segunda-feira, dezembro 01, 2008

19 Internet/BV para elas

O esporte outrora de exclusividade masculina faz algum tempo abriu suas portas, ainda que dos fundos, para as mulheres. Há um contingente significativo delas jogando em quadras, campos e freqüentando estádios. Enquanto mulheres desbravam o até aqui desconhecido mundo do futebol, este, frente à nova realidade, ainda não lhe compreende o bastante para atender suas características distintas. Seria uma proposta a de criar o universo feminino, a parte do masculino, no futebol? Não, porque é preciso unificar os torcedores, ao contrário de dividi-los. Mas para que se tenha um todo fortalecido é necessário observar alguns detalhes de cada fatia, tratar desigualdades com especial visão e assim atingir um equilíbrio entre sexos que são opostos e não, oponentes.


Hoje temos parte do público feminino que vai ao estádio torcer pelo time e, fora dali, pratica diferentes modalidades de esporte. Outras vão ao estádio e jogam futebol, mas o fazem como lazer, o futebolzinho com as amigas. E tem aquelas meninas que torcem, jogam e competem. O maior público do Campeonato Gaúcho de 2008 foi registrado no Beira Rio, no dia da promoção que ingresso para mulheres valeu um quilo de alimento. Isso significa, primeiro, que as mulheres se mostram interessadas pelo evento, segundo, basta um incentivo para que tímidas torcedoras passem a freqüentar, gerando nova categoria de receita para o Clube. Essa iniciativa não teve seqüência e a média de público do Inter no Brasileirão poderia ter sido melhor explorada.


Não existe no Brasil um campeonato feminino de futebol capaz de promover seu crescimento. A Copa existente usa os moldes do masculino com o demérito de jogos em horários de dias úteis, no meio da tarde. Se o torcedor vai nem em jogos do masculino na hora do expediente, que dirá do feminino. E eu pergunto, nos primórdios do esporte para os homens, os confrontos aconteciam em extensos gramados com arquibancadas a vinte metros de distância, onde o cara suando no sol das quatro no verão corria ouvindo os gritos de apoio tal como vozes do além? Claro que não. Ou seja, além de não tratar com atenção devida um setor que precisa desse cuidado, o fazem pior, em local e hora inadequados.


Um projeto decente para o futebol feminino começa na criação de um espaço menor, compondo gramado e arquibancada ajustados, mais próximos, dentro do Complexo Beira Rio. Depois, passa pela formulação de campeonatos curtos e freqüentes, buscando patrocínios até de produtos femininos. E termina na aproximação dos torcedores, com venda casada de ingressos, aliando um jogo do feminino ao masculino, não necessariamente no mesmo dia, mas com alguma ligação. As moças jogam. A torcida, que num espaço menor se impõe, comparece. Algum jogo se valoriza, alguma jogadora se destaca, sua camisa passa a vender na loja, surgem então novos produtos consumidos pelas praticantes e admiradoras. E o resto da história já se conhece porque assim foi com o futebol masculino. O clube, as meninas, a marca, todos crescem.


Por este, além de outros motivos, criamos o Movimento Internet/BV. Somos torcedores que argumentam e questionam desde o time até a instituição. O futebol tem função social. Para cada menino que escapa do crime através do esporte, há uma menina que não vai precocemente engravidar. Investir no futebol feminino e nas coloradas é pensamento de vanguarda, simplesmente porque não há, entre os clubes brasileiros, iniciativa eficiente. Chega a intrigar, qual o problema, os caras não gostam de mulher?


www.internetbv.com.br

19 Comentários:

Marcelo Tiarajú disse...

Show de bola o teu post Diana...Realmente o Inter tem que sair na frente! Depois os outros clubes, vendo o resultado, vem a reboque.

Se me premitires um Off Topic:

Coisa bonita de ver a ajuda aos irmãos de SC! 58 Toneladas de alimentos arrecadados no BR... mais uma vez o povo colorado mostrou o lado mais bonito do futebol!

Espero que no jogo contra o Estudiantes supere a meta de 100 toneladas!

VAMO INTER!!!

Fabiano- POA-Germany disse...

Legal Di, embora eu duvide que estes patrocinadores tentarão algo do tipo. O problema é que existem além de homens, uma grande parcela de mulheres machistas.
Uma pergunta, por que diabos está em azul os comments e horário das postagens??

Anônimo disse...

Maravilha Diana.

Você conseguiu verbalizar um sentimento que é da grande maioria. Pouco a pouco a mulher foi ocupando seu espaço no mercado de trabalho. O futebol parece ser a barreira mais difícil de ultrapassar. Basta ver o caso das mulheres que se aventuraram a apitar e bandeirar jogos dos homens. A elas não era permitido errar.

Sem nenhum apoio, sequer um campeonato decente, as meninas do Brasil fazem bonito la fora. Imagina se tivessem apoio aqui. Imagina se tivessem patrocínio e salários das meninas do volei, por exemplo?

Mas elas ja chegaram na arquibancada o Beira Rio. Só mais um pouquinho e chegarão no salão nobre do conselho.

Dá-lhe Diana

Lúcia Bastos disse...

Adir...
O Inter tem várias mulheres no CD !!!
Talvez vc não as veja nas reuniões... Mas aí é uma peculiar caracteristica de algumas mulheres...
Que preferem ser enfeite de algum homem, do que terem identidade própria.

E, tb alguns movimentos cerceiam aquelas que não se prestam pra enfeite... kkkkk
Disso tenho experiência !!!

Guilherme CB disse...

Acho que deve ter ou aumentar o numero de mulheres no conselho, pq mulheres tem um olhar diferente do mundo em relação aos homens.

Porém assim como as mulheres ganharam o mercado de trabalho e estão cada vez mais importantes no mundo, elas nunca devem esquecer que são mulheres, ou seja, devem ter fibra, garra e conhecimento mas nunca esquecer de estar sempre bonitas e cheirosas!!

diana oliveira disse...

hahahaha Guilherme, é uma figura!
Mas concordo contigo, eu sou bastante vaidosa e te prometo q se entrar no conselho não deixarei de tomar banho.
hehehehe

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Genial Diana !

Acho que o Inter poderá ser pioneiro neste tipo de torneios (sugiro futebol 7)e certamente a visão feminina das torcedoras coloradas em muito contribuirão no CD, na arquibancada para o clube ser cada vez mais uma referencia no futebol Mundial

Estou me candidatando a treinador do time feminino ou deiretor do Depto Feminino, se não der, vou de massagista, roupeiro, etc... tudo pelo amor à camisa.....

brincadeirinha.....

Guilherme Mallet disse...

Muito Legal, Diana.

O que mais defendo é que o clube aprenda a gerar gordas receitas com promoção de jogo de futebol ("match day"), assim como fazem os europeus.

E quando tanto se fala em arenas modernas, é fundamental que elas tenham usos diversificados.

Nunca será financeiramente viável um estádio moderno para 4 jogos ao mês.

O Inter poderia ter uma agenda de jogos fixa com, por exemplo, TODO SABADO É DIA DE JOGO. Se o Profissional vai jogar fora? Coloca o Sub-20, o Inter B, o Futebol Feminino, o Futsal...

A Loja ganha movimento, os bares, o estacionamento: LUCRO!

E para isso, seria fácil construir uma arquibancada confortável paralela a um dos campos suplementares.

Parabéns pelo texto.

Abraço.

col disse...

Parabens, Diana!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

OFF: TT VTNC

=====================================

- Para o torcedor mais irado, mais doente, mais apaixonado, sim. Para aquele que torce pelo clube e que valoriza a grandeza do futebol do Rio Grande do Sul, que olha por um prisma maior, é um orgulho. Claro, nenhum colorado quer ver o Grêmio campeão. O contrário também. Queria eu estar disputando o título, com o Grêmio em segundo. Mas que orgulho para o Rio Grande ter um clube disputando o título da segunda competição mais importante do continente e outro podendo ser campeão brasileiro - afirma Tite.
===================================

TT fala como presidente que não é, o VP fala como torcedor que não é, DINOVO essa INVERSÃO, vide ABEL, o dublê de Presidente, MKT e Torcedor !

Porra, Treinador tem que falar de futebol.....

Anelise disse...

Bah Nelson,

AGORA TU FALOU TUDO!!!
Fecha a boca Tite. Outro dia (quando jogavam Estudiantes x Argentinos JR)só dava ele falando na Radio Gaucha sobre um montão de coisas que, na minha singela opinião, não são da competência dele. Mas se nossos "homens fortes" dão espaço pra isso, fazer o que???

Alexandre R. disse...

Falta de pulso da direcao. E qdo vao falar , falam como torcedores e nao como dirigentes....

E Diana : como sempre arrasou.
E tb quero a vaga de massagista do time feminino - hehehehe

m.rodrigo.oliveira disse...

Apoiado.

Onde é que eu assino?

Almilano disse...

Isso ae Diana, é chapa 3 neles heheheh

Sei que ela vai ficar braba comigo, mas não posso deixar passar e branco:

"ôôô, a Anelise voltou, a Anelise voltou, a Anelise voltou, a Anelise volttooooooouuuuuu"...

kkkkkkkkkkkkkkkk

Anelise disse...

AlMilano,
he,he,he... braba nada (tenho senso de humor). Mas fica a dica: se puxares esse coro com os mais de 50mil colorados na quarta lá no Gigante acho que vai ficar "bala" (risos).
Abraços e "sem ressentimentos"...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Aparece mais....ô Anelise !


Vê se sonha com a chapa3....eheheh

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Os caras eu não sei, mas EU adoro mulher, Diana. sadhuasdhaushduashduhauda

Só falta as mulheres me adorarem agora...fasdhudshfuasdhfua

=/

E DÁ-LHE CHAPA 3!

3 DE: SENTIMENTO, PLANEJAMENTO E CRESCIMENTO!

Davi disse...

Baita post Diana, mesmo atrasado não pude deixar de comentar. Infelizmente, tirando futebol masculino, o Brasil é um pais órfao em investimentos e iniciativas sérias para outros esportes.

Complicado.

Forte abraco

borba disse...

[red][b]SPORT CLUB INTERNACIONAL

O INTER É MAIOR QUE FERNADO CARVALHO E PIFERO, FOSSATI E SUA "EQUIPE" FORA! O QUE TEMOS TAMBÉM É FALATA DE QUALIDADE,MÁS CONTRATAÇÕES.
Vamos dar prioridade aos juniores. Chega de Kleber Pereira, Edu, o Espetacular Wilsom Mathias, Alecsandro,Arilton,Bruno Silva,Thiago Umberto,Lauro,Ronaldo Conceição e outros mais

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]