falta do Beira Rio, é certo que passar o ano todo jogando no interior não está ajudando.

Enquanto tudo isso acontecia o time completava um ano de um pessimo futebol. Desde o fim da Libertadores 2010 (ainda na era Piffero) e a conquista do Bi, o Inter não apresentava um bom futebol. Mas os salários aumentavam. Quem chegava, já chegava ganhado salários super inflados quando comparado com salarios de poucos anos atras (Fernandão em 2006 ganhava 60 mil por mês e era o maior salário do time). Jogadores já em claro declinio (Indio, Kleber etc..) ganhavam novos contratos e aumentos. Quem não dava certo era emprestado para clubes menores onde o Inter bancava boa parte do Salario do jogador. Hoje, Luigi gasta cerca de 1.5 Milhões de Reais por mês pagando salário de jogadores em outros clubes. Se minha matématica não me falha isso leva cerca de 50 Mil socios pagando 30 reais por mês para sustentar.

Ao final do ano passado próximo das eleições , haviam 3 chapas concorrendo , sendo uma delas tendo o vice o Sr. Vitório Pifero , nesta mesma época foram feitas diversas pesquisas de opinião que davam ampla maioria e fácil vitória a chapa do pífero , o nosso presidente então prevendo uma derrota esmagadora , resolveu aliar-se ao grupo político do Sr. Luis Cesar Souto de Moura prometendo inclusive a vice presidência do futebol a ele, o que aconteceu foi então que o presidente foi reeleito pelas eleições do conselho deliberativo , visto que com esse conchavo político as outras chapas não conseguiram ultrapassar a cláusula de barreira. O presidente vendeu sua alma ao diabo , pois é de notório conhecimento que o grupo do Luis Cesar sempre foi um opositor do presidente. Em suas devidas proporções seria ter o PT aliado ao PSDB. Diante disto o presidente não tem poder para mandar dentro do beira rio , vive como um cachorrinho que se perdeu na mudança. E tem mais , como já falamos em outro momento , tu sabe bem quem ainda tem muito poder e manda e desmanda lá dentro , esse cara hoje é agenciador de jogadores. *1

Alguns calculam que nos 3 anos de Luigi ele já gastou cerca de 400-500 Milhões de Reais e o resultado está aí. Jogamos Domingo em Caxias para tentar escapar do Rebaixamento. Enquanto isso o Cruzeiro já carimbou o titulo Brasileiro. Eles conseguiram garantir o titulo antes do Inter garantir a permanência na Serie A.

E se conseguirmos escapar esse fim de semana ainda teremos mais um ano para sobreviver esse Joker. 
______

Quero completar essa história. Tem muitas coisas que não lembro que com certeza vocês lembram. Então comentem aí. Quais foram outros momentos chaves para registar das trapalhadas e história do Giovani Luigi incluindo como Vice em 2007. Escrevem nos comentários (em texto pronto, no tom do texto acima. pode ser um paragrafo) que eu vou inserir no meu texto com crédito.
______

Contribuições:

- Luigi contrata Gallo para substituir Abelão, como técnico competente e com ideias modernas... Técnico assume em 13/05/2007...Três meses depois, em 10/08/2007, demite o Gallo tido como competente e moderno, para o retorno de Abelão. - Renato Rolim Moura Junior

- Anunciou o zagueiro Rafael Toloi e não conseguiu assinar o contrato,jogador retornou a Goiânia.
Sem nenhum aviso prévio demoliu a totalidade da inferior,intervindo no planejamento de mitigar os efeitos das obras para o time e torcedor.
Através da imprensa mostrou um plano ambicioso de introduzir novamente o futsal,contrataram jogadores e técnico e subitamente cancelaram o projeto. As ações na justiça não devem ter sido canceladas. Esperou ansiosamente a discussão da renovação de Luxemburgo no Gremio. Sonho de consumo do presidente acabou renovando para ser o técnico da Arena. Depois da eleição o Luigi tirou férias. O Luciano Davi preparou a transição entre as gestões. Piffero ficou espantado pela ausência do sucessor. - Thiago Gonçalvez

- Lembrando que a reforma só saiu pq a Dilma teve que intervir e gentilmente 'forçar' a AG, o Banrisul e o BNDES a um acerto sobre os empréstimos - Valter Ego

- Luigi peca por tomar decisões equivocadas e por individualismo ou seja ele fornece um cargo sem poderes para seus assessores pois a ultima palavra é sempre dele. O mais básico em futebol é entender um pouco do assunto., quem é bom, quem é ruim. que está velho, quem ainda joga. onde estão as carências, . claro que tudo isso é subjetivo pois o "entender de futebol" depende do ponto de vista de cada um.
Mas quando os resultado não acontecem um ano, dois anos, três anos se percebe claramente onde está a origem do problema. Não posso dizer esse dirigente entende aquele não entende mas os resultados sim. Todo o dirigente erra, Isso é corriqueiro mas o bom dirigente acerta mais do que erra Exemplo claro é Fernando Carvalho que tinha uma base de time e trouxe jogadores certos que enriqueceram o plantel. - Sandro Gomes

- Luigi achou que tinha fechado com Nilmar em 2012 e o motivo pelo qual ele não veio foi porquê o empresário dele achou que o valor que eles estavam oferecendo era o salário líquido e na verdade foi o bruto. - Ricardo Scholles

- Aqui vai o 1º ERRO de Luigi antes mesmo de assumir em 2007.
Fabiano Eller já tinha sido campeao da LA e tava jogando muito no BR06 e dizia que era só ligarem para os turcos que bastava oferecer alguma módica quantia ao TRAZBPOR da turquia..qq coisa em torno de no maximo 300 mil dolares já finalizava tudo e o Inter acertaria um novo contrato com o ELLER. Mas não....
Luigi achou que poderia esperar o fim do ano, provavelmente nunca acreditou no titulo mundial, e assim esperava trazer Eller sem pagar um centavo aos turcos.
Moral da história, LUIGI achou que poderia passar a perna nos maiores comerciantes do mundo sem pagar nada por um campeao mundial em cima do Barcelona.
Só que não...Eller avisou para acertarem antes e nao esperarem, e o clube turco nao aceitou a proposta do Inter pós mundial e vendeu o jogador para o Atletico de Madrid por uma bela grana e o Inter perdeu o seu grande zagueiro campeao mundial e xerife da zaga. Provavelmente o melhor zagueiro colorado nos ultimos 13 anos. - CJRsp




Contribuições (envie sua em forma de paragrafo que aqui nos comentarios, no meu FB ou email):

*1 Rodrigo Santin