quinta-feira, fevereiro 28, 2013

CAXIAS?

Forlan comemora com estádio vazio ao fundo

Ano passado o COLORADO resolveu acelerar as obras de reforma do BEIRA-RIO,  nosso clube teria pedido para a AG alterar o cronograma das obras de reforma (estou preparando um post com todas as mentiras que a AG contou para nós desde o início da reforma).

Como consequência desta alteração do cronograma o BEIRA-RIO teve de ser fechado e tivemos de escolher um novo local para mandar nossos jogos. Aqui cabe lembrar que foi inicialmente informado que o estádio seria fechado até setembro, e agora já se fala que ficará fechado até dezembro, ou seja só reinaugura para jogos oficiais ano que vem.

Pois bem, com a velocidade tradicional de sua gestão o Presidente Luigi optou por mandar jogos em Caxias,eu achava melhor jogar em Novo Hamburgo ou Canoas (pela proximidade com Porto Alegre e pela quantidade de sócios e torcedores). A direção defendia o uso do centenário, falando do enorme número de sócios da região e da capacidade de mobilização da torcida na serra.

O greNAL teve míseros 10.023 pagantes, sendo que destes algo como 2.000 eram do rival, ou seja, pouco mais de 9 mil COLORADOS foram ver o clássico em Caxias. Só isso já é prova cabal do erro grotesco que foi escolher o centenário para mandar nossos jogos.

Além disso muitos poderão dizer que o adversário estava com reservas, que os ingressos eram muito caros, ou que o gauchão tem tido públicos medíocres (veja AQUI reportagem sobre média de público do GAUCHÃO), tudo isso pode ser levado em conta, mas não é desculpa suficiente para tamanho desinteresse pelo clássico.

Lembro que essa foi  ESTRÉIA DO INTER COMO MANDANTE no estádio Centenário, ou seja, nem mesmo o fato de ser estréia e de ser um clássico empolgou os torcedores da serra, tornando ainda mais claro o erro que foi ter escolhido Caxias para mandar nossos jogos durante todo o ano.

Houveram problemas, no clássico do domingo passado o check-in não informava coisas básicas como por exemplo em que portão entraria o sócio que tem cadeira e que portão entra o sócio que tem as chamadas "carteiras vermlhas", mesmo após meses planejando essa mudança para Caxias coisas simples não foram pensadas gerando transtorno.

Vejo em alguns portais de notícia que o INTER está fazendo parcerias com empresas de ônibus para facilitar a ida de torcedores a CAXIAS, e isso é uma bela iniciativa, mas sera insuficiente que o INTER não mover esforços para mobilizar COLORADOS da região.

Ao invés de promover jantares para promove os Consules o INTER deveria mandar seus principais dirigentes e jogadores convocar os torcedores em participações especiais nas rádios e jornais da região, isso sim pode ajudar.

Deve haver campanha específicas para os torcedores da serra, para que apoiem o INTER nesse ano, pois isso sim pode fazer a diferença. Se nada for feito e continuarmos mandando jogos em Caxias, qual será o público contra adversários do nível do criciúma, numa quarta, mes de julho, as 22 hs e frio de 2ºC?? Ou contra o nautico sábado chuvoso de agosto as 21 hs?? Isso me preocupa desde logo, pois basta ver o que aconteceu com Cruzeiro e Atlético-MG quando tiveram que jogar em Sete  Lagoas para ficar com medo.

Espero que a direção repense a decisão de jogar em Caxias, que venha mais para perto de Porto Alegre (em Canoas ou NovoHamburgo) ou que convença o Zequinha a trocar a grama sintética por grama natural, ainda da tempo, e algo precisa ser feito.

André Flores
@ojogodointer

ps.: em 05/07/80 João Paulo II rezou uma missa ao lado do estádio olímpico, em 30/07/80 o INTER empatou com o Nacional-URU, no Beira-Rio, na final da Libertadores em 06/08/80 perdemos a final para os Uruguaios. No mesmo ano Falcão foi vendido para o Roma.

Em 81 nosso rival venceu o brasileiro pela primeira vez, em 83 ganhou libertadores e mundial. Nos anos seguintes nosso único título expressivo foi a Copa do Brasil, enquanto o rival ganhou algumas Copa do Brasil, outro Brasileiro e outra Libertadores.

Em abril de 2005 morre João Paulo II, neste ano o INTER tem seu título roubado pelos jogos anulados. Entre 2006 e 2013, durante o Papado de Bento XVI o INTER vence 7 títulos internacionais (competições oficiais) ganha respeito  e admiração em todo o mundo.

Sei que tudo isso é coincidência, mas vi essa teoria do Papa em um filme chamado "ainda orangotangos", e quis compartilhar com vocês, ainda mais que hoje é o dia que Bento XVI se despede do seu Papado.