terça-feira, dezembro 23, 2008

5 A Primeira Escalação

Em Setembro de 1979 quando cheguei ao Brasil com 12 anos logo fiquei viciado no Inter. Tinha guri que morava em Porto Alegre toda sua vida mas mal sabia a escalação do Inter alem de 1 ou 2 jogadores e eu com menos de 1 mês de Inter já sabia de cor a escalação do time e escutava todos os programas de radio pra saber as ultimas. Talvez tenha sido porque recem chegado ao Brasil, todos meus amigos tinham ficado pra tras nos EUA e como eu tinha que começar tudo de novo o Inter foi uma maneira de eu me adaptar a essa nova vida.

Até hoje a escalação Campeã de 79 não escapa minha memoria. É facil:

Benitez
João Carlos
Mauro Pastor
Mauro Galvão
Claudio Mineiro

Batista
Jair
Falcão

Valdomiro
Bira
Mario Sergio

Eu teria mais dificulades em escalar o time que começou o jogo em Yokohama em 2006!

Fui a varios jogos nesse Brasileirão, o primeiro foi contra o Figuerense onde ganhamos de 1x0 num dia de chuva e pequeno publico (Veja a foto)



Depois veio meu primeiro Grenal com golaço de Jair no fim do jogo! Não me esqueço da loucura na arquibancada quando saiu esse gol. E a caminhada ao titulo pegava força. Veja o gol do Jair nesse video.



Depois veio grandes vitorias sobre o Cruzeiro, Palmeiras e finalmente Vasco. Ganhamos CATEGORICAMENTE as 3 partidas fora de casa. Na Semi contra o Palmeiras fui ao jogo, mas na final pra variar os ingressos tavam dificil de conseguir e como eu so tinha 12 anos eu dependia de outros pra ir ao jogo. No fim acabei assistindo a final na casa do meu Tio, meu primo foi ao jogo. No ultimo momento a TV Guaíba transmitiu Ao Vivo. Se não teria sido apenas no radinho. Imagina. Claro que como ainda acontece hoje havia bastante espaço atras do gol do Gigantinho, como tambem havia na final da Libertadores.

O Time pra quem não chegou a conhecer começava pelo seguro Benitez que falhou na Final no gol do Vasco mas que era muito seguro. O Lateral Direito João Carlos o Pai dos gemeos Diego e Diogo era um bom lateral mas nada demais. A Dupla de zaga era fenomenal, o veterano Mauro Pastor que raramente levava cartões e ainda fazia gols de cabeça e o Mauro Galvão jogando seu primeiro campeonato como profissional, não demorou muito pra ver que o Galvão seria um grande zagueiro. Na Lateral esquerda tinha o Claudio Mineiro um lateral baixo mas forte. Veja no video abaixo do Daniel como Claudio Mineiro e Mario Sergio humilham o Vasco no fim do jogo.

O Meio de campo...bom preciso explicar? Batista...um grande jogador. Hoje muito criticado pelos jovens que so o conhecem como comentarista, mas jogando bola Batista era um Dunga com extrema classe ou digamos o Dunga era um Batista sem muita classe. Jair era craque marrento. Meia Direita, jogava quando queria jogar, era Gaúcho metido a Carioca tinha até chiado quando falava, mas jogava muita bola. Tinha um otimo chute de longe, tinha um otimo passe, batia faltas. Levou o Penharol a conquista da Libertadores e Interclubes 3 anos depois. Foi eleito melhor em Tokyo.

Falcão...sem comentários. No ataque Valdomiro, o colorado mais vitorioso de todos os tempos e o centroavante Bira que depois ficou conhecido como Bira Burro mas que na epoca eu não lembro dele ser chamado assim, era só Bira. Bira era um centroavante irregular mas que tambem era matador, na final do Gaúchão de 81 ele fez um gol em Grenal que praticamente nos deu o titulo. E o numero 11 era o genial Mario Sergio, o vesgo. Veja no video no post do Daniel quantos lançamentos precisos o Mario Sergio fez na final. Ele era um gênio.

Um timaço.

E bom para nos colorados que em 2009 estamos com um time que se ficarem juntos pode finalmente conquistar o Brasil novamente. Brasileirão tem que ser prioridade em 2009. Não para conseguir vaga na Libertadores de 2010 mas para GANHAR O BRASILEIRÃO, a diretoria tem que entender isso e tem que desde já focar em ganhar o Brasileirão e ganhar bem. TODO COLORADO QUE SER CAMPEÃO BRASILEIRO. ESSE É O TITULO PARA 2009. O resto seria bonus, mas o Brasileirão é OBRIGAÇÃO!

5 Comentários:

Valter Aczel disse...

To contigo e não abro, Louis.

A meta TEM que ser o Brasileiro. De qualquer forma.

O Gauchão tem que ser o laboratório.
Eu, particularmente, acompanharia o desempenho do Liquinho na Sele Sub 20 e conforme, daria uma chance de se entrosar com o Nilmar. Eu acho que as características do Walter fechariam bem com o Nilmar, pois é um jogador mais de área, com um jogo de corpo qualificado e chutes potentes. O Nilmar seria o jogador que vem de trás, da correria. Com entrosamento, tenho confiança que eles conseguiriam ter um toque de bola final de grande qualidade, formando uma dupla de ataque mortal. Isso tudo se não trazerem alguém que seja um 9 de carteirinha. O Fred cairia como uma luva, pois tem o faro do gol...

Eu ainda me preocupo com as laterais. O Marcelo Cordeiro tá virando novela. E eu não ouço outros nomes, talvez o Jancarlo dos Bambis possa ser uma boa opção. Sorte que finalmente parece que conseguimos formar dois bons laterais. Se não são craques, são muito mais qualificados dos que tivemos no ano passado (o que não é muito difícil, é verdade...).
O que me deixa tranquilo é que a defesa e o meio de campo são nossos melhores setores, o que já é meio caminho andado.
E tem esse tal de Giuliano, que eu não lembro dele no jogo contra o Paraná e também não o vi em nenhuma outra oportunidade, mas é de seleção, foi eleito destaque da Série B e os entendidos da mídia dizem que é um garoto promissor. É esperar para ver.

Mas eu estou esperançoso e confiante de que teremos um brilhante centenário, o MAIS VITORIOSO DE TODOS OS TEMPOS!!!! (Sonhar não custa nada... hehehehe)

Saudações Coloradas!!

Ah, e boas festas para toda a nação colorada!!!

Denilson M. (POA) disse...

E aí Louis! Tb acho que não ir pra Libertadores foi um sinal! TODOS os colorados com quem falo querem GANHAR O TETRA. Até porque o co-irmão quase empatou em brasileiros. O sentimento em volta está parecido com o da Libertadores 2006, aquele pensamento uníssono. Time nós temos. Um baita 2009 pra nós!

Raul Pons disse...

Depois de uma Gauchão desastroso, aquele Brasileiro de 1979 foi de lavar a alma, principalmente a partir da 3ª fase, quando apresentamos um futebol excepcional.

Tá na hora de voltarmos a comemorar um título brasileiro, e se valer a mística, ganhando em 2009, ganharemos tb em 2010, pq sempre repetimos o 1º e 2º lugares, desde a época do Robertão: vice em 1967/1968, campeão em 1975/1976, vice em 1987/1988, vice em 2005/2006. A exceção foi justamente 1979, mas se justifica, pois foi invicto! E batemos duas vezes na trave, com os 3ºs lugares em 1978 e 1980.

Schroder-EUA disse...

Veja ne Raul o Inter facilmente hoje poderia ser HEXA Brasileiro....TRI mais 1987 (Vice), 1988 (Vice contra Bahia), 2005 (Roubo)...sem falar em 2006 que dou credito ao SP.

Anônimo disse...

Loius, boa tarde.
Este ano de 1979 também tenho muito forte em minha lembrança. Nasci em 1968, naquela época tinha apenas 11 anos e me lembro deste campeonato muito bem. Os meus jogos inesqueciveis deste campeonato foram o 1o jogo da semi-final contra o Palmeiras em SP que ganhamos de 3 x 2 foi uma partida inesqucivel e o 1o jogo da final contra o vasco no RJ com dois do chico spina e o Benitez pegou muito naquele jogo. Tenho muita vontade de ser campeão brasileiro novamente e quem sabe não será em 2009. Aproveito para desejar um feliz natal a todos os leitores e colaboradores do Blog. Abraços. Marcelo.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]