Cada clube, torcida ou jornalista pode elaborar com base na subjetividade um ranking cujos critérios favoreça sua equipe, e assim os mais diversos resultados são obtidos.
O ranking da CBF, por exemplo, de peso considerável se for levado em conta que se trata da entidade reguladora do futebol brasileiro, é cheio de leviandades. Peso dado a competições de maneira incoerente e descriteriosa tecnicamente resulta em uma classificação que premia a supremacia na copa do Brasil (hoje um torneio diminuído em peso técnico, devido a ausência dos clubes que disputam a libertadores) em detrimento do campeonato brasileiro, isso entre outros disparates.
Segundo a CBF, as dez primeiras posições ficam assim:
1.Grêmio 1.978 pontos
2.Corinthians 1.938 pontos
3.Vasco 1.928 pontos
4.Flamengo 1.918 pontos
5.São Paulo 1.879 pontos
6.Atlético-MG 1.868 pontos
7.Palmeiras 1.840 pontos
8.Internacional 1.803 pontos
9.Cruzeiro 1.776 pontos
10.Santos 1.649 pontos
Para quem quer maiores informações, o ranking completo e os critérios adotados podem ser encontrados nos respectivos links.
A 8ª posição ocupada pelo nosso time é reflexo de duas décadas de ostracismo, os famigerados anos 80 e 90, onde contabilizamos alguns gauchões, uma copa do Brasil e só. Época pra esquecer.
As 11* conquistas obtidas na atual década 5 gauchões (20), 1 libertadores (20), 1 mundial (25) e 1 Sulamericana (10) nos renderam 75 pontos, ficando no mesmo período apenas atrás do São Paulo (112 pontos com 3 brasileiros (45), 1 mundial (25), 1 libertadores (20), 3 paulistas (18), 1 Torneio Rio-São Paulo (4))
Sinceramente, vejo estrutura e perspectivas de títulos pela frente, reflexo do patamar de receita (já são 3 anos entre os clubes com a maior receita anual no futebol brasileiro) e boa administração que alcançamos.
Torço muito que além dos títulos internacionais, voltemos a ter êxito nos torneios nacionais. Nascido em 83, faço parte de um grande número de colorados que não sabe ainda o que é ser campeão brasileiro, e que único feito nesse sentido é uma longínqua copa do Brasil de 92, que já está fazendo quase 20 anos.
Vamo vamo inter! Em busca de mais títulos, mais conquistas, cada vez maior, cada vez mais colorado!
Saudações coloradas
* Inclui as conquistas do Torneio Viña del Mar, Copa Dubai e Recopa que não são contabilizados no ranking por serem considerados torneios não oficiais, e no caso da Recopa, por ser disputado em apenas 2 jogos.
PS: Parabéns a bela iniciativa da chapa 3 e seus integrantes. Como o Daniel brilhantemente abordou o tema ontem e não tenho nada a acrescentar, apenas desejo sucesso e uma enxurrada de votos. Voto este que eu daria com prazer, mas não existem formas de votar aqui do exterior.